Boletim Moçambique

Segunda, 12 Fevereiro 2018 • 17 notícias • 7954 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Bancos moçambicanos vão poder usar mecanismos para inutilizar notas em caso de assalto

Maputo - Os bancos moçambicanos vão poder utilizar mecanismos de segurança para inutilizarem notas com tinta ou outros produtos no caso de assalto a caixas automáticas e malas de transporte, anunciou segunda-feira o banco central.

"As entidades devem solicitar a autorização prévia do Banco de Moçambique para a instalação e utilização de sistemas inteligentes de neutralização de notas", lê-se no regulamento.

   Moçambique

Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) prepara oferta pública de venda na Bolsa de Moçambique

Maputo - A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) lançou segunda-feira um concurso para encontrar um parceiro para a operação de dispersão na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) de 7,5% das suas ações, anunciou a empresa.

A firma vai selecionar uma "entidade líder de intermediação financeira para prestar serviços relacionados com a organização, registo, obtenção de autorização, publicitação, lançamento e execução da oferta pública de venda (OPV) de ações da HCB", anuncia em comunicado.

   MOçambique

Índia disponível para ajudar camponeses moçambicanos

Maputo - A Índia vai aumentar a capacidade de armazenamento de feijão bóer para garantir o cumprimento de um acordo que tem com Moçambique sobre a importação do produto, anunciou segunda-feira o ministro de Estado das Relações Exteriores daquele país asiático.

"O Governo está a fazer um esforço para aumentar a capacidade de armazenamento para que se possa comprar aquilo que existe no mercado e garantir alguma estabilidade", disse Vijay Kumar Singh.

   MOçambique

Polícia moçambicana detém duas pessoas e apreende 13,5 quilos de cocaína

Maputo - A polícia moçambicana deteve duas pessoas e apreendeu cerca de 14 quilos de cocaína desde sexta-feira, disse segunda-feira à Lusa fonte daquela força de segurança.

A primeira detenção ocorreu na sexta-feira quando um homem de 41 anos viajava desde São Paulo, Brasil, com destino ao país de onde é natural, a Namíbia, com 85 cápsulas nos intestinos.

   MOçambique

Empresa contesta queixas por violação de direitos humanos em minas de rubis de Moçambique

Maputo - A empresa britânica Gemfields divulgou segunda-feira detalhes de um processo em que é acusada de violação de direitos humanos na exploração de minas de rubis em Montepuez, do norte de Moçambique, com o propósito de contestar as queixas.

De acordo com a empresa, os 29 queixosos pretendem chegar a acordo antes de acionar o processo em tribunal, mas a Gemfields diz que espera pela acusação para se defender perante um juiz.

   MOçambique

ONG moçambicana admite necessidade de referendo para rever Constituição

Maputo - O Centro de Integridade Pública (CIP), ONG moçambicana, alertou segunda-feira para a possibilidade de a revisão pontual da Constituição anunciada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na quarta-feira, exigir um referendo.

"Acabar com a eleição direta dos presidentes de municípios requer referendo e não um simples voto do parlamento", refere o CIP, num comunicado distribuído hoje.

   MOçambique

Aeródromo reabre ao estrangeiro para apoiar investimento em gás natural no norte de Moçambique

Maputo - O aeródromo da vila de Mocímboa da Praia, no norte de Moçambique, reabriu segunda-feira a voos internacionais não regulares de maneira a apoiar os investimentos em gás natural que se aguardam na região, anunciou fonte governamental.

A pista de dois quilómetros está a poucos minutos de percurso por terra ou por mar da península de Afungi, Palma, onde nos próximos cinco a seis anos deverá nascer uma zona industrial de produção de gás liquefeito para ser exportado em navios cargueiros para todo o mundo.

   MOçambique

Consórcio de gás natural financia formação de professores em Moçambique

Maputo - O consórcio que prepara a exploração de gás natural na designada Área 1 do norte de Moçambique vai atribuir 250 mil dólares americanos ao desenvolvimento de formação à distância de professores, anunciou em comunicado.

"A educação é um vetor importante para o desenvolvimento das crianças, por um lado, e do país, por outro", referiu Steve Wilson, vice-presidente da companhia petrolífera norte-americana Anadarko e diretor-geral da empresa em Moçambique.

   Angola

Angola gasta mais de 700.000 euros para monitorizar execução de medidas fiscais

Luanda - O Estado angolano vai gastar mais de 700.000 euros para monitorizar, externamente, a execução de dois planos governamentais, com várias medidas fiscais, segundo despacho presidencial a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o documento, de 06 de fevereiro, em causa está a "necessidade da boa implementação das ações do Ministério das Finanças" no Plano Intercalar do Executivo, a seis meses, aprovado no final de outubro, e no Plano de Estabilização Macroeconómica (PEM), para 2018.

