Boletim Moçambique

Quarta, 21 Fevereiro 2018 • 22 notícias • 10458 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moradores bloqueiam acesso a Maputo em protesto contra inundações

Maputo - Um grupo de moradores nas imediações da estrada circular de Maputo bloquearam quarta-feira a via, um dos principais acessos à capital, em protesto contra as inundações frequentes e a falta de condições num bairro, disse fonte policial.
O bloqueio aconteceu na extremidade norte da Costa do Sol, durou "cerca de meia hora e foi resolvido de forma tranquila", referiu Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo.

   Moçambique

Município de Maputo apoia 103 famílias vítimas do desabamento de lixeira

Maputo - Um total de 103 famílias estão a receber apoio num centro de acolhimento montado pelo município de Maputo, depois de terem perdido a casa e familiares no desabamento de parte da lixeira de Hulene, na segunda-feira, anunciaram as autoridades.
As operações de busca por sobreviventes terminaram na terça-feira sem que fossem encontrados mais corpos, disse hoje à Lusa a delegada do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Fátima Belchior.

   Moçambique

Moçambique suspende emissão de 100 bilhetes de identidade por suspeita de fraude

Maputo - A Direção Nacional de Identificação Civil (Dinic) de Moçambique suspendeu cerca de 100 pedidos de emissão de bilhetes de identidade, feitos nas primeiras duas semanas de fevereiro, por suspeita de fraude, anunciou aquele organismo.
"Já tivemos três cidadãos moçambicanos detidos por envolvimento em esquemas de falsificação de registos de nascimento para facilitar a obtenção de bilhetes de identidade", referiu Alberto Sumbane, porta-voz da Dinic, citado hoje pelo diário Notícias.

   Moçambique

Banco Africano de Desenvolvimento entrega hoje 28 milhões de dólares a Moçambique

Maputo - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) entrega hoje 28 milhões de dólares (22,7 milhões de euros) a Moçambique para apoiar dois projetos, um para combater os efeitos da seca e outro para desenvolvimento da agricultura e indústria.
A formalização de entrega dos donativos vai decorrer em cerimónia a realizar no Ministério das Finanças, em Maputo.

   Moçambique

Moçambique deverá reunir-se em março com credores para reestruturar dívida pública

Maputo - O Governo de Moçambique deverá reunir-se em março com credores comerciais da dívida pública do país para avançar nas discussões de reestruturação, anunciou quarta-feira o ministro das Finanças, Adriano Maleiane.
"Estivemos a trabalhar na estratégia para trazer a nossa dívida pública para níveis de sustentabilidade, interagimos com instituições relevantes e estamos em condições de ir a Londres discutir com os credores", referiu, sem detalhar quais.

   MOçambique

Suécia atribui 35,5 ME à Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique

Maputo - A Suécia atribuiu um apoio de 355 milhões de coroas (35,5 milhões de euros) para formação de doutorados e desenvolvimento científico na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique, anunciou hoje a embaixada daquele país europeu.
A verba vai ser aplicada ao longo de cinco anos para "desenvolver novos programas locais de mestrado e de doutoramento na UEM e fortalecer os já existentes", anunciou a representação diplomática em comunicado.

   MOçambique

PR de Moçambique inaugura fábrica de cimento com vista à autossuficiência

Maputo - O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, inaugurou quarta-feira uma nova fábrica de cimento na Matola, subúrbios de Maputo, no valor de 50 milhões de dólares (40,5 milhões de euros), investimento do grupo turco Limak Cement.
"É nossa expectativa que este empreendimento contribua para a estabilização de preços num cenário de elevados níveis de procura, face ao acelerado crescimento do ramo de construção", referiu Filipe Nyusi, citado pela Agência de Informação de Moçambique

   Angola

Chuvas mataram 47 pessoas na província angolana do Huambo desde setembro

Luanda - A atual época das chuvas em Angola já provocou, desde setembro do ano passado, só na província do Huambo, um total de 47 mortos e 38 feridos, informou a Proteção Civil.
O balanço, com dados até 20 de fevereiro, foi feito quarta-feira à agência Lusa pelo porta-voz do comando provincial do Huambo do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Bruno Miguel Laurindo, adiantando que as descargas elétricas e o desabamento de residências foram as principais causas de morte.

