Boletim Moçambique

Segunda, 08 Janeiro 2018 • 22 notícias • 10970 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Governo moçambicano coloca 40 polícias à disposição da UA

Maputo - A Polícia da República de Moçambique (PRM) tem 40 agentes aptos para missões de manutenção de paz da União Africana (UA), disse o comandante-geral da corporação, citado segunda-feira pelo Notícias, o principal diário do país.

Bernardino Rafael afirmou que os referidos agentes estão treinados em termos tácticos e técnicos para integrarem missões de manutenção de paz da UA.

   Moçambique

Companhia indiana Essar inclui novo terminal em Moçambique num investimento de 417 ME

Maputo - A empresa indiana Essar incluiu segunda-feira a construção de um novo terminal de carvão no centro de Moçambique na sua carteira de negócios, orçada em 500 milhões de dólares (417 milhões de euros), para os próximos 30 anos.

Citando fontes da companhia indiana, a Agência de Informação de Moçambique (AIM) refere que, além do novo terminal de carvão em Sofala, a Essar pretende investir a verba na expansão da capacidade de tráfego portuário em Hazzira e Salaya, Índia.

   Moçambique

Australiana Mustang anuncia financiamento de 16,6 M€ para minas de rubi e grafite no norte de Moçambique

Maputo – A Mustang anunciou segunda-feira que conseguiu um financiamento de 19,95 milhões de dólares (16,6 milhões de euros), do fundo de investimento norte-americano Arena Investors LP, para a expansão da sua mina de rubis e grafites em Moçambique.

Em comunicado, a companhia australiana Mustang refere que o financiamento será desembolsado em sete prestações.

   MOçambique

Cálculo da pensão por velhice baixa de 120 para 60 meses em Moçambique

Maputo – O cálculo da pensão por velhice baixou, a partir de segunda-feira, de 120 para 60 meses de desconto em Moçambique, com a vigência do novo regulamento da Segurança Social Obrigatória, anunciou o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Com as novas regras de cálculo da pensão, os contribuintes que atingirem a idade da reforma – 60 anos para os homens e 55 para as mulheres – devem ter descontado, no mínimo, o equivalente a 60 meses, para terem acesso à pensão de reforma.

   MOçambique

Mais de 22.500 candidatos disputam 2.870 vagas na maior universidade moçambicana

Maputo – Mais de 22.500 candidatos iniciaram sgeunda-feira a disputa por 2.870 vagas para ingressar na Universidades Eduardo Mondlane (UEM), a maior e mais antiga instituição pública de ensino superior em Moçambique.

“Tal como nos últimos anos, o número de candidatos por género matem-se repartido quase de forma equitativa, sendo 49% para o feminino e 51% para o masculino”, refere o Centro de Comunicação e Marketing da UEM, numa nota pública divulgada na internet.

   Angola

PR angolano espera que José Eduardo dos Santos cumpra promessa de sair em 2018

Luanda - O Presidente da República de Angola, João Lourenço, disse segunda-feira que não sente crispação com o ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, mas aguarda que cumpra o compromisso anteriormente assumido, de deixar a liderança do partido em 2018.

“Só a ele compete dizer se o fará, se vai cumprir com esse compromisso. Quando isso vai acontecer, só a ele compete dizer”, disse o Presidente da República, que falava nos jardins do Palácio Presidencial, em Luanda, na sua primeira conferência de imprensa com mais de uma centena de jornalistas de órgãos nacionais e estrangeiros, quando passam 100 dias após ter chegado à liderança no Governo.

   Angola

João Lourenço admite mexer no Fundo Soberano dentro de dias e não afasta exonerações

Luanda – O Presidente angolano, João Lourenço, admitiu segunda-feira aplicar, nos próximos dias, medidas propostas pelo Ministério das Finanças sobre a gestão do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), não descartando exonerar a administração.

Questionado sobre o facto de não ter exonerado o conselho de administração do FSDA, liderado por José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, João Lourenço disse que decorre um diagnóstico à gestão daquela instituição, que gere ativos financeiros do Estado angolano no valor de 5.000 milhões de dólares.

   Angola

Presidente rejeita perseguição a família do ex-chefe de Estado

Luanda – O Presidente angolano rejeitou segunda-feira insinuações de haver perseguição aos filhos do ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, considerando esta “uma forma incorreta de se analisar o problema”.

“Nós não perseguimos pessoas”, afirmou o chefe de Estado, na primeira conferência de imprensa do Presidente João Lourenço.

