Boletim Moçambique

Quarta, 15 Abril 2015 • 37 notícias • 19073 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Primeiros repatriados moçambicanos partem quinta-feira da África do Sul

Durban - O primeiro grupo de moçambicanos em fuga da vaga de xenofobia na África do Sul parte na quinta-feira para um centro de trânsito criado na província de Maputo, disse à Lusa o alto comissário de Moçambique em Pretória, na quarta-feira.

Segundo Fernando Fazenda, o Governo moçambicano disponibilizou dois autocarros e um camião -  desde quarta-feira em Durban, principal foco da violência xenófoba contra comunidades estrangeiras africanas - e, na quinta-feira de manhã, começa o transporte do primeiro grupo de repatriados, sendo esperados ao início da noite no centro de trânsito de Boane.

   Moçambique

Cerca de 300 moçambicanos obrigados a fugir da xenofobia na África do Sul - Governo

Maputo - O Governo moçambicano afirmou na quarta-feira que o número de moçambicanos que fugiram da violência xenófoba na África do Sul aumentou para cerca de 300, depois de mais de 20 pessoas se terem refugiado numa esquadra devido aos ataques.

"Cerca de 20 a 30 pessoas estavam na esquadra sob proteção policial e até ontem [terça-feira], seriam evacuados para um dos dois centros instalados para a acomodação das vítimas desta violência", disse à emissora pública Rádio Moçambique o diretor dos Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Fernando Manhiça.

   Moçambique

Reconstrução após as cheias avaliada em 280 ME - Governo

Maputo - O Governo moçambicano estima em 280 milhões de euros o montante necessário para a reconstrução das infraestruturas destruídas pelas cheias, tendo assegurado cerca de 46 milhões de euros, anunciou o Conselho de Ministros moçambicano.

Em conferência de imprensa, a porta-voz do Conselho de Ministros moçambicano, Ana Comoane, afirmou que mais de 28 milhões de euros do total do dinheiro necessário para a reconstrução após as cheias serão destinados à reabilitação de linhas férreas.

   MOçambique

Anadarko quer assinar este ano acordo para produzir LNG em 2019

Maputo - A petrolífera Anadarko poderá assinar nos próximos meses um acordo comercial com Moçambique, que fará o país saltar para o pódio dos exportadores mundiais de gás natural liquefeito, disse uma fonte oficial da empresa à Bloomberg.

A petrolífera norte-americana deverá assinar "nos próximos meses" um acordo que dá 'luz verde' a um projeto em Moçambique que, se as autorizações governamentais forem suficientemente rápidas, poderá começar a produzir em 2019", acrescentou o diretor da empresa em Moçambique, John Peffer, em declarações à agência financeira Bloomberg.

   MOçambique

Governo espanhol atribui 46,55 ME para áreas sociais 

Maputo - O Governo de Espanha vai ajudar com 46,55 milhões de euros as áreas de saúde, educação e agricultura nas zonas rurais moçambicanas, durante os próximos três anos, no âmbito de um acordo bilateral assinado em Maputo, na quarta-feira.

O entendimento para o apoio espanhol às áreas sociais em Moçambique foi assinado pela vice-ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, e pelo secretário de Estado de Cooperação Internacional de Espanha, José Manuel Garcia Aldaz.

   MOçambique

Populações de distrito moçambicano de Magude preocupados com a caça furtiva

Maputo – A caça furtiva e os roubos de gado no distrito de Magude, Moçambique, estão a preocupar agricultores e criadores de gado, que pedem às autoridades a intervenção de outras forças de segurança no combate aos crimes.

“A polícia de proteção de recursos naturais está a fazer bom trabalho, mas os criminosos, particularmente os caçadores de rinocerontes, tal como os ladrões de gado, sofisticaram as suas táticas e, ao que tudo indica, gozam de proteção de alguns agentes da polícia”, afirmou um dos residentes de Magude, no norte de Maputo, falando no âmbito da visita do governador da província, Raimundo Diomba, à região, citado pela Agência de informação de Moçambique.

