Boletim Moçambique

Terça, 21 Abril 2015 • 49 notícias • 23780 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Seis pessoas continuam desaparecidas após naufrágio ao largo de Maputo

Maputo - Seis pessoas continuavam terça-feira desaparecidas de um total de nove que viajavam numa embarcação naufragada na sexta-feira ao largo de Maputo, disse à Lusa porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM).

"Ontem [segunda-feira], foi resgatada uma das vítimas do naufrágio da sexta-feira na Manhiça [a quase de 35 quilómetros da cidade Maputo], que está agora no Hospital Central de Maputo", disse Orlando Modumane.

   Moçambique

Mais de 1.500 moçambicanos regressaram ao seu país em fuga da xenofobia na África do Sul

Maputo - Mais de 1.500 moçambicanos regressaram ao seu país através de meios próprios devido à crise de violência xenófoba na África do Sul contra estrangeiros africanos, disse o porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique, Mouzinho Saíde.

Até quarta-feira "esperamos mais 400 cidadãos que devem regressar ao país e estão criadas todas as condições para os receber condignamente e depois encaminhá-los para os seus locais de origem", afirmou Mouzinho Saíde, assegurando que todas as estruturas diplomáticas e consulares estão instruídas para apoiar a comunidade moçambicana na África do Sul, bem como o Instituto Nacional de Gestão das Calamidades no processo de acolhimento e reintegração.

   Moçambique

Governo moçambicano vai importar da China 220 autocarros e 70 carruagens

Maputo - O Governo moçambicano vai importar 220 autocarros e 70 carruagens da China, para reduzir a crise de transportes no país, anunciou o ministro dos Transportes e Comunicações, Adelino Mesquita, citado terça-feira pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Mesquita divulgou os planos do executivo moçambicano no setor dos Transportes e Comunicações, respondendo a uma audição pela Comissão de Agricultura, Economia e Ambiente da Assembleia da República.

   Moçambique

Confirmados três moçambicanos mortos em violência xenófoba na África do Sul

Maputo - Pelo menos três moçambicanos foram assassinados na vaga de violência xenófoba na África do Sul, disse à Lusa fonte da diplomacia de Maputo, alertando que o número de pessoas de regresso ao seu país de origem pode "disparar".

"No total, até agora, três pessoas morreram vítimas de xenofobia na África do Sul. Uma das vítimas morreu no bairro de Alexandra, subúrbios da cidade de Joanesburgo. As outras duas pessoas morreram nos arredores da cidade de Durban", disse Fernando Manhiça, diretor para os Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, sem avançar mais detalhes sobre as circunstâncias destes crimes.

   Moçambique

Moçambicano Eduardo Mulémbwè candidato a presidente do Parlamento Pan-Africano

Adis Abeba - O ex-presidente da Assembleia da República de Moçambique, Eduardo Mulémbwè, é candidato ao cargo de presidente do Parlamento Pan-Africano (PAP), anunciou, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique.

Segundo a nota de imprensa, a candidatura de Mulémbwè, que dirigiu o parlamento moçambicano entre 1994 e 2009, foi lançada na segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Oldemiro Baloi, em Adis Abeba.

   MOçambique

Justiça sul-africana sem certezas sobre motivo para assassínio de moçambicano em Joanesburgo

Joanesburgo, África do Sul - As autoridades sul-africanas não estão certas de que a morte do moçambicano Emmanuel Sithole, esfaqueado sábado nos arredores de Joanesburgo, ter sido provocada pela violência xenófoba no país, alegando que a causa do crime poderá ter sido um roubo.

"Aqueles que estavam perto alegam que se tratou de um roubo", disse o chefe do governo provincial de Gauteng, David Makhura, citado pelo diário News 24, e que esteve, com o responsável do Ministério Público sul-africano, Mxolisi Nxasana, na audiência do tribunal que ouviu na terça-feira quatro suspeitos pelo homicídio de Sithole.

   MOçambique

Exposição de construção Tektonica muda-se para Feira Internacional de Maputo

Maputo - A Fundação AIP e o Instituto para a Promoção de Exportações de Moçambique (Ipex) assinaram terça-feira um acordo para transferir a exposição de construção Tektonica para as instalações da Feira Internacional de Maputo (Facim).

