Boletim Moçambique

Quarta, 29 Abril 2015 • 35 notícias • 18027 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Banco de Moçambique considera tangível 7,5% de crescimento do PIB este ano

Maputo - O Banco de Moçambique (BM) considerou, na quarta-feira, em Maputo, tangível a meta de 7,5% de crescimento do PIB do país, apontada pelo Governo moçambicano, assumindo que a desaceleração em alguns setores poderá ser colmatada pelo crescimento noutros.

"Os 7,5% de PIB são tangíveis e já ponderam os efeitos adversos da conjuntura internacional e os efeitos de curto prazo provocados pelas calamidades naturais", afirmou, em conferência de imprensa, o porta-voz e administrador do BM, Valdemar de Sousa, durante a apresentação da análise "Conjuntura Económica e Perspetivas de Inflação". 

   Moçambique

Moçambique falha objetivos definidos há 15 anos no programa Educação Para Todos

Maputo - Moçambique falhou os seis objetivos do programa Educação Para Todos (EPT), um compromisso internacional assumido há 15 anos por mais de 190 países em Dacar, revela um relatório divulgado pelo Ministério de Educação moçambicano, na quarta-feira.

"Nós fizemos um balanço das metas definidas em 2000 e constatámos que Moçambique não atingiu as metas que queria atingir", disse à Lusa Manuel Rego, diretor de Planificação e Cooperação do Ministério da Educação, à margem da apresentação, em Maputo, do relatório de desempenho do país durante os últimos 15 anos.    

   Moçambique

Viúva de Mandela, Graça Machel, exorta África do Sul a acordar perante xenofobia

Joanesburgo – A viúva do Presidente sul-africano Nelson Mandela, Graça Machel, instou a África do Sul “a acordar” antes que a violência xenófoba que enlutou o país no início de abril se volte contra os próprios sul-africanos.

“Gostaria de dizer – porque há pessoas neste país que perguntam se estes ataques são xenófobos ou não – que sim, são xenófobos”, declarou a viúva de Mandela nas exéquias de um cidadão moçambicano esfaqueado em plena rua a 18 de abril perante a objetiva de um fotojornalista.

   MOçambique

Banco Mundial aprova mais 40 milhões de euros para Educação em Moçambique

Washington - O Banco Mundial aprovou na quarta-feira mais um financiamento de cerca de 40 milhões de euros para apoiar a aplicação do Projeto do Ensino Superior, Ciências e Tecnologias do Governo de Moçambique, anunciou a instituição.

"A contínua expansão da educação e o alto crescimento populacional resulta no aumento das taxas de ingresso e de conclusão do ensino primário e secundário, o que, por sua vez, aumenta a pressão sobre o acesso ao ensino superior e técnico profissional", lê-se no comunicado enviado às redações, no qual se sublinha que "de 2004 a 2012, o número de graduados do ensino secundário aumentou de menos de 8.000 para 41.500"

   MOçambique

PR sul-africano garante a homólogo moçambicano penas exemplares para crise xenófoba

Harare, Zimbabué - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse, na quarta-feira, que ouviu esclarecimentos do seu homólogo da África do Sul sobre a crise xenófoba neste país e que Jacob Zuma assegurou que os responsáveis pela violência serão exemplarmente punidos.

"A África do Sul teve oportunidade de partilhar connosco que 307 [pessoas] foram presas e que os suspeitos vão ser responsabilizados e punidos exemplarmente", declarou Nyusi, no final da cimeira de chefes de Estado e de governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Harare, capital do Zimbabué.

   MOçambique

Moçambique ausente em feira turística na África do Sul devido à xenofobia

Maputo - Moçambique não vai participar na edição deste ano da exposição Indaba, na África do Sul, uma das maiores feiras de turismo do continente, devido à violência xenófoba, anunciou o Ministério do Turismo de Moçambique.

"Já se tomou a decisão de que o país não vai participar no Indaba 2015, porque, efetivamente, depois do que aconteceu e está a acontecer, não há condições para o país participar", afirmou o chefe do Departamento de Informação e Promoção no Ministério do Turismo de Moçambique, Rafael Nambale, citado pelo diário eletrónico Mediafax de Maputo.

   Angola

Petróleo e diamantes na mira do Tribunal de Contas 

Luanda - O Tribunal de Contas (TdC) de Angola vai reforçar a fiscalização às empresas públicas do setor dos petróleos e dos diamantes, praticamente os dois únicos produtos exportados pelo país, anunciou o presidente daquele órgão.