   Angola

Hospital de Luanda aumenta carga laboral de enfermeiros de 30 para 42 horas

Luanda - A falta de pelo menos 200 enfermeiros levou a direção do Hospital Américo Boavida, a segunda maior unidade hospitalar de Angola, a aumentar a carga laboral semanal de 30 para 42 horas, gerando descontentamento dos profissionais.

A decisão foi ainda justificada com a necessidade de uma maior presença de enfermeiros junto dos doentes, evitando igualmente o elevado número de óbitos que se regista, de diminuir a carga de trabalho individual e aumentar o rácio enfermeiro/cama.

   Angola

Angola com "grande recuperação" na produção de petróleo de janeiro a março - BPI

Lisboa - A unidade de análise económica do BPI considerou na quarta-feira que a produção de petróleo em Angola, no primeiro trimestre, aumentou para cerca de 1,8 milhões de barris por dia, demonstrando "uma grande recuperação" face ao ano passado.

"A quantidade de petróleo extraída em Angola durante os primeiros meses do ano aumentou para cerca de 1,8 milhões de barris por dia, em média, entre janeiro e março, segundo dados da Bloomberg, o que representa uma grande recuperação face à produção média do ano passado (1,65 milhões de barris por dia", escrevem os analistas do BPI, numa nota de análise a que a Lusa teve acesso.

   Angola

Angola na Expo Milão com o maior projeto de sempre apesar da crise

Luanda - Angola vai participar na Expo Milão 2015 com o maior projeto até hoje realizado, numa planificação que há dois anos não ultrapassou os 11 milhões de dólares e que conta agora com restrições devido à crise económica.

A informação foi avançada quarta-feira à imprensa pela comissária nacional de Angola para a Expo 2015, Albina Assis, durante a apresentação da participação angolana naquele evento, que arranca dentro de 15 dias.

   Brasil

Milhares protestaram em todos os Estados brasileiros contra projeto de lei de 'outsourcing'

São Paulo - Milhares de pessoas protestaram na quarta-feira em 21 Estados brasileiros e no Distrito Federal contra o projeto de lei que aumenta a possibilidade de 'outsourcing' para todas as atividades empresariais.

Convocados por centrais sindicais e movimentos sociais e juntaram também estudantes universitários, os protestos, que coincidem com bloqueios de estradas e greves em fábricas, portos e nos transportes públicos, foram convocados para defender reformas políticas e contra o que designam de agendas conservadoras, como a redução da maioridade penal.

   Brasil

Tesoureiro do partido de Rousseff detido por suspeita de corrupção

São Paulo - O tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT, da Presidente Dilma Rousseff), João Vaccari Neto, foi detido na quarta-feira, em São Paulo, por suspeita de envolvimento nos casos de corrupção na petroleira Petrobras.

Vaccari foi acusado por ex-dirigentes da petrolífera, que fizeram acordo com a Justiça, de receber subornos para financiar campanhas políticas do partido, inclusive a que antecedeu o primeiro mandato de Rousseff, em 2010. 

   Brasil

Polícia brasileira prende dois suspeitos de corrupção em empresa estatal

Brasília - A Polícia Federal brasileira prendeu hoje dois suspeitos de desvios de dinheiro da empresa Eletronorte, concessionária de serviço público de energia elétrica responsável pelo abastecimento de nove Estados do norte, nordeste e centro-oeste brasileiro.

A ação, denominada Operação Choque, tem o objetivo de investigar a presença de uma organização criminosa na Eletronorte, e foi feita em conjunto com o Ministério Público Federal e com a Controladoria-Geral da União (responsável pelo combate à corrupção no Governo federal).

