Boletim Moçambique

Quinta, 23 Abril 2015 • 43 notícias • 21940 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Sociedade civil moçambicana organiza nova marcha contra xenofobia na África do Sul

Maputo - Organizações da sociedade civil em Moçambique vão realizar, no sábado, em Maputo, uma marcha contra a onda de violência xenófoba na África do Sul, culminando com a entrega de uma carta de repúdio à Embaixada sul-africana na capital moçambicana.

"Esta é uma marcha que representa o nosso repúdio veemente às autoridades sul-africanas perante a onda de xenofobia. É uma condenação veemente à liderança política da África do Sul e às declarações do rei Zulu [Goodwill Zwelithini]. Queremos enaltecer a nossa indignação e exigir uma indeminização às vítimas", disse à Lusa Salomão Muchanga, presidente do Parlamento Juvenil moçambicano, que organiza o protesto, em conjunto com a Liga dos Direitos Humanos e a Solidariedade Islâmica. 

   Moçambique

ONG africanas responsabilizam falhanço dos governos pela violência xenófoba

Maputo - Organizações da sociedade civil africanas responsabilizaram na quinta-feira, em Maputo, os governos do continente pela violência xenófoba na África do Sul, por alegadamente terem falhado na luta contra a miséria, assinalando que "os ataques envolvem pobres contra pobres".

A crítica à atuação dos estados africanos foi feita durante uma conferência de imprensa realizada por representantes de organizações da sociedade civil da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), à margem de uma conferência sobre mudanças climáticas, que se realiza em Maputo.

   MOçambique

Investigador defende mudança na "catastrófica política agrícola”

Maputo – O investigador britânico da London School of Economics Joseph Hanlon defendeu na quinta-feira alterações na “catastrófica política agrícola” moçambicana, apelando ao Estado a apostar nos pequenos agricultores comerciais, “porque nenhum grande investimento de plantação teve sucesso desde a independência”.

“A política do governo de Moçambique, mesmo no tempo do socialismo, é uma história dualista”, disse Joseph Hanlon sobre a estratégia que levou o Estado moçambicano a tentar elevar a produtividade dos camponeses mantendo-os nas suas parcelas de um hectare e a trabalhar só com a enxada, concessionando o resto das terras a grandes plantações mecanizadas.

   MOçambique

Filipe Nyusi diz que não se vai “ajoelhar” à Renamo para pedir a paz

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que não gostaria de se "ajoelhar" para pedir a paz, numa alusão à Renamo, principal partido de oposição, frisando que a manutenção da estabilidade é uma obrigação de todos os moçambicanos.

"Não gostaria de pedir, ajoelhar, a um outro moçambicano, ´quero paz`, porque esse moçambicano, qualquer um de nós, tem a obrigação de trazer paz para este país", afirmou Nyusi, durante um comício no distrito de Marracuene, província de Maputo, sul do país, no âmbito da presidência aberta que realiza à região.

   MOçambique

Três pessoas ainda desaparecidas após naufrágio ao largo de Maputo

Maputo - Três pessoas continuavam desaparecidas na quinta-feira, após o naufrágio, na sexta-feira passada, de uma embarcação ao largo de Maputo, que transportava nove passageiros e tripulantes, dos quais três sobreviveram e outros três morreram.

Na quarta-feira, foram resgatados mais dois corpos sem vida, avançou na quinta-feira o diário Notícias, enquanto prosseguem as buscas das três pessoas desaparecidas no naufrágio da embarcação à vela e motorizada que fazia a ligação entre Maputo e a ilha de Inhaca.

   MOçambique

Vietname quer estender cooperação com Moçambique em saúde e educação

Jacarta - O Presidente do Vietname, Truong Tan Sang, manifestou na quinta-feira em Jacarta, a disponibilidade do seu país para alargar a cooperação com Moçambique em saúde e educação, segundo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano.

A mesma fonte, que falava à agência Lusa, adiantou que o Vietname tem médicos e técnicos de saúde que poderão deslocar-se a Moçambique ou dar formação a moçambicanos no país asiático, caso as autoridades do país lusófono aceitem essa cooperação.

   MOçambique

Moçambique acolhe 14.ª edição do ciclo de cinema europeu

Maputo - Moçambique acolhe entre maio e julho a 14.ª edição do ciclo de cinema europeu, com um cartaz que prevê a exibição de 14 filmes contemporâneos.