   Angola

Legalização de fortunas ilícitas angolanas em debate no parlamento

Luanda - O parlamento angolano discute na quinta-feira, em Luanda, duas propostas de lei sobre repatriamento de capitais, com a discussão centrada na possibilidade de legalização de dinheiro obtido e retirado do país de forma ilícita.
Em causa está a Proposta de Lei de Repatriamento de Recursos Financeiros Domiciliados no Exterior do País, de iniciativa do Presidente da República, e que deverá ter o apoio do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), maioritário no parlamento, e o Projeto de Lei do Regime Extraordinário de Regulação Patrimonial (RERP), de iniciativa da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).

   Angola

Angola emite 900 M€ de dívida para capitalizar bancos e empresas públicas em 2018

Luanda - O Governo angolano prevê emitir este ano quase 900 milhões de euros de dívida pública para capitalizar bancos e empresas públicas, de acordo com o Plano Anual de Endividamento (PAE) para 2018, a que a Lusa teve acesso.
A maior fatia das emissões específicas para capitalizações de instituições financeiras bancárias e não bancárias, através de Obrigações de Tesouro Não Reajustáveis (OT-NR) à taxa de câmbio, ascende a 150 mil milhões de kwanzas (580 milhões de euros), verba que o Governo pretende injetar diretamente no Banco de Poupança e Crédito.

   Angola

Comprar escritórios em Luanda é alternativa à desvalorização cambial mas não trava crise

Luanda - A aquisição de escritórios em Luanda está a ser encarada como uma forma de proteção dos investidores face à desvalorização do kwanza angolano, mas insuficiente para travar as quebras no negócio, que chegam aos 30%, em 2017.
A informação consta de uma análise ao mercado (2017/2018) feita pela consultora imobiliária angolana Pro-Prime, que perspetiva que em 2018 "deverá manter-se a tendência de aquisição de escritórios como investimento de refúgio face à desvalorização do kwanza", no mercado de Luanda.

   Angola

Líder do MPLA que solução para quadros do partido não reconduzidos

Luanda - O líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, quer ver corrigido o favorecimento da escolha de quadros do partido e a necessidade de posterior colocação, quando não são reconduzidos, que recorda arrastar-se desde "o tempo do partido único" em Angola.
José Eduardo dos Santos discursava quarta-feira na abertura de uma reunião do secretariado do Bureau Político (BP) do MPLA, realizada em Luanda, em que participaram os primeiros secretários provinciais do partido.

   Brasil

Lula da Silva diz que intervenção na segurança do Rio de Janeiro "é pirotecnia"

São Paulo - O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou quarta-feira que a intervenção federal na área de segurança pública no estado do Rio de Janeiro, decretada pelo Presidente Michel Temer, "é pirotecnia".
"Temo que esta intervenção no Rio de Janeiro seja uma coisa pirotécnica, seja uma questão de interesse político puro e simples", disse o Lula da Sila em entrevista à rádio Itatiaia.

   Portugal

PR/São Tomé: Marcelo pede "trabalho e dedicação" à comunidade portuguesa

São Tomé - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou quarta-feira à comunidade portuguesa em São Tomé e Príncipe para que trabalhe e se dedique ao país e prometeu que não vai demorar mais 18 anos a voltar.
"Apelo-vos ao vosso trabalho, à vossa dedicação, ao vosso amor por esta terra, é impossível não amar São Tomé e Príncipe", disse o chefe de Estado, num discurso na Embaixada de Portugal em São Tomé perante mais de uma centena de portugueses.

   Portugal

Manutenção dos emolumentos consulares na Venezuela “custou” 8 M€ a Portugal - governo

Porto - O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse quarta-feira que, em dois anos, Portugal deixou de arrecadar uma receita superior a oito milhões de euros por se recusar a atualizar os emolumentos consulares na Venezuela.
Em declarações à margem da conferência "As prioridades de política para os portugueses no mundo", na Universidade Lusíada, no Porto, José Luís Carneiro disse que "quando a Venezuela entendeu desenvolver uma política de desvalorização cambial para fazer face à sua crise económica e financeira Portugal foi o único país europeu que não atualizou os emolumentos consulares".

