Boletim Moçambique

Quinta, 16 Abril 2015 • 37 notícias • 18997 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Vice-ministro do Interior moçambicano na África do Sul para apoiar regresso de vítimas de xenofobia

Maputo - O vice-ministro do interior de Moçambique, José dos Santos Coimbra, encontra-se desde  quinta-feira em Durban para acompanhar o repatriamento de moçambicanos vítimas de violência xenófoba na África do Sul, anunciou o chefe da diplomacia de Maputo.
"Estamos a envidar esforços para não sermos ultrapassados pelos acontecimentos, porque o desespero por parte dos nossos compatriotas afetados por esta situação tem vindo a crescer", declarou quinta-feira em conferência de imprensa o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

   Moçambique

Cerca de 600 moçambicanos refugiados em centros temporários na África do Sul

Maputo - Cerca de 600 moçambicanos estavam refugiados na quinta-feira, em centros de acolhimento na região de Durban, e o número tende a subir com a escalada de violência xenófoba na África do Sul, disse fonte da diplomacia de Maputo.

"A situação tendeu a agravar-se nos arredores de Durban, porque novos focos de violência eclodiram e também o número de moçambicanos [em centros de acolhimento] subiu", informou na quinta-feira à Lusa o diretor para os Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique,  Fernando Manhiça, que estima em cerca de 600 o total de cidadãos do seu país em centros de acolhimento temporário na região de Durban. 

   Moçambique

Nyusi manifesta angústia com atos de xenofobia na África do Sul

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, manifestou-se, na quinta-feira, "angustiado" com o "sofrimento" de moçambicanos vítimas de xenofobia na África do Sul, assegurando que as autoridades moçambicanas estão preparadas para minorar a situação das vítimas.

"Assistimos com grande preocupação e angústia o sofrimento dos nossos compatriotas. Solidarizámo-nos com as vítimas e suas famílias. Estamos determinados a envidar esforços para mitigar o seu sofrimento, prestando toda a assistência necessária", afirmou Nyusi, que falava durante a tomada de posse de três novos procuradores-gerais adjunto da República.

   Moçambique

Sul-africanos impedidos de entrar em mina de carvão moçambicana em retaliação por xenofobia

Tete - Centenas de moçambicanos impediram na quinta-feira, sem violência, a entrada de cidadãos sul-africanos nas minas de carvão da Vale em Tete, centro de Moçambique, em retaliação à onda de xenofobia na África do sul, disseram à Lusa populares.

"Logo ao amanhecer, várias pessoas vedaram a entrada de sul-africanos na empresa Vale Moçambique em Moatize e ameaçavam linchar cidadãos daquele país que insistissem em trabalhar", contou à Lusa Vasco Raissone, morador do distrito de Moatize, adiantando que vários sul-africanos permaneceram em casa por medo de violência.

   MOçambique

Ex-Presidente Joaquim Chissano está hospitalizado

Maputo - O ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano encontra-se hospitalizado desde o dia 13 no Hospital Militar de Pretória, África do Sul, devido a uma infeção gastrointestinal, informou em comunicado o gabinete de imprensa da Presidência da República de Moçambique, na quinta-feira.  

Segundo a nota de imprensa, Joaquim Chissano, de 76 anos, sentiu-se mal a caminho da África do Sul, quando regressava do Gana, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Estudos e Desenvolvimento (UDS) daquele país africano.

   MOçambique

Quinto concurso de exploração de gás natural adiado para julho

Maputo - O Governo de Moçambique adiou para o final de julho o prazo para as licitações do quinto concurso para a concessão de áreas de pesquisa e produção de gás natural, sem adiantar motivos para este terceiro adiamento.

Em causa está um total de 15 blocos que incluem 76,8 quilómetros quadrados nas Bacias do Rovuma (norte do país), Zambezi (centro) e Angoche (norte), e à volta da zona da concessão de Pande-Temane (sul), bem como em Palmeira (sul).

   MOçambique

Comerciante raptado nos arredores de Maputo

Maputo - Um comerciante de uma loja de roupa usada foi raptado na quinta-feira, na Avenida de Angola, Bairro do Aeroporto, arredores de Maputo, por homens armados ainda a monte, contou à Lusa uma testemunha.

Segundo a testemunha, o comerciante foi levado num carro à força e ensanguentado, depois de ter sido agredido pelos raptores, ao resistir e gritar por socorro durante o rapto, despertando a atenção de populares e guardas de uma loja de venda de automóveis, localizada perto do estabelecimento comercial da vítima.