"Estamos com uma parceria firmada para os próximos eventos passarem para a Facim, que é o lugar privilegiado para este tipo de exposições", disse terça-feira à Lusa João José Macaringue, presidente do Ipex, à margem da inauguração da quarta edição da Feira da Construção, Imobiliário, Segurança Energia e Ambiente Tektonica, que junta até sexta-feira 50 empresas portuguesas e moçambicanas num hotel de Maputo.

   MOçambique

Maputo acolhe segunda edição do ciclo de documentários de 12 países

Maputo - Maputo vai acolher a partir de quarta-feira até domingo a segunda edição do Ciclo de Documentário Institucional (Instidoc), com um cartaz que prevê a exibição de 24 filmes institucionais de 12 países.

De acordo com um comunicado da Instidoc envido terça-feira à Lusa, o ciclo, promovido pela associação Movimento, Cultura e Desenvolvimento, vai decorrer no Centro Cultural Franco-Moçambicano e pretende divulgar iniciativas cinematográficas institucionais de realizadores de 12 países ou territórios (Portugal, Brasil, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Indonésia, Itália, Madagáscar, Quénia, Uganda, Saara Ocidental e Timor Leste).

   MOçambique

Mais de cinco quilos de cornos de rinoceronte apreendidos pela polícia em Maputo

Maputo - A polícia moçambicana apreendeu, em duas operações separadas, 5,6 quilos de cornos de rinoceronte no aeroporto de Maputo, que se encontravam na posse de quatro cidadãos vietnamitas, informaram terça-feira as autoridades policiais.

A primeira apreensão ocorreu a 13 de abril, quando três vietnamitas pretendiam transportar 3,8 quilos de cornos de rinoceronte, e a segunda a 18 de abril, na posse de uma mulher da mesma nacionalidade, adiantou o porta-voz da Polícia da República de Moçambique na Cidade de Maputo, citado pela agência AIM. 

   Angola

Polícia angolana confirma morte de 13 fiéis da seita em confrontos com efectivos

Huambo - A Polícia Nacional angolana confirmou terça-feira a existência de 13 mortes entre fiéis da seita religiosa "A Luz do Mundo" nos confrontos da semana passada no Huambo, que provocaram ainda nove óbitos entre agentes policiais.

A informação foi avançada aos órgãos locais, na província angolana do Huambo, pelo segundo Comandante Geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Paulo de Almeida, que reagia às informações sobre a morte de centenas de pessoas, na operação de captura do líder da referida seita, igualmente conhecida por "Kalupeteca". 

   Angola

FLEC exige libertação imediata de defensores dos direitos humanos em Cabinda

Luanda - A Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC) exigiu terça-feira a imediata libertação dos defensores dos direitos humanos detidos naquele enclave angolano há mais de um mês.

Num comunicado, datado de Paris e assinado pelo porta-voz da FLEC, Jean Claude Nzita, enviado terça-feira à agência Lusa, a organização condena "vigorosamente as graves violações dos direitos humanos cometidas pelas forças de segurança e pelas FAA [Forças Armadas Angolanas] com instruções diretas das suas chefias".

   Angola

Menos de 7% das crianças de Luanda têm acesso à merenda escolar

Luanda - Cerca de 1,1 milhões de crianças frequentam atualmente o primeiro ciclo em Luanda, entre o pré-escolar e o sexto ano, mas menos de 7% têm acesso às refeições nas escolas, segundo números divulgados terça-feira na capital angolana.

A situação é justificada pelas autoridades do setor da Educação no Governo Provincial de Luanda (GPL) com as dificuldades financeiras, agravadas pela crise provocada da quebra nas receitas do Estado com a exportação do petróleo.

   Angola

Oposição angolana abandona votação final da nova lei do registo eleitoral

Luanda - A retirada em bloco dos partidos da oposição na Assembleia Nacional angolana marcou terça-feira a votação da Lei do Registo Eleitoral Oficioso, aprovada apenas com os votos favoráveis do MPLA, no poder.