   Brasil

Ambientalistas brasileiros contra cultivo de eucalipto transgénico

Brasília – Ambientalistas brasileiros contestam a decisão das autoridades de cultivarem comercialmente uma nova espécie de eucalipto geneticamente modificado, alertando para os riscos deste tipo de plantações.

"O nosso desafio agora é continuar a fortalecer a mobilização, em solidariedade às organizações e aos movimentos sociais brasileiros, e também em nível mundial, para interromper a propagação de árvores transgénicas," afirmou Anne Petermann, Coordenadora da Campanha para Deter as Árvores transgénicas (STOP Ge Trees), em nota.

   Brasil

Biblioteca Nacional brasileira lança página na internet com fotos históricas

Rio de Janeiro - A Fundação Biblioteca Nacional, dependente do Ministério da Cultura brasileiro, vai lançar na sexta-feira uma página na internet com duas mil fotos históricas do século XIX e das duas primeiras décadas do século XX.
O projeto, feito em parceria com o Instituto Moreira Salles, foi designado de Portal Brasiliana Fotográfica e tem como objetivo contribuir para a preservação do património fotográfico digital brasileiro, informou a Fundação.

   Brasil

Festival FESTin distingue em Lisboa os filmes brasileiros "A despedida" e "Alemão"

Lisboa - As produções brasileiras "A despedida", de Marcelo Galvão, e "Alemão", de José Eduardo Belmonte, foram distinguidos no FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que terminou quarta-feira em Lisboa.
De acordo com a organização, "A despedida", inspirado em factos reais, foi eleito a melhor longa-metragem pelo júri desta edição do FESTin. Nelson Xavier, protagonista deste filme, no papel de um homem de 92 anos que quer reviver o seu amor por uma mulher, 55 anos mais nova, foi eleito o melhor ator.

   Portugal

TAP surpreendida com marcação da greve que poderá ter um impacto superior a 70 M€

Lisboa - A TAP manifestou-se quarta-feira surpreendida com a decisão do Sindicato dos Pilotos de uma greve de 10 dias e o “impacto brutal” que esta poderá impor à companhia, calculando um prejuízo superior a 70 milhões de euros.

“A TAP tem estado sempre em negociações, nunca abandonou a mesa das negociações e foi surpreendida com a decisão do Sindicato dos Pilotos de aprovar uma greve de 10 dias, com início a 01 de maio deste ano”, disse quarta-feira à agência Lusa fonte oficial da transportadora aérea, lembrando que foi informada da decisão, mas que ainda não recebeu qualquer pré-aviso.

Os pilotos da TAP aprovaram uma greve de 10 dias, com início a 1 de maio, anunciou o Sindicato dos Pilotos.

   Portugal

Hotelaria desacelera embora mantenha "crescimento elevado" em fevereiro - INE

Lisboa – A hotelaria em Portugal manteve em fevereiro um “crescimento homólogo elevado” de 11,2% nas dormidas e 12,5% nos proveitos totais, mas a um ritmo “ligeiramente menor” do que em janeiro, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na quarta-feira.

Em fevereiro, registaram-se 2,2 milhões de dormidas, um acréscimo homólogo de 11,2%, que compara com os 13,4% de janeiro, enquanto os proveitos totais aumentaram 12,5% e os proveitos de aposento subiram 15,4%, contra os 18,1% e 17,9% do mês anterior, respetivamente. 

   Portugal

Ramos-Horta, Kasparov, Papandreou e Rasmussen nas Conferências do Estoril 2015

Lisboa – O ex-presidente timorense e Nobel da Paz José Ramos-Horta, o campeão de xadrez Garry Kasparov, o ex-primeiro-ministro grego George Papandreou e o ex-secretário-geral da NATO Anders Fogh Rassmussen são alguns dos oradores das Conferências do Estoril, entre 19 e 22 de maio.

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Moises Naim, pensador venezuelano autor do ‘best-seller’ “The End of Power" (2013), e José Manuel Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia, são outros dos nomes anunciados em conferência de imprensa em Lisboa, na quarta-feira.