   MOçambique

Diretora de Transportes Terrestres exonerada após escândalos sobre gestão

Maputo - O ministro dos Transportes e Comunicações moçambicano, Carlos Mesquita, exonerou, na terça-feira, a diretora do Instituto Nacional de Transportes Terrestres (Inatter), Ana Dimande, após escândalos relacionados com a gestão da instituição, noticiou a imprensa moçambicana de quarta-feira.

Em declarações ao País, Carlos Mesquita confirmou a exoneração de Dimande e a sua substituição por Ana Paula Simões, evocando a necessidade de imprimir uma nova dinâmica na instituição.

   MOçambique

Presidente da UCCLA diz que organização é útil na cooperação entre cidades lusófonas

Maputo - A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) está a afirmar-se como um instrumento útil na cooperação e solidariedade entre os seus membros e é respeitada a nível internacional, disse o presidente da organização, Ulisses Correia, na quinta-feira.

O também presidente da Câmara Municipal da Praia, capital de Cabo Verde, regozijou-se com a importância da UCCLA, quando falava na abertura da 31.ª Assembleia-Geral da organização, que se iniciou em Maputo.

   MOçambique

Feira do Livro mais antiga do país abre sexta-feira com mais de cinco mil obras

Maputo – A Livraria Minerva, na Baixa de Maputo, que celebra 107 anos este ano, realiza, a partir de sexta-feira, a 80.ª Feira do Livro, em que serão expostos mais de cinco mil livros, disse à Lusa o diretor do evento.

Segundo Victor Gonçalves, além da exposição e venda de livros, a Feira do Livro, que vai decorrer até ao fim do mês, vai lançar igualmente três novos livros, dentre os quais dois sobre Gorongosa, incluindo um do escritor moçambicano Mia Couto, um dos mais aclamados do país.

   Angola

Procuradoria Geral da República quer evacuação urgente de encostas em Luanda

Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola defendeu na quinta-feira a urgente evacuação de encostas na cidade de Luanda, cujos moradores estão em situação de "perigo iminente" devido às fortes chuvas que têm caído sobre a capital.

Segundo um comunicado da PGR enviado à agência Lusa, em causa estão as encostas dos morros da Kinanga e da Luz, no distrito da Samba, em situação de risco "dada a frequência e intensidade das quedas pluviométricas no corrente mês de abril e os possíveis deslizamentos de terras".

   Angola

Oposição angolana junta em uníssono contra Lei do Registo Eleitoral Oficioso

Luanda - As quatro forças políticas da oposição angolana com assento parlamentar imputaram na quinta-feira ao Presidente angolano e ao MPLA, partido no poder, "todas as consequências" que resultarem da aprovação da proposta de Lei do Registo Eleitoral Oficioso.

A posição foi assumida pelos partidos União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), Partido de Renovação Social (PRS) e Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA).

   Angola

Reservas internacionais de Angola caem mais 3% em fevereiro

Luanda - As reservas internacionais angolanas voltaram a descer em fevereiro, três por cento, e pelo terceiro mês consecutivo, para 26.170 milhões de dólares (24,4 mil milhões de euros), segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

A informação sobre as Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de fevereiro consta do mais recente boletim sobre o Panorama Monetário angolano, ao qual a Lusa teve acesso na quinta-feira, e compara com os 26.957 milhões de dólares (25,2 mil milhões de euros) de janeiro (-3%) e com os 27.478 milhões de dólares (23,5 milhões de euros) de dezembro (-2%).  

   Angola

Malparado do maior banco angolano aumentou 137% em 2014 e já soma 400 ME

Luanda - O Banco Angolano de Investimentos (BAI), o maior do país, viu o crédito vencido crescer 137% em 2014, para quase 400 milhões de euros, segundo um relatório da instituição a que a Lusa teve acesso na quinta-feira.

Ainda de acordo com o mesmo documento, o crédito vencido entre o total concedido pelo BAI aumentou de 6,9% em 2013 para 11,4% no ano passado, "refletindo em parte o aumento do crédito vencido até 30 dias em dezembro de 2014", lê-se no documento.

   Brasil

Seis mortos a tiro em meia hora na periferia de São Paulo

São Paulo - Seis homens foram mortos a tiro e um ficou ferido após três diferentes ataques perpetrados na noite de quarta-feira, em Parelheiros, distrito da periferia da zona sul da cidade brasileira de São Paulo, e um polícia militar foi morto na manhã do mesmo dia

Segundo a imprensa local, por volta das 21:00 (01:00 de quinta-feira em Lisboa), três homens, com idades compreendidas entre 21 e 26 anos, foram baleados na rua Fonte Nova, um deles morreu no local e um segundo, no hospital, enquanto uma terceira vítima foi submetida a uma cirurgia e sobreviveu. 