A posição envolveu a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), o Partido de Renovação Social (PRS) e a Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA), que justificaram a decisão por não se reverem na proposta, apresentada ao parlamento pelo Governo.

   Angola

Crianças angolanas abandonadas lotam instituições e vêm diretamente da maternidade

Luanda - Uma única instituição no centro de Luanda está a receber mais de trinta crianças abandonadas por mês, algumas ainda com o cordão umbilical, outras acusadas de feitiçaria, situação que pode agravar-se com a crise financeira no país.

No Lar de Infância Kuzola, a diretora da instituição disse terça-feira à Lusa que deram entrada 35 crianças abandonadas no mês de março, fenómeno que é recorrente e que a desestruturação das famílias ajuda a explicar.

   Angola

Angola e Indonésia vão trocar embaixadas e incentivar trocas comerciais

Jacarta- Os chefes da diplomacia de Angola e da Indonésia acordaram terça-feira em Jacarta trocar embaixadas e promover trocas comerciais entre os dois países, no âmbito de um acordo de cooperação que deverá ser assinado em breve.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse que a abertura da embaixada em Jacarta deverá acontecer "talvez no próximo ano ou no outro".  

   Angola

Governante angolano exorta China a “reforçar o investimento” em Angola

Pequim - O chefe da Casa Civil de Angola exortou a China a "reforçar o investimento" em Angola nomeadamente nas áreas da energia, águas, agricultura, pescas e transportes, para "consolidar a parceria estratégica" bilateral, revelou terça-feira a embaixada de Angola em Pequim.

"A nossa parceria estratégica ganha ainda maior significado no atual contexto económico e financeiro internacional, caracterizado pela incerteza", disse o também ministro de Estado angolano, Edeltrudes Costa, num encontro com o vice-primeiro-ministro chinês Wang Yang.

   Angola

Diamante de 63 quilates descoberto em nova mina angolana

Luanda - Um único diamante com 63,05 quilates e tido como de "excecional qualidade” foi descoberto na nova mina diamantífera no aluvião do Lulo, na província angolana da Lunda Norte, anunciou a empresa Lucapa Diamond.

A informação consta de um comunicado daquela multinacional australiana, a que a Lusa teve acesso terça-feira, referindo tratar-se de um diamante que, além da dimensão, é também da categoria "mais rara" do mundo, denominada de "IIa".

   Angola

Mais de 16 pessoas morrem por dia de malária em Angola

Luanda - A malária continua a ser a principal causa de morte em Angola, com mais de 16 óbitos por dia, sendo considerado pelas autoridades de saúde angolanas como um caso de saúde pública.

De acordo com números do coordenador do Programa Nacional de Controlo da Malária, Filomeno Fortes, divulgados terça-feira em Luanda, o país apresenta um registo anual de três milhões de casos clínicos, numa população que ronda os 24,3 milhões, e 6.000 óbitos.

   Brasil

Português será em breve língua oficial de organizações internacionais - Vice-PR do Brasil 

Lusa – Michel Temer, Vice-Presidente do Brasil, considerou terça-feira, em Lisboa, ser possível que o português seja incluído em breve como uma das línguas oficiais nas principais organizações internacionais.

“Ainda hoje, fiz uma visita à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). E eu vejo uma ação muito concreta, muito objetiva, muito forte, muito expressiva, muito significativa destes países de língua portuguesa que se aliançaram”, declarou à Lusa o Vice-Presidente do Brasil.

   Brasil

Brasil é o pior país para quem defende o ambiente e o planeta - relatório

Washington - Em 2014, foram assassinados 116 ecologistas e defensores do ambiente em 17 países, a maioria na América Latina, e o Brasil foi o pior de todos, com um total de 29 ambientalistas mortos.

De acordo com a organização não governamental Global Witness, no Brasil morreram no ano passado 29 defensores do ambiente. Nas Honduras morreram 12 pessoas em 2014, mas este país apresenta o maior número de assassinatos 'per capita', com 111 mortes desde 2002.