Segundo um comunicado do Centro Cultural Franco-Moçambicano enviado à Lusa na quinta-feira, o ciclo vai decorrer nas províncias de Maputo (sul) e de Sofala (centro), pela primeira vez, e vão ser exibidos 14 filmes de origem europeia (União Europeia, Suíça, Suécia, Países Baixos, Noruega, Itália, Irlanda, França, Finlândia, Espanha, Dinamarca, Bélgica, Áustria e Portugal).

   Angola

Advogados de generais angolanos pedem suspensão do julgamento de Rafael Marques

Luanda - O tribunal de Luanda suspendeu na quinta-feira, a pedido dos advogados de acusação, o julgamento sobre a acusação de violação de direitos humanos, opondo generais angolanos ao jornalista Rafael Marques, mas a defesa admite um entendimento extrajudicial.

A posição foi transmitida à Lusa pelo advogado David Mendes, que defende o jornalista e ativista angolano, acrescentando que o julgamento - que deveria decorrer à porta fechada na quinta-feira - conta já com nova sessão agendada, para 14 de maio. 

   Angola

Amnistia Internacional exige retirada imediata e incondicional das acusações contra jornalista e ativista

Luanda – A Amnistia Internacional classificou, na quinta-feira, o julgamento do jornalista e ativista angolano Rafael Marques como “uma farsa em torno da liberdade de expressão” e exigiu a retirada “imediata e incondicional” das acusações.

Em comunicado de imprensa, o vice-diretor da Amnistia Internacional para a região da África Austral, Noel Kututwa, afirmou que “o processo contra Rafael Marques de Morais é um ataque sustentado contra um indivíduo e contra o direito de liberdade de expressão em Angola”.

   Brasil

Petrobras tem prejuízo de 6.690 ME em 2014 e perdas de 1.890 ME por corrupção

Rio de Janeiro - A Petrobras registou um prejuízo de 21.600 milhões de reais (6.690 milhões de euros) em 2014, com perdas de 6.100 milhões de reais (1.890 ME) devido à corrupção, divulgou quarta-feira à noite a petrolífera brasileira.

As denúncias de desvio de dinheiro, pagamento de luvas e branqueamento de capitais foram detetadas no decorrer da Operação Lava Jato, da Polícia Federal e do Ministério Público, desde março de 2014.

   Brasil

Militares brasileiros começam hoje a combater a dengue em São Paulo

São Paulo - Soldados do Exército brasileiro atuam a partir de quinta-feira no combate à dengue em São Paulo, para identificar e eliminar o mosquito "Aedes aegypit" e auxiliar a cidade a enfrentar o surto da doença.

A maior cidade brasileira registou 31.980 casos da dengue e quatro mortes devido à doença este ano, entre 04 de janeiro e 28 de março, segundo o último balanço divulgado pela Secretaria da Saúde municipal, que refere que, no mesmo período do ano passado, os casos notificados foram 7.861. 

   Brasil

Bethânia com mais um concerto em Lisboa na celebração de 50 anos de carreira

Lisboa - Maria Bethânia vai atuar no dia 24 de maio, no Porto, e a 27 e 28 de maio, em Lisboa, para apresentar o espetáculo “Abraçar e agradecer”, que celebra os 50 anos de carreira da cantora brasileira.

De acordo com a promotora Everything is New, em comunicado divulgado na quinta-feira, foi marcada uma data extra a 28 de maio, em Lisboa, além dos dois concertos que já estavam previstos, devido à grande procura de bilhetes.

   Portugal

Portugal também disposto a reforçar contributo no Mediterrâneo - Passos Coelho

Bruxelas - Portugal está disposto a participar no esforço da União Europeia para reforçar as operações de patrulhamento, buscas e salvamento no Mediterrâneo, com vista a prevenir mais mortes e a combater o tráfico humano, disse o primeiro-ministro, em Bruxelas.

Falando no final de um Conselho Europeu extraordinário, convocado na sequência do naufrágio do passado fim-de-semana que terá causado a morte de mais de 800 imigrantes nas águas do Mediterrâneo, Pedro Passos Coelho apontou que o Governo avaliará a natureza e dimensão do reforço da participação portuguesa em funções das necessidades que forem identificadas pela Frontex, a agência europeia de gestão das fronteiras externas.