De acordo com o juiz conselheiro Julião António, esta medida decorre da missão do TdC na "diversificação da economia" e para assegurar a obtenção de receitas para o Estado, estando para o efeito em curso um processo de capacitação dos quadros daquele órgão.

   Angola

Polícia desafia UNITA a fazer prova de 1.080 mortos em confrontos com seita

Huambo - O comandante provincial do Huambo da Polícia Nacional angolana, Elias Livulo, reafirmou na quarta-feira que os confrontos com elementos de uma seita religiosa, este mês, provocaram 13 mortos civis, desafiando a UNITA a apresentar provas da acusação de 1.080 vítimas.

Em causa estão as acusações do líder parlamentar do maior partido da oposição, Raul Danda, depois de no sábado um grupo de deputados da UNITA ter terminado uma visita de três dias ao Huambo, para avaliar os acontecimentos de 16 de abril, envolvendo elementos da igreja "A luz do mundo" e a polícia, quando tentavam capturar o líder desta seita ilegal, terminando ainda com nove polícias mortos.

   Brasil

Contas do Governo registam excedente de 1.381 ME no primeiro trimestre

Brasília - As contas do Governo brasileiro registaram excedente de 4.485 milhões de reais (1.381 milhões de euros) no primeiro trimestre deste ano, 65% a menos do que no mesmo período de 2014, divulgaram fontes oficiais na quarta-feira.

O resultado foi o pior para um primeiro trimestre em 17 anos, mas reverteu o défice registado em fevereiro, de 7.400 milhões de reais (2.279 milhões de euros), com um resultado positivo de 1.500 milhões de reais (450 milhões de euros) em março.

   Brasil

Interesse de empresários no Brasil permanece apesar de situação económica

São Paulo - O interesse de empresários portugueses no Brasil permanece, mesmo com a atual situação económica desfavorável no país, com estagnação do crescimento, segundo o novo presidente da Câmara Portuguesa em São Paulo, Miguel Setas.

"Portugal está num processo de retomada económica. Algumas empresas fazem hoje parte desse processo de retoma pelas suas exportações, e o mercado brasileiro tem grande afinidade com o mercado português", afirmou Miguel Setas em declarações à agência Lusa.

   Brasil

Semapa compra 50% da Supremo Cimentos por 89 ME

Lisboa - A Semapa vai adquirir os 50% do capital social da brasileira Supremo Cimentos que ainda não controla, por 290 milhões de reais brasileiros, isto é, 88,8 milhões de euros, revelou a empresa portuguesa, na quarta-feira.

"A nossa participada de direito brasileiro, N.S.O.S.P.E. Empreendimentos e Participações S.A., detida em conjunto pela Semapa e pela Secil - Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A., celebrou um contrato com vista à aquisição da participação de 50% do capital social da sociedade de direito brasileiro Supremo Cimentos, S.A. detida por terceiros", informou a 'holding' de Pedro Queirós Pereira.

   Portugal

Sampaio da Nóvoa promete ultrapassar tradicional dicotomia esquerda/direita 

Lisboa - O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa afirmou que ultrapassará a tradicional dicotomia esquerda/direita, que nunca se resignará à destruição do Estado social e que se baterá por soluções viáveis para o pagamento das dívidas soberanas.

Estes foram três dos princípios programáticos presentes no discurso de apresentação da candidatura presidencial do ex-reitor da Universidade de Lisboa, que começou a sua intervenção com uma manifestação de confiança na sua vitória no ato eleitoral de 2016 e com um elogio à ação dos antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, que estavam sentados na primeira fila do Teatro da Trindade.

   Portugal

Pilotos da TAP decidem manter greve ao fim de um dia de reuniões

Lisboa – A greve de dez dias dos pilotos da TAP mantém-se, ao fim de um dia de reuniões que se prolongaram até à madrugada de quarta-feira, com dezenas destes profissionais, alguns dos quais se declararam “preocupados com a paralisação”.

Depois de uma reunião de quase quatro horas na sede do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) em Lisboa, o dirigente sindical Helder Santinhos garantiu, jà na madrugada de quarta-feira, que “a greve mantém-se” e que “não houve decisões novas”.

   Timor-Leste

Novo Pacote Serviço Compreensivo para Cuidados de Saúde Primária

Díli - O Governo timorense lançou na quarta-feira o novo Pacote de Serviço Compreensivo dos Cuidados de Saúde Primária (CSP), instrumento que definirá nos próximos anos a forma como o setor de saúde comunitária se vai desenvolver no país.