   Brasil

Cimeira luso-brasileira para reforçar relacionamento bilateral em junho

Lisboa - O vice-presidente do Brasil anunciou terça-feira, durante um encontro com o vice-primeiro-ministro de Portugal, em Lisboa, a realização da cimeira luso-brasileira em junho, para incrementarem relacionamento bilateral.

No final do encontro, Michel Temer e Paulo Portas sublinharam "a estabilidade e intensidade" das relações entre os dois países, tendo assinado quatro acordos de cooperação. 

   Brasil

Brasil oferece-se para organizar a próxima cimeira da CPLP

Lisboa  – O vice-Presidente brasileiro, Michel Temer, anunciou terça-feira em Lisboa que o Brasil está disposto a receber a próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Acabei de oferecer o Brasil como sede para a nova reunião da CPLP no ano de 2016”, disse Temer aos jornalistas, numa declaração sem direito a perguntas.

   Brasil

Vice-Presidente brasileiro diz que destituição de Dilma Rousseff é impensável

Lisboa – O vice-Presidente brasileiro, Michel Temer, disse terça-feira que a destituição de Dilma Rousseff é “impensável” e que não existe uma renúncia branca ou um parlamentarismo branco como aponta a oposição política no país.

“(A destituição de Dilma Rousseff é) impensável, por várias razões. Primeiro, porque não há fundamento jurídico ou político para um eventual impedimento da Presidente da República”, declarou à agência Lusa Michel Temer.

   Brasil

Convivência na CPLP fez bem à Guiné Equatorial - vice-Presidente Brasil

Lisboa – O vice-Presidente brasileiro Michel Temer disse terça-feira, em Lisboa, que a convivência com os países da CPLP, que “agem com a preservação dos direitos humanos”, fez bem à Guiné Equatorial, que entrou para o bloco lusófono em 2014.

“Eu acho que fez bem à Guiné Equatorial (…) essa interação com os demais países que agem com a preservação dos direitos humanos”, disse à Lusa Michel Temer.

   Portugal

Portas diz que China “é mais do que nunca um ator internacional inultrapassável"

Lisboa - O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, frisou terça-feira que a China "é mais do que nunca" um ator internacional inultrapassável e que as empresas chinesas fizeram um investimento em Portugal num momento particularmente difícil.

"A China é mais do que nunca é um ator internacional, no plano político e económico, inultrapassável. Dá-se o caso de Portugal ser um dos poucos países europeus com quem a China tem há vários anos uma parceria estratégica", disse Paulo Portas, na apresentação do Portugal Economy Probe em mandarim, que decorreu terça-feira em Lisboa, no Museu do Oriente, com o apoio da Fundação Oriente. 

   Portugal

Universidade de Aveiro com novo instituto para o ensino de chinês

Aveiro - A Universidade de Aveiro (UA) vai ter um novo instituto destinado a divulgar a língua e cultura chinesas e reforçar a cooperação no domínio educativo entre a China e Portugal, anunciou terça-feira aquela instituição.

Trata-se do Instituto Confúcio (IC), organismo patrocinado pelo governo chinês e já implantado em mais de 30 países, para assegurar o ensino de chinês.

   Portugal

Governante regional diz em Pequim que Açores são “lugar ideal para estudar"

Pequim- Um governante açoriano descreveu terça-feira, em Pequim, os Açores como um "laboratório natural" e "um lugar ideal para estudar", salientando que a universidade do arquipélago na área de oceanografia "é uma das melhores do mundo" em oceanografia.

"O arquipélago dos Açores tem uma excecional biodiversidade e é um local ideal para estudar as ciências da terra e do mar e observar alterações climáticas", disse Rodrigo Oliveira, subsecretário regional para as Relações Externas, num colóquio internacional em Pequim sobre "Migração Global e Desenvolvimento". 

   Portugal

Música, danças e sabores do mundo lusófono em festival na cidade de Coimbra

Coimbra - O Festival Jovem da Lusofonia, que decorre em Coimbra entre 30 de abril e 1 de maio, procura promover música, danças e gastronomia dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

O objetivo da iniciativa, que se realiza no Centro Cultural Dom Dinis, prende-se com a vontade de mostrar as diferentes culturas e tradições dos PALOP em dois dias de festival, ao mesmo tempo que se comemoram os 40 anos de independência desses mesmos países, disse à agência Lusa o coordenador do festival, Eduardo Garcia.