O Presidente escusou-se também a explicar os motivos que o levaram a exonerar Isabel dos Santos do cargo de presidente do conselho de administração da petrolífera Sonangol, limitando-se a citar o habitual enquadramento, da “conveniência de serviço”.

   Angola

Presidente diz que precisa de “coragem e determinação” para combater a corrupção

Luanda – O Presidente angolano admitiu segunda-feira que precisa de ter “coragem e a determinação” para garantir, com êxito, combate à corrupção em Angola, reiterando que o fenómeno atingiu os níveis atuais devido à impunidade.

“A estratégia para garantir o êxito nesta luta contra a corrupção só tem duas palavras: coragem e determinação. E vamos buscar forças no sentido de não nos faltar essa coragem e essa determinação”, disse numa conferência no Palácio Presidencial.

   Brasil

Investigador brasileiro diz que número de imigrantes em Portugal é superior aos dados oficiais

São Paulo – O investigador brasileiro Marcelo Migowski Ferreira considera que o número de brasileiros a viver em Portugal é superior à estatística oficial, salientando que muitos vivem de modo ilegal.

Autor do livro "Destino Portugal, Sonho ou Realidade?", Marcelo Migowski Ferreira explicou que o número de brasileiros em Portugal tem vindo a aumentar no último ano, após um decréscimo nos anos anteriores, uma situação agravada pela crise económica e pela violência nas ruas.

   Brasil

Mais de metade dos brasileiros apoia restabelecimento da pena de morte

São Paulo – O número de brasileiros que apoia o restabelecimento da pena de morte no país cresceu de 47% para 57% em dez anos, segundo uma sondagem divulgada segunda-feira pelo Instituto DataFolha.

O apoio da população brasileira à aplicação da pena de morte é o mais alto desde 1991, quando o Instituto Datafolha incluiu o assunto nas suas pesquisas.

   Brasil

Justiça brasileira aprova plano de recuperação judicial da operadora Oi

Lisboa – O juiz Fernando Viana, da 7.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, homologou segunda-feira o plano de recuperação judicial da operadora de telecomunicações brasileira Oi, aprovado em assembleia-geral de credores no final de 2017.

“Considerando a aprovação do plano pela maioria expressiva dos credores das recuperandas [empresas que compõe a Oi], na AGC [Assembleia-Geral dos Credores] realizada em 19/12/2017, que aguardam a homologação do Poder Judiciário, e uma vez examinados os aspetos de legalidade do plano, resta ao Juízo Recuperacional ratificar por homologação a decisão soberana dos credores”, escreveu o juiz na sentença a que a Lusa teve acesso.

A portuguesa Pharol, que é a principal acionista da operadora brasileira Oi, convocou uma assembleia-geral extraordinária daquela companhia para fevereiro, visando discutir o estatuto social da empresa, que o plano de recuperação judicial “viola”, bem como futuras ações judiciais.

   Brasil

Estado de São Paulo inicia em fevereiro vacinação em massa contra febre amarela

São Paulo – O governo do estado brasileiro de São Paulo informou segunda-feira que irá disponibilizar vacinas contra a febre amarela em todo seu território a partir de fevereiro, depois que a região registou mortes por causa da doença.

Ao todo, já foram confirmadas doze mortes pela doença no estado desde janeiro de 2017, porém, ainda existem casos em análise.

   Portugal

António Costa anuncia que défice rondará “seguramente” 1,2% do PIB

Porto – O primeiro-ministro, António Costa, anunciou segunda-feira que o défice de 2017 rondará “seguramente” o 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), “francamente” abaixo da meta inicial de 1,5%.

“O défice ficará francamente abaixo do 1,5%, que era a meta inicial, e rondará seguramente o 1,2% do PIB do ano passado”, disse durante uma intervenção na Fundação AEP, no Porto.

   Timor-Leste

Tribunal timorense confirma não inconstitucionalidade de regra sobre destituição presidente parlamentar

Díli – O Tribunal de Recurso timorense confirmou na sexta-feira a não inconstitucionalidade da norma do regimento do parlamento de Timor-Leste que permite a destituição, cumpridos alguns critérios, do presidente deste órgão de soberania.

A decisão, obtida pela Lusa e que foi transmitida ao presidente do Parlamento Nacional, a 12 deputados da oposição e ao Procurador-Geral da República responde assim a um pedido de fiscalização da constitucionalidade, feito no mês passado pelo presidente do Parlamento, Aniceto Guterres Lopes.