   Portugal

Cerca de 120 pessoas protestam em Lisboa contra política europeia de imigração

Lisboa - Cerca de 120 pessoas concentraram-se na quinta-feira em frente ao Centro Europeu Jean Monnet, em Lisboa, para protestar contra a política de imigração da União Europeia, que responsabilizam pelas mortes de imigrantes no Mediterrâneo.

O protesto, intitulado "Stop ao Genocídio no Mediterrâneo", foi uma iniciativa conjunta das associações SOS Racismo e Renovar a Mouraria, convocado em dia de Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas para adotar medidas que impeçam a continuação desta crise humanitária, depois de um naufrágio no passado fim de semana ter feito mais de 800 mortos.

   Portugal

Media têm de entregar plano de cobertura de eleições e ficam sujeitos a multas

Lisboa - O novo diploma sobre a cobertura jornalística das eleições propõe que os media entreguem um plano de cobertura a uma comissão mista que irá validá-lo e prevê que caso haja incumprimento desta medida as multas atinjam os 50.000 euros.

De acordo com o diploma que "define os princípios que regem a cobertura jornalística das eleições e dos referendos regionais", a que a Lusa teve acesso, "a empresa proprietária de comunicação social que, fazendo a cobertura do período eleitoral, não apresente o plano de cobertura exigido pela presente lei ou que não o cumpra depois de validado pela comissão mista (...) é punida com uma coima de 5.000 a 50.000 euros".

   Portugal

Linha de Crédito para empresas portuguesas em Angola operacional na próxima semana

Lisboa - O ministro da Economia adiantou na quinta-feira que, a partir da próxima semana, vai estar operacional a linha de crédito de 500 milhões de euros, para reforçar a tesouraria das empresas portuguesas com processo de internacionalização em Angola.

Pires de Lima falava depois da assinatura do protocolo da linha de crédito para as empresas portuguesas com processos de internacionalização em Angola e que inclui 15 instituições financeiras.

   Macau

Taxa de inflação fixou-se em 5,77% em março

Macau - A taxa de inflação em Macau nos últimos 12 meses, terminados em março, face aos 12 meses imediatamente anteriores, foi de 5,77% devido, entre outros, às subidas dos preços da habitação e combustíveis, foi anunciado na quinta-feira.

De acordo com uma nota dos Serviços de Estatística e Censos do Governo de Macau, nos últimos 12 meses, terminados em março, registaram-se aumentos de 11,67% nas secções habitação e combustíveis, de 5,75% nos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas e de 4,82% na saúde. 

   Guiné-Bissau

Crime organizado ataca rede elétrica pública

Bissau - Os cortes de energia elétrica nos últimos dias na capital da Guiné-Bissau devem-se à ação de "organizações criminosas", acusou o diretor da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), René Barros.

Em comunicado, Barros afirmou, na quarta-feira, que "organizações criminosas" estarão a interferir na rede elétrica da EAGB para "parar o sucesso" que a empresa tem tido nos últimos meses com o fornecimento durante 24 horas aos habitantes de Bissau.

   Guiné-Bissau

Caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau, está subaproveitado - estudo

Bissau - Luís Catarino, investigador do Centro de Investigação Científica Tropical de Lisboa, referiu na quinta-feira que o caju da Guiné-Bissau, principal produto de exportação do país, "está subaproveitado".

A conclusão do especialista português está expressa num estudo denominado "O Caju na África Ocidental: desafios socioeconómicos e ambientais da expansão de uma cultura de rendimento", financiado por instituições de pesquisa portuguesas. 

   Cabo Verde

Falta de energia estraga três toneladas de peixe para deslocados do vulcão do Fogo

Cidade da Praia - Sucessivas falhas de energia levaram à deterioração de três toneladas de peixe armazenado na ilha do Fogo e destinado a apoiar as populações afetadas pelo vulcão daquela ilha cabo-verdiana, denunciou a Cruz Vermelha de Cabo Verde, na quinta-feira.

Segundo Mário Barbosa, responsável da organização humanitária no Fogo, o pescado, armazenado numa câmara frigorífica do Centro Pós-Colheita da delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural local, acabou por ficar impróprio para consumo devido aos cortes prolongados e sucessivos de energia que têm afetado a ilha.

   Cabo Verde

Executivo admite problemas no programa habitacional financiado por Portugal

Cidade da Praia - O Governo cabo-verdiano admitiu na quinta-feira "alguns constrangimentos de natureza conjuntural" para finalizar o projeto Casa Para Todos, financiado por Portugal, que abriu, em 2010, uma linha de crédito de 200 milhões de euros.