   Timor-Leste

Timor-Leste organiza reunião com países africanos da CPLP na Indonésia

Jacarta - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Hernâni Coelho, anunciou terça-feira que vai organizar um encontro com os vários países africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que participam na cimeira Ásia-África na Indonésia.

Em declarações à agência Lusa em Jacarta, o chefe da diplomacia de Timor-Leste, país com a presidência rotativa da CPLP desde julho do ano passado, não avançou uma data para o encontro, que terá de acontecer entre hoje e quinta-feira.

   Macau

Indústria do jogo de Macau ineficiente no combate ao crime nos casinos - estudo

Macau - A indústria do jogo de Macau não tem sido capaz de controlar a criminalidade, verificando-se delitos nos casinos, entre lavagem de dinheiro, presença de tríades, intimidação para pagamento de dívidas, agiotagem e raptos, indica um estudo.

Em "Governação de Casino em Macau: Dimensões e Comparações com Singapura", o académico de Hong Kong Sonny Lo, juntamente com Dennis Hui, analisa cinco aspetos ligados à gestão dos casinos e ao seu impacto para Macau, destacando a criminalidade e a relação com os ‘junkets’ (angariadores de jogadores) como um dos pontos em que Macau mais falha em relação à Cidade-Estado.

   Macau

Citibank encerra sucursal em Macau

Macau - O banco Citibank vai encerrar a sua sucursal em Macau em julho, mas garante que para as empresas e instituições que sejam clientes nada vai mudar.

O encerramento da sucursal do banco norte-americano foi avançado pelo jornal Hoje Macau, que garante que os clientes do território já começaram a ser notificados da transferência das operações das suas contas bancárias para as delegações em Hong Kong.

   Macau

Lucros do BNU Macau subiram 10,1% em 2014 para 45,7ME

Macau - O Banco Nacional Ultramarino em Macau registou em 2014 lucros líquidos de 443,28 milhões de patacas (45,7 milhões de euros), uma subida de 10,1% face ao ano anterior, disse terça-feira à agência Lusa o presidente da Comissão Executiva.

Pedro Cardoso destacou que, fruto do processo de transformação profundo encetado no banco, os lucros do BNU em Macau cresceram em moeda local, ao longo dos últimos três anos, mais de 36%.

   Macau

Comissariado de Macau deteta caso de corrupção no Laboratório de Engenharia Civil

Macau - O Comissariado contra a Corrupção de Macau detetou um caso de alegada corrupção passiva no Laboratório de Engenharia Civil, em que dois trabalhadores terão recebido um suborno oferecido por uma empresa de engenharia em troca de falsificação de relatórios.

De acordo com o organismo de investigação, em causa estão dez relatórios de ensaios de solos falsos, pedidos por uma empresa de jogo, e encomendados por funcionários de um subempreiteiro a técnicos do Laboratório de Engenharia Civil, a troco de 40.000 patacas (4.690 euros).

   Macau

Polícia Judiciária de Macau desmantela rede de prostituição com mulheres sul-coreanas

Macau - A Polícia Judiciária de Macau desmantelou, no passado domingo, uma rede de prostituição que explorava, pelo menos, 21 mulheres sul-coreanas, noticiou terça-feira a imprensa local.

As autoridades detiveram 18 homens (10 sul-coreanos e oito chineses), responsáveis por angariar as prostitutas na Coreia do Sul e procurar clientes em Macau - as mulheres eram colocadas dentro de carrinhas estacionadas junto a hotéis e casinos nas zonas do NAPE e Cotai, com os homens a abordarem potenciais clientes que, depois, se deslocavam aos veículos para escolher as mulheres. 

   Macau

Poluição na China diminuiu no primeiro trimestre do ano, diz Greenpeace

Pequim - Os níveis de poluição em algumas grandes cidades chinesas caíram cerca de um terço no primeiro trimestre de 2015, mas o fenómeno continua a ser "uma grande ameaça à saúde pública", disse terça-feira a organização ambientalista internacional Greenpeace.