   Macau

Nova ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau pode abrir em maio ou junho

Macau - A nova ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau poderá abrir em maio ou junho próximos, dependendo dos trabalhos de construção dos postos fronteiriços em Zhuhai e Hong Kong, noticiou segunda-feira o jornal China Daily.

Sem precisar uma data exata para a abertura da ponte, o diário, que citou fontes não identificadas, acrescentou que o posto fronteiriço em Macau deverá ser o primeiro a ficar pronto, dado o ritmo dos trabalhos. 

   Guiné-Bissau

Ministro das Pescas guineense nega acusações de corrupção denunciadas pelo líder do parlamento

Bissau – O Ministério das Pescas da Guiné-Bissau negou segunda-feira as acusações de alegada corrupção naquela instituição lançadas pelo líder do parlamento, que disse citar uma conversa com o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país.

No passado dia 29 de dezembro, em declarações aos jornalistas, à margem dos trabalhos parlamentares, o líder do hemiciclo guineense, Cipriano Cassamá, referiu ter sido informado pelo representante do FMI no país, Oscar Melhado, que havia fortes indícios de corrupção no atual governo da Guiné-Bissau.

   Guiné-Bissau

Guardas prisionais na Guiné-Bissau iniciam greve de cinco dias

Bissau – Os guardas prisionais da Guiné-Bissau iniciaram segunda-feira uma greve de cinco dias para reivindicar melhor enquadramento legal da profissão e ainda melhoria de condições nos centros de detenção, afirmou o presidente do sindicato da classe, Iazaldo da Silva.

Desde 2011 que os guardas dos três centros de detenção da Guiné-Bissau (Bandim, Mansoa e Bafatá) estão a exigir aos sucessivos governos que a sua nomeação seja publicada no Boletim Oficial (equivalente ao Diário da República), mas sem sucesso, precisou o sindicalista.

   Guiné-Bissau

Confirmada morte de três cidadãos da Guiné-Bissau no ataque em Casamança

Bissau – Três cidadãos da Guiné-Bissau contam-se entre 13 vítimas mortais de um ataque de rebeldes do movimento separatista da Casamança, no sábado, indicou segunda-feira à Lusa fonte diplomática guineense, em Ziguinchor, província do sul do Senegal.

Segundo a fonte, as vítimas são três homens (25, 26 e 35 anos) e estavam na zona a trabalhar na extração de madeira nas matas da Casamança quando foram atacados pelos rebeldes independentistas que lutam pela separação daquela província do resto do Senegal.

   Cabo Verde

Governo de Cabo Verde dá 453 mil euros a instituições para ajudarem afetados pela seca

Praia – O Governo de Cabo Verde deu segunda-feira 453 mil euros a três instituições religiosas de solidariedade social para desenvolverem ações junto das famílias afetadas pela seca e pelo mau ano agrícola.

Cabo Verde registou este ano níveis muito baixos de chuva, o que comprometeu quase na totalidade a campanha agrícola no país, afetando muitas famílias do meio rural. 

   Mundo

Oprah Winfrey põe auditório dos Globos de Ouro de pé com poderoso discurso

Los Angeles - Oprah Winfrey, uma das mulheres mais influentes do mundo, pôs de pé o auditório dos Globos de Ouro, com um discurso contra “os homens poderosos e brutais” que dominaram o mundo, afirmando que “o seu tempo chegou ao fim”.

Foi com um grande aplauso que foram recebidas as palavras da apresentadora de televisão e atriz norte-americana, a quem foi atribuído o Globo de Ouro Cecil B. DeMille, por ser “um exemplo a seguir para mulheres e jovens”, além de “uma das mulheres mais influentes” da atualidade, segundo a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês).

   Economia

Fitch reconhece melhorias na banca portuguesa, mas alerta para má qualidade dos ativos

Redação – A recente melhoria nos perfis de crédito da banca portuguesa deverá continuar este ano, beneficiando da recuperação macroeconómica do país, mas a qualidade e rendibilidade dos seus ativos continua baixa, refere segunda-feira a agência de notação financeira Fitch.

“A descida do desemprego e uma suave, mas estável, recuperação no mercado imobiliário deverá beneficiar a atividade dos bancos, nomeadamente ao nível do crédito malparado e do volume de negócios”, sustenta a Fitch num relatório divulgado, considerando que “a gestão dos ativos problemáticos herdados da recessão e a transformação dos modelos de negócio tradicionais são os principais desafios enfrentados pelos bancos portugueses no médio prazo”.