   Portugal

PR/São Tomé: Portugal assume a sua história "naquilo que tem de bom e de mau" - Marcelo

São Tomé - O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou quarta-feira homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em São Tomé e Príncipe, referindo que Portugal assume a sua história "naquilo que tem de bom e de mau".
"Portugal assume a sua história naquilo que tem de bom e de mau e assume nomeadamente e de forma especial neste instante e neste memorial aquilo que foi o sacrifício da vida e o desrespeito da dignidade de pessoas e comunidades", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

   Macau

Revogada licença ‘offshore’ da Caixa Geral de Depósitos em Macau

Macau - A autorização concedida à Caixa Geral de Depósitos (CGD) para o estabelecimento de uma instituição financeira ‘offshore’ sob a forma de sucursal em Macau foi revogada, indica uma ordem executiva publicada quarta-feira em Boletim Oficial.
A revogação da autorização, concedida à CGD em 2005, entra em vigor na quinta-feira.

   Cabo Verde

Movimento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde cresce 19,6% em 2017

Praia - Mais de 2,6 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos cabo-verdianos durante 2017, representando um aumento de 19,6% relativamente ao ano anterior, segundo o boletim estatístico da empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).
De acordo com o documento, disponível 'online', durante o ano de 2017, nos aeroportos de Cabo Verde movimentaram-se 2.649.231 passageiros, representando um crescimento na ordem dos 19,6%, em relação ao período homólogo.

   Cabo Verde

Cabo Verde desperdiça oportunidades de exportação para os EUA disponíveis há 18 anos

Praia - Cabo Verde desperdiça oportunidades de exportação para os EUA no âmbito do programa AGOA, que há 18 anos prevê isenção aduaneira a mais de seis mil produtos de países africanos, disseram quarta-feira fontes oficiais na cidade da Praia.
A constatação foi feita pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, a presidente da Cabo Verde TardeInvest, Ana Barber, e o embaixador dos EUA, Donald Heflin, durante um workshop sobre o programa "Crescimento e Oportunidades para a África - AGOA" (African Growth and Opportunity Act), criado há 18 anos pelos Estados Unidos da América.

   Cabo Verde

PR de Cabo Verde quer promoção do crioulo associada ao ensino de outras línguas

Praia - O chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, defendeu quarta-feira a "obrigação" de conjugar a preservação e promoção da língua materna cabo-verdiana com o ensino de outras línguas para assegurar a inserção dos cabo-verdianos no mundo.
"Somos obrigados a associar a preservação e promoção da nossa língua, enquanto instrumento de afirmação cultural no país e na diáspora, com o desenvolvimento e o acesso a outras, com destaque para o português", sustentou Jorge Carlos Fonseca.

   Mundo

Guterres pede “suspensão imediata” das “atividades de guerra” em Ghouta Oriental

Nações Unidas – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu quarta-feira a “suspensão imediata” de “todas as atividades de guerra” em Ghouta Oriental, o último grande bastião da oposição síria nos arredores de Damasco.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou hoje que desde domingo passado 296 pessoas, das quais 71 crianças e 42 mulheres, foram mortas e outras 1.400 ficaram feridas na sequência dos bombardeamentos e dos ataques de artilharia em Ghouta Oriental.

   Desporto

PR/São Tomé: Marcelo foi árbitro, mas num jogo de futebol em Neves 

São Tomé - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, exerceu quarta-feira a sua função de árbitro, mas num jogo de futebol entre crianças das escolas da Obra das Irmãs Franciscanas, em Neves, São Tomé e Príncipe.
O chefe de Estado levou muito a sério esta função e ainda marcou uma ou outra falta. Questionado sobre se se pode comparar esta arbitragem com a que faz na política portuguesa, respondeu: "há uma diferença aqui, nenhum deles conseguiu meter um golo".