Em Pequim, a densidade de PM 2.5 - as partículas mais pequenas e suscetíveis de se infiltrarem nos pulmões - diminuiu 13% e na vizinha província de Hebei, considerada a principal responsável pela elevada poluição na capital chinesa, registaram-se descidas de 31%, precisa um comunicado da Greenpeace.

   Guiné-Bissau

CPLP está em vantagem para ajudar a melhorar a “gestão pública” da Guiné-Bissau - ONU

Bissau - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está em vantagem para ajudar a melhorar a "gestão pública" da Guiné-Bissau, numa altura em que há milhões de euros para aplicar, disse na terça-feira um diplomata da ONU.

A ideia foi defendida por António Patriota, presidente da Configuração Específica para a Guiné-Bissau na Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas.

   Guiné-Bissau

Vida “em vias de extinção” dos Bijagós retratada num documentário em estreia na Guiné-Bissau

Bissau - O modo de vida "em vias de extinção" dos Bijagós, povo do arquipélago de 88 ilhas e ilhéus da Guiné-Bissau, está retratado numa série de quatro documentários que estiveram terça-feira em estreia na capital guineense.

"No Reino Secreto dos Bijagós: Escultores dos Espíritos" vai ser exibido no Centro Cultural Português, numa sessão em que participam os produtores e realizadores Luís Correia e Noémie Mendelle, da LX Filmes.

   Guiné-Bissau

Marinheiros da Guiné-Bissau a viver na miséria na Guiné Equatorial regressaram ao país

Bissau - Quatro dos sete marinheiros da Guiné-Bissau que estavam a viver na miséria na Guiné Equatorial há cerca de dois anos regressaram ao país e alertaram terça-feira para a situação em que outros trabalhadores se encontram.

Os marinheiros rumaram à Guiné Equatorial contratados por uma empresa de pesca constituída por espanhóis e equato-guineenses que entraram em litígio, deixando os trabalhadores à sua sorte.

   Guiné-Bissau

Paulo Torres inclui 53 futebolistas na primeira base de dados da Guiné-Bissau

Bissau - O treinador português Paulo Torres, selecionador da Guiné-Bissau, incluiu 53 futebolistas na primeira base de dados da federação, criada com a intenção de melhorar os trabalhos na da seleção.

O antigo internacional português disse à Lusa que pretende "conhecer melhor" os jogadores para futuros trabalhos e por isso criou esta lista após a primeira volta do campeonato da primeira divisão, concluída no fim de semana passado.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau quer que profissionais de saúde na diáspora reforcem especialidades

Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, pretende que os profissionais de saúde guineenses que trabalham em Portugal ou noutros países possam acudir à falta de especialistas no seu país de origem.

A ideia foi apresentada na última semana ao primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, referiu terça-feira o chefe de Governo guineense na chegada ao aeroporto internacional de Bissau, após encontros com diferentes autoridades em Portugal e Espanha.

   Cabo Verde

Transportadora aérea cabo-verdiana cresce 20% no primeiro trimestre de 2015

Cidade da Praia - A Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV) terminou o primeiro trimestre deste ano como um crescimento de 20% em comparação com igual período do ano anterior, noticiou terça-feira a imprensa cabo-verdiana.

Segundo o jornal A Semana, que cita dados da assessoria de imprensa, o mês de março foi o mais forte da sua história recente da TACV, tendo ultrapassado as previsões, que eram de apenas 3%.

   Cabo Verde

Oposição cabo-verdiana critica política fiscal

Cidade da Praia - O maior partido da oposição cabo-verdiana criticou terça-feira a política fiscal e os "ataques" do Governo às empresas, apelando a um "outro olhar" sobre os empregadores, para que sejam parceiros de desenvolvimento do país.

A posição foi defendida em conferência de imprensa pelo vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Olavo Correia, considerando que um dos maiores ataques às empresas é o não-reembolso do IUR (Imposto Único sobre o Rendimento) e do IVA no valor de cerca de dois mil milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 18 milhões de euros). 