   Brasil

Embraer entrega 20 jatos comerciais e 12 executivos no primeiro trimestre

São Paulo - A fabricante de aviões brasileira Embraer, a quarta maior do mundo no setor, divulgou na quinta-feira ter entregado 20 jatos para a aviação comercial e 12 para a aviação executiva no primeiro trimestre de 2015.

A carteira de pedidos firmes ('backlog') em 31 de março era de 20,4 mil milhões de dólares (19 milhões de euros), enquanto relativamente ao tipo de modelos os 20 aviões comerciais foram o E175 e os executivos, 10 jatos leves e dois grandes. 

   Brasil

Embaixada de Portugal em Brasília comemora os 100 anos da revista Orpheu

Brasília - A embaixada de Portugal em Brasília irá comemorar os 100 anos da revista Orpheu e do modernismo português, com leituras e conferências, nos dias 23 de abril e 21 de maio, no auditório do Centro Cultural Português.

No próximo dia 23, quinta-feira, haverá a exibição de um fragmento do vídeo "O marinheiro", baseado na peça de Fernando Pessoa, e a leitura de "Ode Triunfal", também do poeta - a ode inicial do heterónimo Álvaro de Campos -, pelo ator Adeilton Lima. 

   Portugal

Anúncio de greve na TAP está a provocar cancelamentos nos hotéis – AHP

Lisboa - A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) avisou na quinta-feira que o anúncio da greve de pilotos na TAP, entre os dias 01 e 10 de maio, já está a provocar o cancelamento de reservas.

“Os associados da AHP, especialmente os de Lisboa e Porto, já registaram o cancelamento de reservas, em direta consequência do anúncio da greve”, indicou a associação, num comunicado relativo à paralisação que foi aprovada na quarta-feira, numa assembleia-geral convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

   Portugal

Portugal presente no exercício militar naval Saharan Express 2015 em Cabo Verde

Cidade da Praia - Portugal é um dos 10 países que participa no exercício militar naval 'Saharan Express', de 20 a 27 deste mês, nas zonas económicas exclusivas de Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, disse à agência Lusa fonte oficial, na quinta-feira.

Segundo o adido de Defesa da embaixada de Portugal em Cabo Verde, comandante Pinto e Lobo, cerca de 210 efetivos portugueses vão participar no exercício, provenientes da fragata Bartolomeu Dias, que aportou hoje a Cidade da Praia e que permanecerá no arquipélago até 07 de maio para ações de cooperação com a Guarda Costeira caboverdiana, e do avião P3 Orion, da Força Aérea, que deverá chegar nos próximos dias.

   Timor-Leste

Timor-Leste precisa de criar 18 mil empregos por ano até 2030

Díli - Timor-Leste precisa de criar uma média de 18 mil empregos por ano até 2030, só para responder ao forte crescimento demográfico, revela um estudo de uma universidade australiana apresentado esta semana ao Governo.

O estudo, "Projeção e composição do crescimento populacional de Timor-Leste até 2030 e as suas implicações setoriais" foi realizado pelo investigador Udoy Saikia, da Flinders University na Austrália.

   Timor-Leste

Pressões demográficas impõem grandes desafios às autoridades - estudo

Díli - Timor-Leste terá de formar ou contratar 4.000 médicos e 5.000 professores, duplicar o número de escolas e de centros de saúde e construir quatro novos hospitais, só para responder às pressões demográficas das próximas décadas, segundo um estudo.

O Estudo "Projeção e composição do crescimento populacional de Timor-Leste até 2030 e as suas implicações setoriais" foi realizado pelo investigador Udoy Saikia, da Flinders University na Austrália, e apresentado esta semana ao Conselho de Ministros timorense.

   Macau

Governante pede desculpa por falta de calendário e orçamento para Metro ligeiro 

Macau – O secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau, Raimundo do Rosário, pediu desculpa na quinta-feira por não ter ainda um calendário ou orçamento final para o Metro ligeiro, após constantes atrasos e derrapagens.

“Infelizmente, excederam-se os prazos e os orçamentos inicialmente previstos e não estamos ainda sequer em condições de anunciar quando poderá a população começar a usufruir da primeira fase deste novo sistema de transporte nem quanto custará”, pelo que “na impossibilidade de justificar o injustificável, não nos resta outra alternativa senão pedir sentidas desculpas a toda a população”, afirmou Raimundo do Rosário.