Os "constrangimentos" passam pela falta de dinheiro vivo para pagar a cerca de uma dezena de empreiteiros e de subempreiteiros que decidiram paralisar as mais de 30 obras em curso no final deste mês como forma de protesto contra a falta de pagamento que se verifica desde 29 de janeiro deste ano.

   Cabo Verde

Porcos continuam a morrer na ilha da Boavista por causas ainda desconhecidas

Sal Rei - Porcos continuam a morrer na ilha cabo-verdiana da Boavista, estando uma equipa técnica portuguesa a ajudar as autoridades locais a investigar as causas da morte dos suínos que foi descoberto em março último, informou fonte oficial.

Em declarações à agência Lusa, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) na ilha da Boavista, João Lopes da Silva, indicou que desde finais do mês de março já morreram "muito mais" de uma centena de porcos ainda de causas desconhecidas. 

   Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca pede justiça e satisfação das exigências dos professores

Cidade da Praia - O Presidente cabo-verdiano reconheceu na quinta-feira que não tem havido correspondência entre o que se espera do professor e o que é oferecido, apelando, por isso, à justiça e satisfação das "exigências legítimas e justas" da classe no país.

"Sinto isso e creio que todos sentimos o mesmo. Sentimos e devemos procurar realizar justiça em concreto, dando satisfação às exigências legítimas, porque justas e possíveis", salientou Jorge Carlos Fonseca, na sua tradicional mensagem alusiva ao Dia do Professor cabo-verdiano, que se assinalou na quinta-feira. 

   Cabo Verde

Empresários defendem Cabo Verde como plataforma lusófona na África Ocidental

Cidade da Praia - Cabo Verde deverá tornar-se uma plataforma empresarial lusófona para entrar no mercado oeste-africano, defenderam na quinta-feira, na Cidade da Praia, duas associações, uma portuguesa e outra cabo-verdiana, ao anunciarem a razão de um seminário nesse sentido a realizar sexta-feira.

O seminário, subordinado ao tema "Cabo Verde como Plataforma das Empresas Lusófonas para a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental", envolve a AIP Projeto (Portugal) e a Câmara de Comércio de Sotavento (Cabo Verde).

   Cabo Verde

União empresarial cristã organiza conferência sobre desenvolvimento de África

Cidade da Praia - Cabo Verde recebe no sábado a conferência "África e Desenvolvimento Sustentável", promovida pela União Internacional Cristã de Dirigentes de Empresas (UNIAPAC/África), reunindo bispos e arcebispos e representantes associativos de vários países.

Em conferência de imprensa realizada na quinta-feira, na Cidade da Praia, o presidente da União, o angolano Zeferino Estêvão Juliana, explicou que a conferência vai incidir sobre temáticas relacionadas com os problemas que mais afetam África, como a gestão política, económica e questões culturais, religiosas e éticas. 

   Mundo

Combate ao tráfico de pessoas passa por destruir barcos antes que sejam usados

Bruxelas - Os líderes da União Europeia (UE) querem combater o tráfico de imigrantes ilegais ainda em terra, destruindo os barcos antes que os contrabandistas os possam utilizar, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

No Conselho Europeu de quinta-feira, marcado para debater a "situação trágica no Mediterrâneo", que já provocou a morte de centenas de migrantes, foi decidido que a Alta Representante para a Política Externa, Federica Mogherini, irá "preparar ações para capturar e destruir as embarcações dos traficantes antes que estas possam ser usadas, em linha com o direito internacional e respeitando os direitos humanos", anunciou Tusk.

   Mundo

Orçamento de missão 'Tritão' triplica para 120 milhões de euros - Juncker

Bruxelas - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que os líderes europeus decidiram triplicar, para 120 milhões de euros, o orçamento da missão 'Tritão', para operações de patrulhamento e salvamento no Mediterrâneo.

A decisão foi tomada num Conselho Europeu extraordinário para debater a tragédia no Mediterrâneo, onde nos últimos dias terão morrido mais de mil migrantes que tentavam chegar à Europa de forma ilegal.

   Mundo

Vários milhares marcharam em Joanesburgo contra violência xenófoba

Joanesburgo – Vários milhares de pessoas desfilaram na tarde de quinta-feira, no centro de Joanesburgo, para mostrar a sua rejeição da violência xenófoba, depois de uma nova operação da polícia e do exército num bairro problemático.