   Mundo

Erradicar a malária até 2030 custará 93 mil milhões de euros

Genebra – Especialistas estimam que serão necessários 93 mil milhões de euros para erradicar a malária até 2030, mas os fundos anualmente disponíveis são metade disso, denunciou terça-feira a campanha Roll Back Malaria Partnership (RBM).

O Dia Mundial da Malária é assinalado a 25 de abril e a RBM, composta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela UNICEF, entre outras entidades, fez um apelo alertando para quanto se avançou na luta contra a doença, mas também para tudo quanto há ainda a fazer. 

   Mundo

Ásia e África querem criar plataforma comum para resolver problemas marítimos

Jacarta - Os países asiáticos e africanos reunidos terça-feira em Jacarta manifestaram o desejo de estabelecer uma plataforma de trabalho comum para resolver problemas marinhos, como a pesca ilegal, a poluição marinha e diferendos fronteiriços.

"Foi hoje acordado que será estabelecida uma plataforma de trabalho entre os países membros da Ásia e da África no âmbito do Centro Ásia-África, que foi sugerido ontem [segunda-feira] na resolução para a consideração dos chefes de Estado", disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Hernâni Coelho.

   Economia

EDP paga 676,5 milhões de dividendos aos acionistas

Lisboa - Os acionistas da EDP aprovaram  terça-feira em assembleia-geral a decorrer na nova sede, em Lisboa, a proposta de pagamento de um dividendo de 0,185 euros por ação, com 99,99% dos votos favoráveis.

O conselho de administração executivo liderado por António Mexia tinha proposto que dos lucros individuais da EDP, no valor de 785,8 milhões de euros, fossem distribuídos pelos acionistas 676,5 milhões de euros, transitar resultados no montante de 62,8 milhões, constituir uma reserva legal de 39,3 milhões e dotar a Fundação EDP com 7,2 milhões de euros.

   Economia

Novo Banco: Não há razões para chineses serem mal recebidos em eventual compra - APB

Lisboa - O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) considerou terça-feira como "extremamente importante" as relações económicas entre Portugal e China e afirmou não haver razões para os chineses não serem bem recebidos numa eventual compra do Novo Banco.

"É extremamente importante incrementar o relacionamento económico entre Portugal e a China", disse Fernando Faria de Oliveira, quando questionado sobre as declarações do presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, na sexta-feira quando se afirmou "chocado com tanto investimento chinês" em Portugal.

   Desporto

FC Porto fora da 'Champions', ao ser goleado por 6-1 pelo Bayern

Munique, Alemanha – O FC Porto foi afastado da Liga dos Campeões em futebol, ao ser goleado por 6-1 pelo Bayern Munique, em encontro da segunda mão dos quartos de final, disputado no Allianz Arena.

Thiago Alcántara, aos 14 minutos, Jérôme Boateng, aos 22, Robert Lewandowski, aos 27 e 40, Thomas Müller, aos 36, e Xabi Alonso, aos 88, apontaram os tentos do ‘onze’ de Pep Guardiola, enquanto Jackson Martinez marcou pelos ‘dragões’, aos 73.

   Desporto

Jorge Sousa volta a arbitrar 'clássico' entre Benfica e FC Porto

Lisboa - O árbitro Jorge Sousa, do Porto, foi nomeado para dirigir no domingo o encontro Benfica-FC Porto, da 30.ª jornada da I Liga, anunciou terça-feira o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Jorge Sousa, de 39 anos, dirigiu na primeira volta do campeonato o FC Porto-Benfica, que os 'encarnados', campeões nacionais, venceram por 2-0.

   Desporto

Morreu ‘capitão’ da seleção da África do Sul na CAN1996

Lisboa – O antigo futebolista sul-africano John Moshoeu, ‘capitão’ dos `Bafana Bafana´ na Taça das Nações Africanas (CAN) de 1996, morreu terça-feira, aos 49 anos, vítima de cancro no estômago, noticia a BBC.

Além de ter capitaneado a seleção sul-africana à vitória na CAN1996, o antigo médio, que somou 73 internacionalizações, disputou outras três edições da principal competição africana de seleções e integrou ainda os ‘eleitos’ para o Mundial1998, no qual aquela seleção não passou da primeira fase.