Boletim Moçambique

Terça, 06 Março 2018 • 28 notícias • 13742 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Autoridades vão retirar 1.750 famílias das imediações da maior lixeira de Maputo

Maputo - O Governo moçambicano anunciou terça-feira que 1.750 famílias serão retiradas das imediações da lixeira de Hulene, onde 16 pessoas morreram em fevereiro, soterradas num aluimento, devendo ser mobilizados cerca de 80 milhões de euros para a operação.

Ana Comoana, porta-voz do conselho de ministros, anunciou terça-feira no final da reunião do órgão que numa primeira fase serão retiradas cerca de 400 famílias e a operação vai custar 17 milhões de euros.

   Moçambique

Moçambique está a colaborar no caso do português raptado na província de Sofala - Ministro

Lisboa – O ministro da Cultura e Turismo moçambicano, Silva Dunduro, disse terça-feira, em Lisboa, que Moçambique está a colaborar no caso do empresário português raptado há mais de um ano na província moçambicana de Sofala.

“O que posso dizer é que a última notícia que li da embaixadora de Portugal em Moçambique dizia que o Governo (moçambicano) estava a colaborar. Mais detalhes, provavelmente, só com a área diplomática. É verdade que sou do Governo, mas há áreas específicas para cada ministério (…)”, declarou o ministro moçambicano.

   Moçambique

Moeda moçambicana vai cair para 64 meticais por dólar este ano e 72 em 2019 - consultora

Londres - A consultora BMI Research considerou terça-feira que a moeda nacional de Moçambique deverá depreciar-se a médio prazo, sendo necessários 64 meticais para comprar um dólar na média deste ano e 72 meticais em 2019.

"A médio e longo prazo, mantemos a ideia de que a moeda vai depreciar-se contra o dólar e estamos a prever, no final de 2018 e 2019, níveis de 70 e 74, respetivamente", lê-se numa nota sobre a política monetária de Moçambique, que apresenta também o valor de 64 e 72 para a média deste e do próximo ano.

   Moçambique

Autoridades de Moçambique apreendem carne suspeita de propagar Listeriose

Maputo - O Instituto Nacional de Atividades Económicas (INAE) de Moçambique apreendeu na segunda-feira 163 quilos de produtos derivados de carne suspeitos de estarem contaminados com a bactéria da Listeriose, anunciou terça-feira o organismo.

"Temos brigadas no terreno e o comando deu ordem para que, nas províncias, cativassem essas carnes", referiu Rodrigo Chiure, delegado provincial do INAE em Maputo, citado terça-feira pela Rádio Moçambique.

   MOçambique

EUA defendem reformas para melhorar clima de negócios em Moçambique

Maputo - O subsecretário de Estado do Tesouro dos EUA, Eric Meyer, exortou terça-feira em Maputo as autoridades moçambicanas a apostarem em reformas para melhorar o ambiente de negócios, como forma de atrair mais investimento privado norte-americano.

Eric Meyer defendeu a necessidade de criação de um clima de negócios mais favorável em Moçambique, em declarações aos jornalistas, após encontrar-se com a direção da Confederação das Associações Económicas moçambicana (CTA) - principal associação patronal do país.

   MOçambique

Moçambique assina acordo para exploração de grafite no norte do país

Maputo - A companhia australiana Syrah anunciou terça-feira ter assinado com o Governo de Moçambique um acordo de mineração para exploração de grafite em Balama, norte do país.

"O acordo de mineração foi assinado por Max Tonela, ministro de Recursos Minerais e Energia, e pela Twigg Exploration and Mining, subsidiária da Syrah", refere a empresa em comunicado.

   Angola

ONU pede a Angola que pare com repatriamento unilateral de refugiados da RD Congo

Genebra  - A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) mostrou-se terça-feira preocupada com a decisão de Angola de repatriar refugiados congoleses sem que seja verificada a sua documentação.

Em causa está o facto de as autoridades angolanas terem repatriado 530 refugiados congoleses (480 destes sem qualquer documentação), entre os dias 25 e 27 de fevereiro, contrariando as recomendações da ACNUR. 