   Guiné-Bissau

Regiões do interior da Guiné-Bissau têm “maior acesso a direitos humanos” - Estudo

Bissau - As regiões de Gabu e Oio, no interior da Guiné-Bissau, são aquelas em que há "maior acesso a direitos humanos", segundo um índice divulgado quinta-feira como parte de um estudo do Observatório dos Direitos Humanos do país.
O índice conjuga dados recolhidos ao longo do último ano nas áreas da educação, saúde, habitação e justiça, por dez inquiridores, um em cada região, com exceção da capital que contou com três.

   Guiné-Bissau

PM sublinha importância da construção de rede elétrica de alta tensão no país

Lisboa - O primeiro-ministro guineense sublinhou na quinta-feira, em Lisboa, a importância do projeto de construção de uma rede elétrica de alta tensão na Guiné-Bissau, no âmbito de um programa regional, que entrará em funcionamento em 2016.

“Este projeto é importante no quadro da OMGV (Organização para o Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia, na sigla francesa) que deverá entrar em funcionamento no próximo ano. Cada um dos países membros desta organização deve subscrever a sua cota dentro do programa”, declarou Domingos Simões Pereira. 

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau procura doadores para construir barragem orçada em 80 ME

Bissau - A Organização para o Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG, sigla francesa) vai organizar uma mesa redonda de doadores para construir uma barragem de irrigação agrícola na Guiné-Bissau orçada em 80 milhões de euros, anunciaram os promotores na quinta-feira.

A albufeira está projetada para a zona de Campossa, em Bafatá (centro da Guiné-Bissau) e pretende-se que sirva "essencialmente para irrigação agrícola", anunciaram hoje os ministros dos Recursos Naturais, Daniel Gomes, e da Agricultura, Aníbal Pereira.

   Guiné-Bissau

Nomeados os membros do Conselho de Estado

Bissau - O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou cinco personalidades para integrar o Conselho de Estado, de acordo com um decreto datado de quarta-feira e a que a agência Lusa teve acesso.

Manuel Saturnino da Costa, antigo primeiro-ministro, Carmen Pereira, que chegou a ocupar o cargo de Presidente da República durante vários meses na década de 80, e Luís Oliveira Sanca, várias vezes nomeado ministro, são três combatentes pela liberdade da Guiné-Bissau indicados.

   Cabo Verde

ONG portuguesa envia ajuda humanitária para a ilha do Fogo

Lisboa – A organização não-governamental Viver 100 Fronteiras vai enviar ajuda humanitária para a ilha do Fogo, Cabo Verde, onde a população foi seriamente afetada pela erupção do vulcão este ano, disse à Lusa a responsável pela operação.

“Preocupamo-nos em ajudar com aquilo que mais pediam na televisão: colchões; material para casa como sofás, móveis, roupa, calçado e bidões para água” disse à Lusa a presidente da organização, Natália Rocha, com sede em Fiães, Santa Maria da Feira.

   Cabo Verde

Governo compromete-se em aprofundar debate sobre a regionalização

Cidade da Praia - O Governo cabo-verdiano comprometeu-se a aprofundar o debate sobre a regionalização em Cabo Verde, elevando-o a "plano de ação estratégico", mas não adiantou para quando se concretizará a descentralização político-administrativa do país.

A intenção está contida na Declaração da Praia, divulgada na quinta-feira e saída da Cimeira sobre a Regionalização em Cabo Verde, que decorreu terça e quarta-feira, na capital cabo-verdiana, na presença de cerca de duas centenas e meia de participantes, entre membros do Governo, autarcas e especialistas nacionais e estrangeiros.

   Cabo Verde

Pesquisador prevê através de matemática computacional redução de SIDA no país até 2021

Lisboa – Um investigador da Universidade norte-americana de Brown, que desenvolveu simulações de epidemias em computador, defendeu que Cabo Verde pode reduzir o VIH/SIDA numa década, concentrando a luta contra a doença nos grupos de risco das prostitutas e drogados.

Em declarações à Lusa, Filipe Monteiro, pós-doutorando da Universidade de Brown, considerou que Cabo Verde pode ter menos de dez casos de SIDA em cada 10 mil pessoas até 2021 se der prioridade a determinados grupos de risco e concentrar as suas intervenções no combate à doença. 

   Mundo

Banco Mundial lança fundo para combater a subnutrição infantil

Washington – O Banco Mundial anunciou na quinta-feira o lançamento de uma nova parceria com principais organizações filantrópicas privadas e de desenvolvimento internacional para desbloquear 931,7 mil milhões de euros visando combater a subnutrição infantil, especialmente, em países subdesenvolvidos.