Apresentado numa cerimónia em que participaram, entre outros, o primeiro-ministro, Rui Maria Araújo, e a ministra da Saúde, Maria do Céu Sarmento Pina da Costa, o documento insere-se no "Programa 100 dias do VI Governo Constitucional" e foi preparado ao longo dos últimos meses, com o envolvimento dos vários níveis do sistema de saúde do país e o apoio de organizações internacionais, como a AustralianAid, USAid, World Bank, UNICEF e Who.

   Timor-Leste

Sucos timorenses devem estar no centro da descentralização administrativa

Díli - Os Sucos - divisão administrativa local timorense - devem estar no centro da descentralização do país e ter voz em aspetos como educação, saúde ou agricultura, disse o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), na quarta-feira.

"O poder dos Sucos deve estar no centro do conjunto das grandes transformações que ocorrem no âmbito dos processos de descentralização e participação", afirmou José da Costa Belo.

   Timor-Leste

Executivo deu ordem de pagamento a professores portugueses

Díli - O primeiro-ministro timorense garantiu à agência Lusa, na quarta-feira, que já foram dadas ordens de pagamento dos complementos salariais em atraso dos professores portugueses das escolas de referência de Timor-Leste, lamentando o atraso no processo.

"Lamento imensamente todo este atraso. Também está a afetar o pagamento das bolsas (dos alunos timorenses em Portugal) e de alguns funcionários contratados. Mas estamos a resolver tudo", disse Rui Maria Araújo.

   Timor-Leste

Prazo para implementar programa de saúde na família fixado até novembro de 2016

Díli - O primeiro-ministro timorense deu aos serviços de saúde do país na quarta-feira um prazo até 28 de novembro de 2016, para implementar, nas 2.225 aldeias de Timor-Leste, o programa de saúde na família, já a ser testado há vários anos em Díli.

"Temos um projeto-piloto que está a ser implementado na Clínica Paz ,em Becora, com base no qual todas as famílias são visitadas e acompanhadas regularmente pelos profissionais de saúde", disse Rui Maria Araújo em declarações à Lusa.

   Timor-Leste

Timor-Leste quer investidores e não “branqueadores” de capital 

Díli - Timor-Leste quer atrair investidores e não branqueadores e vai manter uma "política de tolerância zero" contra a prática de crimes de corrupção, branqueamento e outros crimes associados, disse o chefe do Governo, na quarta-feira.

"O branqueamento de capitais é um meio para esconder muitos outros crimes, designadamente a corrupção, um flagelo que afeta o nosso país. Combater, desmascarar e punir os seus autores é prioridade", disse Rui Maria Araújo, acrescentando que "um país que aspira a desenvolvimento justo e sustentável não pode aceitar a corrupção e a lavagem de dinheiro" e que o país "quer atrair investidores e não branqueadores".

   Timor-Leste

Governo aprova ajuda financeira de 500 mil euros ao Nepal

Díli - O Governo timorense aprovou uma resolução de ajuda financeira no valor de 500 mil euros às vítimas do tremor de terra que assolou o Nepal, causando 5.057 mortos e mais de 10.000 feridos.

A resolução foi aprovada na reunião de terça-feira do Conselho de Ministros, que "manifestou o seu pesar pela situação vivida pelo povo do Nepal", segundo um comunicado divulgado na quarta-feira.

   Timor-Leste

Governo aprova criação da Ordem dos Advogados de Timor-Leste

Díli - O Governo timorense aprovou uma proposta de lei para a criação da Ordem dos Advogados de Timor-Leste e que define "regras determinantes para o exercício da advocacia" no país, informou o executivo, em comunicado divulgado na quarta-feira.

Segundo o Governo, que aprovou o diploma em Conselho de Ministros na terça-feira, o texto procede "ao enquadramento dos advogados enquanto parceiros fundamentais no desenvolvimento do sistema de acesso ao Direito e à Justiça".

   Macau

Macau aumenta exportações em 9,2% até março e agrava défice comercial

Macau – As exportações de Macau aumentaram 9,2% nos três primeiros meses do ano, mas a subida continua a não ser suficiente para travar o agravamento do défice da balança comercial, indicam dados oficiais, divulgados na quarta-feira.

Segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), as exportações atingiram 2,70 mil milhões de patacas (308,4 milhões de euros) – mais 9,2% –, contra importações avaliadas em 22,25 mil milhões de patacas (2,5 mil milhões de euros) – mais 3,1% face ao primeiro trimestre do ano passado. Por conseguinte, o défice da balança comercial sofreu um agravamento de 2,3%, atingindo 19,55 mil milhões de patacas (2,2 mil milhões de euros) no final de março.