   Angola

Reservas angolanas renovam mínimos históricos e descem para 10.500 M€ em janeiro

Luanda - As reservas internacionais angolanas renovaram em janeiro mínimos históricos, caindo para 13.069 milhões de dólares (10.586 milhões de euros), menos 2% face a dezembro, elevando a uma quebra superior a 6.000 milhões de euros, no espaço de um ano.

A informação resulta de dados preliminares do Banco Nacional de Angola (BNA), compilados terça-feira pela Lusa, sobre as Reservas Internacionais Líquidas (RIL), que no espaço de um mês perderam, em valor, 283 milhões de dólares (229 milhões de euros).

   Angola

Cartões do ‘multicaixa’ angolano passam a ter chip eletrónico para reforçar segurança

Luanda - Os bancos angolanos vão ter de trocar mais de quatro milhões de cartões de débito da rede interbancária ‘multicaixa', que funcionam apenas com banda magnética e que vão passar a incorporar um chip eletrónico, como reforço de segurança.

A informação foi avançada em comunicado, a que a Lusa teve terça-feira acesso, pela multinacional Gemalto, líder mundial em segurança digital, que anuncia estar a fornecer à Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) de Angola a migração para o novo sistema, "mais seguro", com código e chip eletrónico nos cartões de débito.

   Brasil

Tribunal decide que Lula pode ser preso após conclusão de processo em 2ª instância

São Paulo, Brasil - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil negou terça-feira um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, votando a favor da execução da pena a que foi condenado, de 12 anos e um mês de prisão.
Os cinco magistrados do STJ negaram o recurso com o qual a defesa de Lula pretendia impedir que este fosse preso no final da análise de diligências pendentes no Tribunal da 4ª Região (TRF4).

   Brasil

Exército brasileiro eliminou 230 barricadas em favelas do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil – O Exército brasileiro eliminou 230 barricadas erigidas por traficantes de droga em várias favelas do Rio de Janeiro desde o início, em meados de fevereiro, da intervenção militar federal decretada pelo Presidente, Michel Temer, noticiou terças-feira a imprensa brasileira.

Grande parte dos esforços para retirar esses obstáculos concentrou-se, nos últimos dias, na comunidade conhecida como Vila Kennedy, na zona oeste da cidade carioca, onde as Forças Armadas utilizaram “maquinaria pesada” para desimpedir algumas vias, indicou a TV Globo.

   Brasil

Consultora BMI Research revê em alta crescimento do Brasil para 2,5% este ano

Londres - A consultora BMI Research melhorou terça-feira a previsão de crescimento económico do Brasil para este ano, antecipando agora uma expansão de 2,5% devido à perspetiva de subidas na confiança dos consumidores e dos investidores.

"A recuperação económica do Brasil vai acelerar em 2018, liderada pelo aumento do consumo privado e do investimento", lê-se numa nota de análise enviada aos investidores, e a que a Lusa teve acesso.

   Brasil

Temer está indignado com quebra de sigilo bancário e diz que vai divulgar os extratos

São Paulo, Brasil - O Presidente do Brasil, Michel Temer, ficou "indignado" com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de levantar o sigilo bancário sobre as suas contas, no contexto de uma investigação de corrupção, e decidiu divulgar todos os extratos.

É a primeira vez na história do Brasil que a Justiça ordena o levantamento do segredo bancário de um Presidente no exercício de seu mandato.

   Brasil

Tarifas anunciadas por Trump ameaçam siderúrgicas do Brasil - associação

São Paulo, Brasil - As tarifas anunciadas pelos Estados Unidos para importações de aço e alumínio são uma nova ameaça à indústria siderúrgica brasileira, considerou o presidente Milton Rego, presidente executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Citado pela agência Efe, Milton Rego receia que as medidas anunciadas pela administração Trump afetem as empresas brasileiras, que encontraram nas exportações a saída para enfrentar os prejuízos criados com a crise económica que atingiu o Brasil nos últimos anos.