“Nós, sul-africanos, lamentamos o que se passou”, disse o bispo protestante Dulton Adams, dirigindo-se à multidão antes do início da marcha, que juntou entre 5.000 e 10.000 pessoas, segundo observadores no local.

   Mundo

Nova operação da polícia da África do Sul para evitar violência contra imigrantes

Joanesburgo – A polícia sul-africana, apoiada pelo exército, efetuou na quinta-feira uma nova demonstração de força num subúrbio de Joanesburgo para evitar mais violências contra os imigrantes, algumas horas antes de uma manifestação no centro da cidade.

Dezenas de polícias iniciaram à meia-noite buscas rigorosas num bairro de Alexandra, segundo a agência France Presse, e a porta-voz da polícia, Noxolo Kweza, indicou que tinham sido detidas duas pessoas, uma por posse ilegal de uniforme militar e outra por comércio ilegal de álcool.

   Mundo

Ásia-África: Moçambique defende uma ONU mais adaptada ao “mundo moderno”

Jacarta - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, defendeu na quinta-feira, num discurso na Conferência Ásia-África, em Jacarta, que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve sofrer uma reforma para "se adaptar ao mundo moderno".

Perante representantes de 105 países africanos e asiáticos, o chefe da diplomacia moçambicana considerou que este ano, no qual se assinala o 70.º aniversário da ONU, é tempo "ampliar o Conselho de Segurança e torná-lo mais representativo".

   Mundo

Ásia-África: Guiné-Bissau alerta para pobreza e alterações climáticas

Jacarta - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Mário Lopes Rosa, alertou na quinta-feira para a necessidade de trabalhar intensamente contra a pobreza e as alterações climáticas em todo o mundo, num discurso na Conferência Ásia-África, em Jacarta.

O chefe da diplomacia guineense considerou que são necessários trabalhos "intensos" para "erradicar a pobreza e também os problemas de alterações climáticas", uma situação que afeta todo o mundo.  

   Mundo

OMS diz que malária ainda mata 600.000 pessoas por ano

Genebra - A ONU alertou na quinta-feira para as cerca de 600 mil mortes anuais que a malária ainda provoca, afirmando ser urgente tomar medidas que reforcem os avanços contra a doença.

A crescente resistência do parasita da malária ao medicamento de última geração 'artemisinin' está a acentuar as fragilidades na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

   Mundo

UE/Cimeira: Presidente do PE quer divisão mais justa de responsabilidades com imigrantes

Bruxelas - O presidente do Parlamento Europeu (PE) apelou na quinta-feira, em Bruxelas, para uma divisão mais justa entre os Estados-membros da responsabilidade com imigrantes, sublinhando que a falta de uma política comum de asilo transforma o Mediterrâneo num cemitério.

"A ausência de uma política de asilo e imigração verdadeiramente europeia está a transformar o Mediterrâneo num cemitério", disse Martin Schulz, intervindo na reunião do Conselho Europeu extraordinário dedicado ao tema dos fluxos migratórios no Mediterrâneo. 

   Mundo

ONU pede à UE que alargue "perspetiva minimalista" sobre imigração

Genebra - Os responsáveis das principais agências mundiais de migração, refugiados e direitos humanos da ONU pediram à UE na quinta-feira que alargue a atual "perspetiva minimalista" em matéria de imigração.

Os altos comissários da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Husein, e para os Refugiados, António Guterres, e o diretor geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing, divulgaram uma declaração conjunta sobre a resposta europeia à crise no mar Mediterrâneo. 

   Mundo

Indonésia deu ordem para preparar execuções de dez condenados, incluindo um brasileiro

Jacarta – O Governo indonésio anunciou na quinta-feira ter emitido a ordem para preparar as execuções de dez condenados à morte por tráfico de droga, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte.

“Foi dada ordem para iniciar os preparativos”, declarou à agência noticiosa AFP Tony Spontana, porta-voz do gabinete do procurador-geral, sem fornecer mais detalhes. 

   Mundo

Espanha quer ser porta de entrada do Brasil na União Europeia

Madrid - O ministro dos Assuntos Exteriores (Negócios Estrangeiros) espanhol, José Manuel García-Margallo, afirmou na quinta-feira que a Espanha quer ser "a porta de entrada do Brasil na União Europeia".