   Macau

Mais de uma dezena de associações sai à rua no Dia do Trabalhador 

Macau – Mais de dez associações vão sair à rua no 1.º de Maio em Macau, com reivindicações tão diversas como melhorias nas promoções nos casinos, críticas à importação de mão-de-obra, ou defesa dos direitos dos taxistas.

Num total de 14, as associações partem de seis localizações na Península de Macau, a maioria ao início da tarde, sendo que alguns manifestantes iniciam concentrações logo pela manhã, às 08:00 locais (01:00 em Lisboa). Algumas marchas cruzam itinerários até chegarem à sede do Governo, onde habitualmente entregam petições. 

   Guiné-Bissau

Cabos elétricos podem ter provocado incêndios na central de medicamentos de Bissau

Bissau - A baixa capacidade de alguns cabos elétricos pode ter estado na origem de dois incêndios num armazém da Central de Compras de Medicamentos Essenciais (CECOMES) da Guiné-Bissau, disse à Lusa o diretor da instituição, Agostinho Biague, na quarta-feira.

O último incêndio aconteceu na segunda-feira e o primeiro a 02 de abril, num outro armazém, com o responsável a desconhecer as causas exatas dos fogos, embora, de acordo com as indicações dos técnicos de manutenção, poderão ter a ver com "os cabos fracos no sistema elétrico e de refrigeração".

   Guiné-Bissau

Mais de 20 toneladas de caju para contrabando apreendidas 

Bissau - O ministro do Comercio da Guiné-Bissau, Serifo Embaló, disse à Lusa, na quarta-feira, terem sido já apreendidas nas fronteiras do país com o Senegal mais de 20 toneladas da castanha do caju em contrabando.

No ano passado, disse o governante, passaram em contrabando mais de 70 mil toneladas da castanha guineense para o Senegal, situação que o Governo de Bissau quer prevenir, adotando medidas repressivas na campanha de colheita e comercialização deste ano, que arrancou a 18 de abril.

   Guiné-Bissau

Parceria Mundial para a Educação planeia construir 75 salas de aula 

Bissau - O projeto Parceria Mundial para a Educação planeia construir 75 salas de aula durante este ano na Guiné-Bissau, anunciou na quarta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entidade gestora da iniciativa no país.

"Está previsto o início da construção de mais 75 salas de aula, 25 latrinas e 3 centros de formação de professores, ainda no decurso de 2015", a acrescentar a 55 salas já edificadas, refere o UNICEF num comunicado conjunto com o Governo da Guiné-Bissau.

   Guiné-Bissau

Associações querem Ministério Público a apurar corte de madeira nas florestas

Bissau - Um conjunto de nove instituições querem que o Governo da Guiné-Bissau leve o Ministério Público a apurar eventuais responsabilidades criminais no corte de madeira nas florestas do país, anunciaram m comunicado.

As associações exortam "o Governo da Guiné-Bissau a exigir ao Ministério Público" que intervenha "no sentido de apurar a responsabilidade criminal e judicial do negócio de madeira".

   Guiné-Bissau

Missão parte de Pombal com viaturas e outros bens para ONG na Guiné-Bissau

Pombal – Trinta pessoas partem na sexta-feira de Pombal em 13 viaturas, incluindo seis ambulâncias, que vão doar, juntamente com outros bens, a diversas organizações não-governamentais (ONG) da Guiné-Bissau, disse na quarta-feira à agência Lusa um dos organizadores.

Hélder Costa, empresário do ramo automóvel do concelho de Pombal, explicou que a decisão de levar apoio para aquele país africano surgiu na sequência de um passeio de um grupo de amigos, que vai realizar a segunda viagem, depois de, em 2014, ter "entregue ajuda humanitária, entre material hospitalar e escolar, roupa e 11 viaturas, incluindo uma ambulância.”, como referiu Hélder Costa.

   Cabo Verde

Cabo Verde e Senegal acertam ligações marítimas regulares

Cidade da Praia - Cabo Verde e o Senegal vão conjugar esforços para criar uma ligação marítima regular entre a Cidade da Praia e reforçar a cooperação na economia do mar, noticiou a imprensa cabo-verdiana, na quarta-feira.

A decisão, segundo a agência noticiosa cabo-verdiana Inforpress, está expressa num memorando de entendimento, assinado na terça-feira, com o Governo cabo-verdiano, no final de uma visita de trabalho a Cabo Verde do ministro das Pescas e da Economia Marítima do Senegal, Oumar Gueye.

