Boletim Moçambique

Sexta, 05 Janeiro 2018 • 29 notícias • 14342 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Autoridades cassam título de condução a 64 automobilistas na província moçambicana de Sofala

Maputo - O Instituto Nacional de Transportes Terrestres de Moçambique (INATTER) determinou a inibição de condução a 64 automobilistas para este ano por condução em estado de embriaguez e violação de regras de trânsito, na província de Sofala, centro de Moçambique.

O delegado do INATTER em Sofala, Gilberto Mambo, citado sexta-feira pelo Diário de Moçambique, o principal jornal da região, afirmou que os condutores alvos da ordem de inibição cometeram as infrações entre 27 de dezembro e 04 de janeiro.

   Moçambique

Cheias vão afetar 450 mil famílias na província moçambicana de Sofala

Maputo - As cheias vão afetar 450 mil famílias na província de Sofala, centro de Moçambique, durante a atual época chuvosa, que termina em abril, estimou sexta-feira o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Em declarações à emissora pública Rádio Moçambique, o porta-voz do INGC, Paulo Tomás, afirmou que oito embarcações já foram posicionadas nas principais bacias hidrográficas da província de Sofala, para operações de resgate e assistência humanitária.

   Moçambique

Renamo aponta irregularidades nos cadernos eleitorais para eleição intercalar de Nampula

Maputo - O principal partido da oposição em Moçambique, Renamo, alertou sexta-feira para alegadas irregularidades nos cadernos eleitorais que serão usados na eleição intercalar no município de Nampula, instando a Comissão Nacional de Eleições a sanar os vícios.

As supostas anomalias nos cadernos eleitorais foram evocadas pelo mandatário da candidatura da Resistência Nacional Moçambique (Renamo), André Majibire, em declarações aos jornalistas, no final da entrega de um protesto do partido na CNE.

   Moçambique

Produção da moçambicana HCB cai 11,53% em 2017 devido à seca

Maputo - A produção de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), centro de Moçambique, caiu 11,53% no ano passado, em comparação com 2016, devido à seca, divulgou sexta-feira a empresa.

Em comunicado enviado à Lusa, a HCB diz que, apesar da redução do volume de produção em termos homólogos, a quantidade de energia gerada em 2017 superou em 6,76% a meta fixada para esse ano, ultrapassando os 13,7 mil megawatts.

   Moçambique

Justiça moçambicana considera ilegal proibição pela polícia de vidros escuros em automóveis

Maputo - A Procuradoria da Cidade de Maputo considerou ilegal a proibição, pela polícia moçambicana, do uso de carros com vidros escuros, assinalando que o Código de Estrada em vigor no país não interdita a colocação de vidros com aquela cor.

A posição da Procuradoria da Cidade de Maputo, divulgada sexta-feira na íntegra pela comunicação social moçambicana, surge na sequência de uma interpelação do jurista e músico moçambicano Jaime Guambe, depois de ter sido instado pela Polícia de Trânsito em julho do ano passado a retirar os vidros escuros do seu automóvel.

   Angola

Angola quer produzir soro para tratar mordeduras de serpentes venenosas

Luanda - Angola pretende vir a produzir localmente, com o apoio de especialistas portugueses, brasileiros e cubanos, soro antiofídico para tratar pessoas mordidas por serpentes venenosas, mas precisa de 50.000 euros para avançar com o projeto, noticiou a Angop.

Os dados do Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX) referem que, em 2016, foram registados 3.708 casos de mordeduras de serpentes, sendo 22,6 por cento em homens e 37,6 em mulheres.

   Angola

Dólar no mercado informal de Luanda segue nos 430 kwanzas à espera da depreciação

Luanda - O preço para comprar um dólar norte-americano nas ruas de Luanda iniciou 2018 nos 430 kwanzas (2,20 euros), cotação praticamente inalterada, apesar da iminente depreciação da moeda nacional, com a introdução do regime de taxa de câmbio flutuante.