   Angola

Luanda vai contar com mais de 4.000 novos professores

Luanda - A contratação de 4.000 novos professores e a construção de 300 novas salas de aulas vai permitir a entrada de cerca de mais de 50.000 alunos para o sistema de ensino, anunciou terça-feira o diretor da Educação de Luanda.

André Soma, que falava à imprensa no final da visita realizada segunda-feira por uma delegação da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), maior partido da oposição em Angola, disse que Luanda tem neste momento 106.000 alunos fora do sistema de ensino.

   Angola

Mais de 1.300 angolanos morreram em 2017 de tuberculose

Luanda - Angola registou 56.598 casos de tuberculose, que resultaram em 1.373 mortes, doença considerada pelas autoridades sanitárias angolanas um caso sério de saúde pública, revela um documento do Ministério da Saúde a que agência Lusa teve hoje acesso.

Os dados provisórios, por ausência ainda de informação das províncias do Cuando Cubango e Lunda Norte, dão conta que do total de casos registados, 5.989 foram tratados, e destes a maioria dos quais tuberculose pulmonar.

   Brasil

Brasileiro entre seis detidos em Marrocos com 541 quilos de cocaína

Casablanca, Marrocos – A polícia marroquina apreendeu 541 quilos de cocaína no porto de Casablanca e deteve seis pessoas, entre as quais um brasileiro que, aparentemente, é o chefe do grupo, noticiou segunda-feira a imprensa brasileira.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a cocaína estava num navio procedente de um país sul-americano (que não foi divulgado), segundo um comunicado do Ministério do Interior marroquino, e estava pronta para ser distribuída em Marrocos e noutros países. 

   Macau

Autora de "Cisnes Selvagens" convidada no Festival Literário de Macau

Macau, China - Jung Chang, a autora de "Cisnes Selvagens-Três filhas da China", vai participar no Festival literário de Macau, em março, que traz ao território mais de 60 convidados, anunciou segunda-feira a organização.

O diretor do Festival Literário de Macau-Rota das Letras, Ricardo Pinto, afirmou que a sétima edição do festival apresenta "o maior número de sempre" de participantes de "diferentes países", entre 10 e 25 de março. 

   Guiné-Bissau

Polícia guineense proíbe vigília por mortes de cidadãos na fronteira com o Senegal

Bissau - A polícia da Guiné-Bissau proibiu segunda-feira uma vigília que os Cidadãos Inconformados queriam realizar em frente à embaixada do Senegal para protestar contra os assassínios de cidadãos guineenses nas regiões da fronteira entre os dois países.

Sumaila Djaló, porta-voz do movimento, constituído essencialmente por jovens dos liceus e universidades guineenses, indicou à Lusa que a polícia "acabou por apresentar alegações contraditórias" momentos antes do início da vigília.

   Cabo Verde

Sindicato acusa administração de companhia aérea cabo-verdiana de dificultar negociações

Praia - Um sindicato cabo-verdiano acusou segunda-feira a administração da transportadora aérea pública TACV de dificultar as negociações e de pressionar os trabalhadores envolvidos no processo de pré-reforma, rescisão por mútuo acordo e mudança para a ilha do Sal.

"As negociações têm sido um pouco difíceis, ou seja, um jogo de equilíbrio extremamente difícil, uma vez que a administração tem alegado limitações financeiras. Estão a tentar conter os valores e os trabalhadores, através dos sindicatos, têm apresentado as suas razões sobre a mesa", explicou o secretário permanente do Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR), citado pela Inforpress.

   Cabo Verde

Barragens em Cabo Verde estão com menos de 3,6% de água devido à seca

Praia - O Governo cabo-verdiano voltou segunda-feira a apelar a população para "comportamentos sustentáveis" e "uso racional" da água, numa altura em que as barragens estão com menos de 3,6% da sua capacidade, devido à falta de chuva este ano.

"Nas cinco albufeiras monitorizadas pela ANAS, o volume de água armazenado é inferior a 3,6% da sua capacidade. Face à seca que fustigou o ano de 2017, com acúmulo dos anos anteriores, a situação agravou-se", avançou em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o presidente da Agência Nacional de Água e Saneamento.

   Desporto

Presidente da FIFA realiza esta semana visita a Cabo Verde

Praia - O presidente da FIFA, Gianni Infantino, chega na sexta-feira a Cabo Verde para uma visita de cerca de 24 horas, um mês após o presidente da CAF também ter estado no país, anunciou segunda-feira fonte oficial.

A informação foi avançada em conferência de imprensa pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, indicando que Gianni Infantino chega na sexta-feira à noite na cidade da Praia, onde permanecerá até o dia seguinte.