   Timor-Leste

Acordos anteriores sobre Mar de Timor permitiram a Timor-Leste financiar o Estado – PM

Díli - Os anteriores acordos entre Timor-Leste e a Austrália sobre os recursos do Mar de Timor permitiram a Díli obter mais de 30 mil milhões de receitas que financiaram o Estado nos últimos 10 anos, disse terça-feira o primeiro-ministro timorense.

Por isso, defendeu Mari Alkatiri, em entrevista à Lusa, sem eles não teria sido possível sequer ter as condições para alcançar o acordo histórico que define a linha permanente de fronteira entre os dois países e que foi assinado em Nova Iorque.

   Timor-Leste

Timor-Leste e Austrália assinaram tratado que define fronteiras marítimas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, testemunhou terça-feira em Nova Iorque a assinatura de um histórico tratado que pela primeira vez vai delimitar as fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália, a linha mais polémica da relação bilateral.

O documento, cujos contornos exatos ainda não são conhecidos, coloca a linha de fronteira na posição defendida por Timor-Leste, ou seja, equidistante dos dois países, como Díli sempre reivindicou. 

   Timor-Leste

Xanana Gusmão acusa Austrália e comissão da ONU de conluio com petrolíferas – media

Díli - O ex-Presidente timorense Xanana Gusmão acusou a Austrália e uma comissão de conciliação da ONU de "conluio" com empresas petrolíferas para tentar que um gasoduto dos campos petrolíferos de Greater Sunrise siga para Darwin, segundo a rádio australiana ABC.

Numa carta obtida pela ABC e divulgada terça-feira, Xanana Gusmão - negociador principal das fronteiras com a Austrália - refere-se a uma suposta oferta pela Austrália de um gasoduto de 100 milhões de dólares se Timor-Leste aceitasse a opção do gasoduto para Darwin em vez de para a costa sul de Timor-Leste, como Díli tem defendido.

   Timor-Leste

Organização timorense celebra em Díli assinatura de tratado com Austrália

Díli - A organização timorense La'o Hamutuk organiza na manhã de quarta-feira em Díli uma celebração durante a qual quer acompanhar em direto a assinatura em Nova Iorque do histórico tratado de fronteiras entre Timor-Leste e a Austrália.

As celebrações começam às 07:00 locais (17:00 em Nova Iorque e 20:00 em Lisboa), no momento em que em Nova Iorque, e perante o secretário-geral da ONU, António Guterres, responsáveis dos dois países assinam o "Tratado entre a Austrália e a República Democrática de Timor-Leste que estabelece os seus limites marítimos no mar de Timor".

   Timor-Leste

Combate à corrupção em Timor-Leste é exemplo para país e região – ministra Justiça

Díli - Os esforços de combate à corrupção em Timor-Leste são um exemplo importante tanto para os timorenses como para a região da Ásia, ajudando a consolidar o país como um Estado de direito, disse terça-feira a ministra da Justiça timorense.

"Sei que há pessoas que não concordam por vezes com as penas aplicadas aos governantes, que dizem ser demasiado pesadas, mas acho que é um bom exemplo para a região e para nós, timorenses", disse Ângela Carrascalão em declarações à Lusa.

   Timor-Leste

Governo português saúda tratado de fronteiras entre Timor-Leste e Austrália

Díli - O Governo português saudou terça-feira o "histórico tratado" de fronteiras entre Timor-Leste e a Austrália que foi assinado em Nova Iorque e que permite aos dois países assegurarem a sua soberania.

"O Governo português congratula-se com a perspetiva da assinatura, perante o Secretário-Geral da ONU, do Tratado entre Timor-Leste e a Austrália para a delimitação das suas fronteiras marítimas comuns, no quadro de um longo processo de conciliação", indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

   Macau

População de Macau com ligeiro aumento em 2017

Macau, China – A população de Macau era, no final do ano passado, de 653.100 pessoas, mais 8.200 do que 2016, indicam dados oficiais terça-feira divulgados.

De acordo com a Direção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC), a população feminina representou 53% da população total do territótrio. 