A cotação, que a Lusa constatou sexta-feira numa ronda pelo mercado informal da capital angolana, compara com a da primeira semana de 2017, quando o dólar atingiu o máximo de vários meses, nos 500 kwanzas (2,50 euros), descendo, já após as eleições gerais de agosto, para os 370 kwanzas (1,90 euros).

   Angola

Violações dispararam durante a quadra festiva em Angola

Luanda - O ministro do Interior de Angola manifestou sexta-feira preocupação com o aumento de casos de violações, em que são vítimas maioritariamente jovens menores, ocorridas durante a quadra festiva, num total de 35, mais 25 do que no ano passado.

Ângelo Veiga Tavares O governante angolano, que procedia à abertura da reunião de balanço final da operação "Luvuvamo", para garantia da segurança pública durante a quadra festiva, lamentou ainda que as violações tivessem ocorrido principalmente no seio familiar e entre pessoas conhecidas. 

   Angola

Polícia angolana registou 74 mortes e mais de 1.100 crimes durante a quadra festiva

Luanda - A polícia angolana registou 74 mortes por causas diversas durante a quadra festiva, além de 1.114 crimes comuns que resultaram na detenção de 1.317 cidadãos suspeitos, classificando a segurança pública neste período como regular.

Os dados constam do relatório do Posto de Comando Principal de Segurança à Quadra Festiva 2017/2018, apresentado sexta-feira em Luanda, após uma reunião liderada pelo ministro do Interior de Angola, Ângelo Veiga Tavares. 

   Angola

Surto de cólera matou sete pessoas em cidade angolana

Uíge, Angola - Um surto de cólera matou sete pessoas, entre 178 casos notificados nas últimas duas semanas, na cidade do Uíge, no norte de Angola, divulgaram sexta-feira as autoridades da província.

De acordo com informação do governo provincial do Uíge, o surto verifica-se desde 21 de dezembro e já obrigou ao reforço das equipas locais de assistência, com quatro médicos das Forças Armadas Angolanas (FAA), dois médicos e dois enfermeiros da Polícia Nacional de Angola, além de 13 médicos e dois profissionais de enfermagem do Ministério da Saúde.

   Angola

Angola aprova financiamentos de 345 M€ para maior barragem do país

Luanda - O Governo angolano aprovou a contratação de dois financiamentos, que totalizam 345 milhões de euros, para o projeto do Aproveitamento Hidroelétrico de Laúca, a maior barragem do país.

A informação consta de dois despachos presidenciais de final de dezembro, aos quais a Lusa teve sexta-feira acesso, aprovando os respetivos acordos de financiamento, o primeiro dos quais a celebrar com os britânicos do Standard Chartered Bank (SCB), no valor global superior a 220,5 milhões de euros.

   Angola

Noventa juízes concorrem a cinco vagas no Tribunal de Contas de Angola

Luanda - Noventa juízes concorreram a cinco vagas para conselheiros no Tribunal de Contas de Angola, segundo informação do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) a que a Lusa teve sexta-feira acesso.

De acordo com a mesma informação, desta lista de candidatos, sete não foram admitidos "por falta do tempo de serviço exigido" para o efeito, pelo que a lista definitiva do concurso público curricular para juízes conselheiros do Tribunal de Contas foi fechada com 83 candidatos. 

   Angola

Administração da TV pública angolana critica "contratos danosos” com filhos do ex-PR

Luanda - A administração da Televisão Pública de Angola (TPA) classificou sexta-feira como "leonino e de caráter abusivo" o contrato que vigorou até final de 2017, com empresas de dois filhos do ex-Presidente angolano, para gestão do canal 2.

Em comunicado a que a Lusa teve sexta-feira acesso, o novo conselho de administração da televisão pública, nomeado pelo chefe de Estado, João Lourenço, critica a forma como os contratos, que classifica como "altamente danosos", com a Semba Comunicação e Westside Investiments, foram implementados desde 2007, envolvendo, além da gestão da TPA 2, também o canal internacional.