   Cabo Verde

Pedro Pires pede requalificação urbana para travar problemas sociais

Luanda - O ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires realçou na quarta-feira a necessidade de os Governos considerarem prioritários nos seus programas de requalificação urbana as populações desfavorecidas e os jovens, evitando problemas sociais sérios nas cidades africanas.

O também membro honorário da União das Cidades dos Governos Locais de África (UCLG-A) discursava na abertura do II Fórum sobre Investimentos em Infraestruturas Urbanas em África, em Luanda, tendo sublinhado que o crescimento acelerado das cidades africanas, decorrente principalmente de migrações internas, "tem acarretado problemas sérios com a concentração da pobreza nos bairros de lata periféricos".  

   Cabo Verde

Banco cabo-verdiano do Grupo CGD doa 20.600 euros para reconstrução pós-vulcão do Fogo

São Filipe - O Banco Comercial do Atlântico (BCA), ligado ao Grupo CGD, doou 20.600 euros a um dos três municípios da ilha cabo-verdiana do Fogo, no quadro da campanha de solidariedade para com a população afetada pelo vulcão.

O cheque, segundo a agência noticiosa cabo-verdiana Inforpress, foi entregue a João Aqueleu Barbosa Amado, presidente da câmara municipal de Santa Catarina do Fogo, o concelho mais afetado pela erupção vulcânica que assolou a ilha entre 23 de novembro de 2014 e 08 de fevereiro deste ano.

   Cabo Verde

Cabo Verde e Cuba iniciam nova etapa na cooperação com turismo de saúde

Cidade da Praia - Os Governos de Cabo Verde e de Cuba vão iniciar uma "nova etapa" na cooperação bilateral, com aposta no turismo de saúde, avançou a ministra-Adjunta e da Saúde cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima, na quarta-feira.

"Cuba tem, neste momento, uma experiência boa no domínio da saúde e, tendo em conta os seus avanços em certas áreas, tem às vezes respostas técnicas que têm sido eficazes. Fomos desafiá-los para trazer a Cabo Verde alguma especialidade que possa atrair turistas para o país", indicou a ministra. 

   Cabo Verde

Curso de Medicina com apoio da Universidade de Coimbra começa em outubro

Cidade da Praia - O primeiro curso universitário de Medicina em Cabo Verde vai arrancar em outubro, em que os três primeiros anos terão como regentes vários docentes da Universidade de Coimbra, em Portugal, disse a reitora da Uni-CV, na quarta-feira.

Judite Nascimento, que falava aos jornalistas após ter sido recebida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, adiantou que, para já, o "numerus clausus" é de 25 alunos, que farão os primeiros três anos, não clínicos, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), após o que seguirão para a congénere portuguesa de Coimbra.

   Mundo

Papa afirma que desigualdade de salários entre géneros é "um escândalo"

Cidade do Vaticano - O papa afirmou na quarta-feira que a desigualdade de salário entre géneros "é um escândalo" e convidou os católicos a serem mais exigentes para evitar discriminações deste tipo, durante a tradicional audiência de quarta-feira.

Francisco continuou a catequese sobre o tema do casamento e garantiu, perante dezenas de milhares de pessoas concentradas na praça de São Pedro, que "a semente cristã da igualdade entre os cônjuges tem de dar hoje em dia novos frutos". 

   Desporto

Adepto do Palmeiras agredido após jogo com Santos em morte cerebral

ão Paulo – Os médicos que assistiram o adepto do Palmeiras agredido no domingo por adeptos do Santos, no final de um jogo de futebol que opôs as duas equipas brasileiras, declararam a sua morte cerebral na quarta-feira.

Cláudio Fernando de Morais foi golpeado com barras de ferro por adeptos do Santos após a partida do Campeonato Paulista, noticiou a imprensa local.

   Desporto

Seleção cabo-verdiana de voleibol procura apuramento para Jogos Africanos

Cidade da Praia - A seleção cabo-verdiana de voleibol masculino inicia na sexta-feira, com Gâmbia e Senegal, o torneio da Zona II da modalidade, qualificativo para os Jogos Africanos, que se disputam em setembro deste ano, no Congo.

No primeiro dia do torneio, Cabo Verde vai receber a sua congénere da Gâmbia, no Pavilhão Desporto Vavá Duarte, na Cidade da Praia, enquanto no sábado defrontam-se Senegal e Gâmbia e no  no domingo Cabo Verde enfrenta Senegal.