   Guiné-Bissau

PR guineense ouve bancos sobre sanções impostas pela CEDEAO

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convocou terça-feira os representantes dos bancos no país para ser informado sobre o congelamento das contas dos 19 cidadãos guineenses alvo de sanções da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

No encontro com o chefe de Estado, participaram representantes do Banco da União, Banco da África Ocidental, Ecobank, Orabank, Banque Atlantique e do Banco da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

   Cabo Verde

Portugal tem “toda a vontade política” para aprofundar mobilidade com Cabo Verde – Ferro Rodrigues

Praia - O presidente da Assembleia da República disse terça-feira que existe "toda a vontade política" para aprofundar a mobilidade entre Portugal e Cabo Verde, mas lembrou as articulações necessárias com a União Europeia para a livre circulação no espaço lusófono.

"Há uma vontade expressa por este Governo e pelo Parlamento de aperfeiçoar os mecanismos bilaterais para que haja cada vez mais inter-relação e para que o facto de fazer parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) signifique alguma coisa para a vida das pessoas", disse Eduardo Ferro Rodrigues.

   Cabo Verde

Federação cabo-verdiana contra suspensão de salários a quase 400 professores

Praia - A Federação Cabo-verdiana dos Professores manifestou-se terça-feira contra a suspensão do salário a quase 400 professores com paradeiro desconhecido, entendendo que o Ministério da Educação deveria fazer um "trabalho pedagógico" para localizar os docentes e regularizar a situação.

No fim de semana, no final de uma vista de seis dias à ilha de Santo Antão, a ministra da Educação de Cabo Verde, Maritza Rosabal, anunciou que cerca de 20% dos docentes cabo-verdianos não estão inscritos em nenhuma atividade letiva e mandou suspender o salário a 390 docentes com paradeiro desconhecido para, assim, tentar localizá-los. 

   Cabo Verde

PM de Cabo Verde diz que ministro das Finanças é vítima de “cabala política”

Praia - O primeiro-ministro de Cabo Verde disse terça-feira, na cidade da Praia, que o ministro das Finanças, acusado de favorecer uma empresa de que é acionista, vai manter-se no Governo e adiantou que tudo não passa de "uma cabala política".

"Trata-se claramente de uma cabala política motivada por uma lei que foi aprovada pelo Parlamento, com os votos do PAICV (oposição) [...] e há toda uma encenação à volta deste tema no sentido de incriminar um ministro, um membro do Governo, com objetivos políticos partidários muito claros", disse Ulisses Correia e Silva, que falava no palácio do Governo, no final de uma visita de cortesia do presidente da Assembleia da Republica, Ferro Rodrigues.

   Mundo

Associação defende cooperação digital como motor de desenvolvimento da CPLP

Praia - O presidente da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), João Santana, considerou terça-feira, na cidade da Praia, ser "fundamental" a cooperação digital na CPLP, entendendo que poderá ser um "motor de desenvolvimento sustentável" da comunidade lusófona.

"É fundamental haver cooperação no domínio digital, suportada num modelo de governo e governança muito eficaz, que poderá ser um motor de desenvolvimento sustentável para os diferentes países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]", disse João Santana. 

   Mundo

Ferro Rodrigues quer CPLP com discurso político de defesa dos direitos humanos

Praia - O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, defendeu terça-feira, na cidade da Praia, que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve ter "um discurso político e oficial" de defesa dos direitos humanos.

Ferro Rodrigues, que falava aos jornalistas à saída de uma visita de cortesia ao primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, sublinhou igualmente "o papel importantíssimo" de Cabo Verde, enquanto próximo país a presidir à organização, "num contexto em que existem dificuldades em vários países da comunidade".

   Mundo

Exposição audiovisual inédita sobre José Saramago arrancou em São Paulo 

São Paulo, Brasil - Uma exposição audiovisual com imagens inéditas do escritor José Saramago, captadas pelo cineasta Miguel Gonçalves Mendes durante a gravação do documentário José e Pilar (2010), arrancou na cidade brasileira de São Paulo.

Chamada "Saramago - os pontos e a vista", a mostra traz reflexões do consagrado escritor português sobre si mesmo, a literatura e o mundo em momentos da intimidade até hoje não divulgados.