   Timor-Leste

Woodside diz que continua empenhada no desenvolvimento do Greater Sunrise de Timor-Leste

Díli - A petrolífera australiana Woodside insiste que continua empenhada no desenvolvimento do campo de gás Greater Sunrise, no Mar de Timor, afirmando no seu relatório trimestral que é "vital" um acordo entre Timor-Leste e a Austrália.

O projeto, atrasado pelo impasse na definição das fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália e por diferenças de opinião sobre o modelo de refinação – flutuante ou em terra, no sul de Timor-Leste –, merece uma curta referência no relatório do primeiro trimestre deste ano.

   Timor-Leste

Ministros da Educação da CPLP aprovam em Díli estratégia de cooperação multilateral

Díli - Os ministros da Educação dos nove Estados membros da CPLP deverão aprovar na sexta-feira, em Díli, uma estratégia de cooperação multilateral no domínio educativo, que definirá, com "metas realistas e quantificáveis, um ambicioso plano de ação".

Assente em decisões de reuniões e conferências ministeriais educativas prévias, o plano de ação será debatido durante a 1ª Reunião Extraordinária dos Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o primeiro encontro setorial da presidência de Timor-Leste da CPLP. 

   Timor-Leste

PM entrega declarações de bens do Governo no Tribunal de Recurso

Díli - O primeiro-ministro timorense entregou, na quarta-feira, ao presidente do Tribunal de Recurso, Guilhermino da Silva, as declarações de bens dos 37 membros do VI Governo Constitucional de Timor-Leste, num "sinal de transparência" e "manifestação do compromisso contra a corrupção".

"Vim cumprir o que a lei prevê sobre as declarações de interesses. Amanhã [quinta-feira], o Governo completa 60 dias e, conforme a lei manda, vim aqui entregar as declarações dos 37 membros do Governo que tomaram posse no dia 16 de fevereiro", disse Rui Maria Araújo, depois de entregar o envelope em formato A4, selado, cujo conteúdo permanecerá confidencial.

   Guiné-Bissau

Projeto internacional reduz escassez de alimentos em 30 aldeias 

Bissau - O período anual de escassez de alimentos em 30 aldeias da Guiné-Bissau foi reduzido de quatro meses para um, graças a um projeto internacional que beneficiou 3.500 pessoas, anunciou a delegação da União Europeia (UE) na terça-feira, em Bissau.

O "Projeto de Apoio à Melhoria da Segurança Alimentar, Promoção Económica das Fileiras Agrícolas e Florestais na Guiné-Bissau e Cabo-Verde" vai ser oficialmente encerrado na quinta-feira com uma cerimónia no Centro Camponês de Djalicunda, região de Oio, centro do país.

   Guiné-Bissau

Detidos 20 agentes por furto de cabos elétricos no Estádio Nacional 

Bissau - A Polícia Judiciária da Guiné-Bissau anunciou na quarta-feira a detenção de 23 pessoas – 20 das quais agentes de forças policiais - por suspeitas de furto de cabos elétricos no Estádio Nacional 24 de Setembro.

O diretor-geral adjunto da PJ guineense, Fernando Jorge Costa, revelou, em conferência de imprensa, que os suspeitos são três civis e 20 agentes das forças de ordem encarregados de manter segurança no estádio.

   Guiné-Bissau

Diplomata finlandês considera Amílcar Cabral um dos maiores pensadores africanos

Coimbra – O embaixador emérito da Finlândia Mikko Pyhälä defendeu na quarta-feira, em Coimbra, que Amílcar Cabral e Nelson Mandela foram os maiores pensadores e dirigentes políticos de África.