García-Margallo, que falava no Fórum Líderes ao lado do vice-Presidente do Brasil, Michel Temer, acrescentou que a conclusão de um acordo comercial e de investimentos entre a UE, os Estados Unidos e o Mercosul será crucial para reforçar a posição de Espanha naquele país.

   Economia

Parlamento angolano recomenda aperfeiçoamento e expansão de crédito à economia

Luanda - A Assembleia Nacional de Angola recomendou na quinta-feira o aperfeiçoamento e expansão dos mecanismos de crédito à economia, com taxas de juros e prazos de reembolso adequados, sobretudo para as empresas de menor dimensão.

A posição consta do relatório do debate mensal realizado hoje pela Assembleia Nacional, sobre a diversificação da Economia, tema proposto pela bancada parlamentar do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido maioritário. 

   Economia

Guiné Equatorial e Angola reforçam relações económicas

Luanda - O Governo da Guiné Equatorial quer reforçar as relações económicas com Angola, nomeadamente na área da banca e dos serviços financeiros, anunciou na quinta-feira, em Luanda, o vice-ministro da Economia, Planeamento e Investimentos Públicos daquele país, Valentin Ela Maye.

O governante, enviado especial do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, falava aos jornalistas no final de uma audiência, no Palácio Presidencial, com o chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

   Economia

Cheias fazem crescimento moçambicano abrandar para 7,2% este ano - Economist

Londres - A Economist Intelligence Unit (EIU) prevê que a economia de Moçambique abrande para os 7,2% este ano, por causa das cheias no início do ano, depois de ter crescido 7,5% no ano passado.

De acordo com uma nota enviada aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist estimam que o Produto Interno Bruto do país cresça 7,2% este ano, acelerando até aos 7,6% em 2017, e depois abrandando novamente por causa do abrandamento nos investimentos e das incertezas políticas relativamente às eleições legislativas de 2019.

   Economia

Universidade de Macau prevê queda de 14,7% do PIB em 2015

Macau - A Universidade de Macau revelou na quinta-feira que o Produto Interno Bruto da Região Administrativa Especial deverá cair em 2015 14,7%, numa previsão baseada em receitas trimestrais dos casinos de 60.000 milhões de patacas (7.058 milhões de euros).

O estudo, desenvolvido por vários académicos do departamento de Economia da Universidade como James Mirrlees (Prémio Nobel em 1996), aponta para estimativas de receitas de jogo até abaixo das que se verificaram no primeiro trimestre quando os casinos arrecadaram um total de 64.777 milhões de patacas (7.621 milhões e euros ao câmbio atual), menos 36,6% do que no mesmo período de 2014. 

   Economia

Lucros da Sands China caem 54,2% devido à queda das receitas do jogo em Macau

Macau - Os lucros líquidos da Sands China, subsidiária da norte-americana Las Vegas Sands que explora uma das seis licenças de jogo em Macau, caíram 54,2% no primeiro trimestre para 344,7 milhões de dólares norte-americanos (322,8 milhões de euros), foi anunciado na quinta-feira.

De acordo com os dados revelados pela operadora na sua página oficial, entre janeiro e março a Sands China arrecadou receitas de 1.770 milhões de dólares norte-americanos (1.651,7 milhões de euros), menos 34,9% do que no mesmo período de 2014, quando registou 2.720 milhões de dólares (2.538,5 milhões de euros).

   Desporto

Sporting quer instalar academia em São Tomé e Príncipe

São Tomé - O presidente do Sporting disse na quinta-feira que pretende estabelecer um modelo de cooperação "para ajudar no desenvolvimento do desporto em São Tomé e Príncipe", onde os 'leões' têm intenção de instalar uma academia de futebol.

Bruno de Carvalho, que iniciou uma visita de dois dias ao arquipélago na quinta-feira, a convite do ministro são-tomense do Desporto, Marcelino Sanches, foi recebido pelo primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

   Desporto

‘Militares’ e ‘petrolíferos’ defrontam-se no jogo maior do futebol angolano

Luanda - O histórico dérbi de Luanda entre o 1.º de Agosto e o Petro vai animar a décima jornada do campeonato angolano de futebol, que se disputa no fim de semana.

Os 'militares', eternos candidatos ao primeiro lugar do 'Griabola', já conquistaram 21 títulos em 38 anos, mas o último de campeão foi já em 2006. Cenário idêntico vive-se do lado do Petro de Luanda, outro histórico e que desde 1980 garantiu 31 títulos nacionais. Contudo, o último campeonato foi conquistado em 2009.