A iniciativa congrega o Banco Mundial, a Fundação do Fundo de Investimento para Crianças, Fundação UBS Optimus, Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional e UNICEF, mas está aberta a novos investidores públicos e privados. A intenção é criar mecanismos para desbloquear, numa primeira fase, 1,9 milhões de euros para serem entregues à organização “The Power of Nutrition”, que ajudará milhões de crianças que sofrem de desnutrição, que anualmente mata três milhões de menores, sobretudo, nos países subdesenvolvidos.

   Mundo

Milhares manifestaram-se em Durban contra xenofobia

Durban – Milhares de pessoas manifestaram-se na quinta-feira, em Durban, na África do Sul, contra a xenofobia, após vários dias de violências que causaram seis mortos e da pilhagem de lojas de estrangeiros na quarta-feira à noite em Joanesburgo.

Cerca de 4.000 pessoas concentraram-se no estádio municipal Curries Fontein de Durban,  capital do país zulu e importante porto sul-africano no oceano Índico, respondendo a um apelo das autoridades locais e regionais. 

   Mundo

Brasil e Moçambique concentram populações afetadas na lusofonia por projetos do Banco Mundial

Washington - O Brasil e Moçambique são os países lusófonos em que terá havido mais pessoas deslocadas ou a perder terras devido a projetos financiados pelo Banco Mundial na última década, revelou uma investigação jornalística publicada na Internet, na quinta-feira.

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, na sigla inglesa) estima que cerca de dez mil pessoas tenham sido afetadas por 12 projetos do Banco Mundial no Brasil, enquanto outros seis projetos terão mexido com a vida de 2.600 residentes em Moçambique.

   Mundo

China ‘ameaça’ Portugal na liderança das importações angolanas

Luanda - A China aproximou-se de Portugal como principal origem das importações angolanas, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística de Angola, relativo ao último trimestre de 2014.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve acesso na quinta-feira, as importações por Angola provenientes de Portugal totalizaram 119,37 mil milhões de kwanzas (1.024 milhões de euros) entre outubro e dezembro, enquanto a China garantiu 118,44 milhões de kwanzas (1.016 milhões de euros), no mesmo período.

   Mundo

Ébola : São necessários 1.500 ME para países afetados

Washington – A organização não-governamental Oxfam apelou ao Banco Mundial para entregar 1,7 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) de forma a ajudar os países atingidos pela epidemia do vírus Ébola a melhorar as suas infraestruturas de saúde.

“Este dinheiro é o mínimo para permitir a todos os habitantes da Libéria, da Serra Leoa, da Guiné Conacri e da Guiné-Bissau a acederem a cuidados de saúde gratuitos”, afirmou a Oxfam, em comunicado divulgado por ocasião das assembleias semi-anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. 

   Economia

Economista diz que Estado moçambicano assenta numa estrutura que promove a desigualdade

Maputo - O economista moçambicano João Mosca defendeu que o Estado de Moçambique tem uma estrutura deficitária, em que os interesses de forças políticas se sobrepõem aos interesses do povo, o que aumenta o nível de desigualdade económica no país.

"Não há uma política de desenvolvimento que beneficie o interesse nacional, diminuindo a pobreza. Pelo contrário, os interesses individuais e de grupos económicos fortalecem-se cada vez mais, criando uma economia cada vez mais desigual entre si", disse à Lusa o académico moçambicano, à margem da segunda jornada do 11.º Encontro com a História em Maputo, organizado no Centro Cultural Português (CCP).

   Desporto

Campeão do ‘Girabola’ angolano testa líder da competição

Luanda - O campeão angolano de futebol em título, Recreativo do Libolo, vai testar este fim-de-semana a atual liderança da competição do Interclube, naquele que será o jogo grande da nona jornada do ‘Girabola’.

Apesar de ocupar, à entrada da jornada, o quarto lugar da tabela, e ainda com um jogo em atraso, o Libolo, do Cuanza Sul, não vence para o campeonato há duas partidas e enfrentará em Luanda os ‘polícias’ do Interclube, sensação da prova até ao momento.

   Desporto

Marco Polo del Nero assume presidência da Confederação Brasileira de Futebol

Rio de Janeiro – O advogado Marco Polo del Nero assumiu na quinta-feira a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para um mandato de quatro anos, com polémicas abertas em diversas frentes e o desafio de recuperar o prestígio da seleção `canarinha´.

Del Nero, de 74 anos, dirigiu a Federacão Paulista de Futebol (FPF) desde 2003 e integrou também os comités executivos da FIFA e do Conmebol (Confederação sul-americana de futebol).