Mas o dirigente sul-africano não hesitava em afirmar que Amílcar Cabral tinha sido “o principal pensador e maior dirigente político do continente africano”, sublinhou o diplomata finlandês, que falava à agência Lusa, em Coimbra, à margem da conferência ‘Entre a Finlândia e a Guiné. Mikko Pyhälä e Amílcar Cabral (1970-1971): Testemunho de um antigo dirigente da União Internacional de Estudantes (UIE)’.

   Guiné-Bissau

Centro Cultural Português da Guiné-Bissau vai promover curso de corá

Bissau - O Centro Cultural Português da Guiné-Bissau vai promover um curso de iniciação em corá, instrumento de cordas tradicional do Oeste de África, mas cada vez menos utilizado pelas novas gerações, explicou à Lusa fonte da organização.

A formação será dirigida por Demba Galissá, músico guineense e um dos artistas que lamenta "haver poucos jovens interessados em aprender" a tocar com "um dos símbolos da cultura guineense", referiu Fábio Sousa, representante do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em Bissau.

   Cabo Verde

FMI projeta crescimento de 3% na economia cabo-verdiana em 2015

Cidade da Praia - O Fundo Monetário Internacional (FMI), no seu último relatório mundial, projetou para 3% o crescimento da economia cabo-verdiana em 2015, percentagem que subirá para 4% entre 2016 e 2020.

No documento, o FMI realça que as projeções para Cabo Verde ficam abaixo da média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da África Subsaariana, estimada para 6,6% este ano e 7% em 2016.

   Cabo Verde

Boaventura Sousa Santos lança livro sobre justiça popular no arquipélago

Cidade da Praia - O investigador e sociólogo português Boaventura Sousa Santos vai apresentar, a 08 de maio próximo, na Cidade da Praia, o livro "A Justiça Popular em Cabo Verde", indicou o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na quarta-feira.

A obra do também professor universitário, lançada a 10 deste mês em Coimbra, baseia-se numa investigação sociológica feita pelo autor em 1983 e 1984, em pleno regime monopartidário, liderado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), sobre os então existentes "tribunais de zona" ou "tribunais populares".

   Mundo

Portugal e Brasil fundadores do novo banco internacional proposto pela China

Pequim - Portugal e Brasil integram os 57 membros fundadores do novo banco internacional proposto pela China, o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), anunciou o ministério chinês das Finanças, na quarta-feira.

Visto inicialmente em Washington como um desafio à ordem financeira internacional e uma espécie de concorrente do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial, o AIIB será formalmente estabelecido ainda este ano com um capital de 50.000 milhões de dólares e sede em Pequim. 

   Mundo

Europa e África coordenam meios para criar rede de emergência sanitária

Cidade da Praia - A Europa, as suas regiões ultraperiféricas e Cabo Verde estão a desenvolver um projeto com o objetivo de coordenar todos os meios que têm a sua disposição para criar uma rede de emergência sanitária e promover a saúde.

Segundo avançou à Lusa o coordenador do projeto Rede Euro Africana de Emergência Sanitária (REACT), José Manuel Vega, o objetivo é coordenar e colocar todos os meios de emergência sanitária que os países têm ao seu alcance para providenciar maior e melhor segurança às populações.

   Mundo

Comércio entre a China e países de língua portuguesa caiu 23,6% até fevereiro

Macau – As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa atingiram 15,02 mil milhões de dólares (14,1 mil milhões de euros) até fevereiro, valor que traduz uma queda de 23,6% face aos dois primeiros meses de 2014.

Dados dos Serviços de Alfândega da China, divulgados pelo Secretariado Permanente do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 7,09 mil milhões de dólares (6,69 mil milhões de euros) – menos 44,9% – e vendeu produtos no valor de 7,94 mil milhões de dólares (7,49 mil milhões de euros), mais 16,5% em termos anuais.

   Mundo

Papa afirma que eliminar diferenças entre sexos "é um passo atrás"

Cidade do Vaticano - O papa afirmou na quarta-feira, ao referir-se à chamada "teoria do género", que a eliminação das diferenças entre sexos "é um passo atrás", durante a audiência geral na praça de São Pedro.

"Pergunto-me se a crise de confiança coletiva em Deus, que tão desmoralizados, incrédulos e cínicos nos deixa, não está também ligada à crise da aliança entre o homem e a mulher", observou o papa argentino na audiência geral na praça de São Pedro, perante cerca de 30 mil fiéis de todo o mundo. 

   Economia

Falta de liquidez e confiança anulam esforço de Executivo angolano para relançar economia - Economist

Londres - A Economist Intelligence Unit (EIU) considera que os esforços de Angola para facilitar o acesso ao crédito e incentivar o investimento baseiam-se na existência de liquidez e confiança dos investidores, duas premissas quase inexistentes na atualidade.

De acordo com uma nota sobre o ambiente empresarial em Angola, enviada esta semana aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, os peritos da unidade de análise económica da revista britânica The Economist dizem que o Governo está a tomar medidas para diversificar a economia e promover o investimento, mas está a ter dificuldades em distanciar-se da imagem de um regime marcado pela corrupção.

   Economia

Bolsa de Hong Kong em alta com os títulos dos operadores de casinos de Macau no ‘vermelho’

Macau - A bolsa de Hong Kong tem vindo a registar recordes e ganhou já este ano 16,76%, num mercado que beneficia do "excesso de liquidez" na China e continua a ver os títulos dos operadores de jogo em queda.

Depois de valorizar em 2014 1,28% para os 23.605,04 pontos, o índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong já valorizou 16,76% em 2015 e fechou terça-feira nos 27.561,49 pontos.

   Economia

Economia brasileira vai regredir 0,5% e não crescer 0,5% - Business Monitor

Edimburgo - Os economistas e analistas regularmente consultados pela Business Monitor Internacional reviram em baixa a previsão de crescimento para o Brasil este ano, passando agora a prever uma recessão de 0,5% em vez de um crescimento de 0,5%.

De acordo com a tabela de previsões da consultora BMI, que é disponibilizada pela agência de informação financeira Bloomberg duas vezes por mês e que contém as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto em vários países, mostrando também a diferença relativamente à previsão da quinzena anterior, as perspetivas pioraram para o Brasil.

   Desporto

FC Porto venceu Bayern Munique por 3-1, na primeira mão dos 'quartos' da Liga dos Campeões

Porto – O FC Porto venceu quarta-feira o Bayern Munique por 3-1, em encontro da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

Ricardo Quaresma, aos três minutos, de grande penalidade, e aos 10, e o regressado colombiano Jackson Martinez, aos 65, apontaram os tentos dos portistas, enquanto o internacional espanhol Thiago Alcantara marcou para os bávaros, aos 28.

   Desporto

São Tomé e Príncipe pede apoio angolano para desenvolver desporto no país

Luanda - O ministro da Juventude e Desportos de São Tomé e Príncipe, Marcelino Sanches, pediu na quarta-feira o apoio de Angola para a construção e melhoramento de infraestruturas, bem como na massificação do desporto naquele país lusófono.

O governante são-tomense, que se encontra em Angola para uma visita de trabalho desde segunda-feira, manteve um encontro com o seu homólogo angolano, Gonçalves Muandumba, a quem expôs as necessidades do país.

   Desporto

Novak Djokovic conquista prémio Laureus e bate Cristiano Ronaldo

Xangai – O tenista sérvio Novak Djokovic venceu o prémio Laureus, que distinguiu o melhor desportista de 2014, superando, entre outros, o futebolista português Cristiano Ronaldo, foi anunciado durante a gala realizada em Xangai, na quarta-feira.

Djokovic, número um mundial, foi o escolhido de uma lista que, além de Cristiano Ronaldo, integrava também o piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o atleta francês Renaud Lavillenie, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márquez e o golfista britânico Rory McIlroy.