   Brasil

Produção de veículos no Brasil cresce 25% em 2017

São Paulo, Brasil - A produção de veículos no Brasil cresceu 25,2% em 2017 relativamente a 2016, após três anos consecutivos de queda acentuada, anunciou sexta-feira a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A retomada na produção de veículos reflete a melhoria da situação económica do Brasil, cujo Produto Interno Bruto (PIB) deve apontar um crescimento de cerca de 1% em 2017 segundo projeções do Governo e do mercado.

   Macau

Macau com médicos suficientes para atender necessidades - Governo

Macau - O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau manifestou-se sexta-feira confiante de que há médicos suficientes para atender as necessidades, tentando sossegar deputados preocupados em particular com a falta de profissionais em áreas de especialidade.

“Os Serviços de Saúde procedem sempre ao recrutamento de profissionais de saúde para o Centro Hospitalar Conde de São Januário [CHCSJ] e à sua formação conforme as necessidades”, afirmou Alexis Tam, na Assembleia Legislativa, em resposta ao deputado Si Ka Lon, durante o plenário dedicado a interpelações orais.

   Macau

Governo de Macau reconhece falhas de segurança das fronteiras após incidente

Macau, China - O Governo de Macau admitiu sexta-feira falhas no âmbito da segurança nas fronteiras do território na sequência de um incidente recente em que um veículo entrou de forma violenta na Região Administrativa Especial procedente da China.

Este caso “demonstrou a existência de uma grande lacuna no âmbito da segurança dos postos fronteiriços de Macau” e “falta de comunicação entre os serviços de execução da lei das duas fronteiras”, afirmou o secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, citado num comunicado divulgado pelo seu gabinete.

   Macau

Aeroporto de Macau com recorde de 7,16 milhões de passageiros em 2017

Macau, China - O Aeroporto Internacional de Macau recebeu, ao longo do ano passado, 7,16 milhões de passageiros, um valor recorde em 22 anos de operação, anunciou a operadora.

Em comunicado, divulgado na quinta-feira, a Companhia do Aeroporto de Macau (CAM) indicou que o número traduz um aumento de 8% em relação a 2016.

   Guiné-Bissau

Acidente de viação na Guiné-Bissau faz dez mortos e 13 feridos – Governo

Bissau - Um acidente de viação ocorrido na Guiné-Bissau provocou dez mortos e 13 feridos graves, informou o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, adiantando que o país está de luto.

O acidente ocorreu na localidade de Bissauzinho, a 23 quilómetros de Bissau, quando duas viaturas de transporte de passageiros colidiram.

   Guiné-Bissau

Cidadãos Inconformados da Guiné-Bissau defrontaram polícias em jogo de futebol

Bissau - Uma partida de futebol juntou sexta-feira membros do Movimento de Cidadãos Inconformados com a crise politica na Guiné-Bissau (MCCI) e Policias de Intervenção Rápida (PIR), até aqui adversários, disse à Lusa Sumaila Djaló, porta-voz dos Inconformados.

O desafio de caráter amistoso proposto pela PIR, no âmbito de um torneio enquadrado nas comemorações do 25.º aniversário daquela corporação, foi aceite pelos Inconformados "como demonstração da boa-fé", precisou Sumaila Djaló.

   Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau nomeia responsável interino para 'secreta' do país

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, nomeou sexta-feira um novo responsável dos Serviços de Informação e Segurança (SIS, a 'secreta' guineense) em conselho de ministros extraordinário a que presidiu para se inteirar dos incidentes ocorridos na quinta-feira, em Bissau.

A nomeação do coronel Alfredo Vaz para o cargo de diretor-geral interino do SIS foi a principal decisão do conselho de ministros, o segundo ser presidido por José Mário Vaz, e que serviu para analisar o que o governo considera de "falha de comunicação" entre o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló e o ministro do Interior, Botche Candé.

   Cabo Verde

PR de Cabo Verde quer “mais rigor, determinação e informação” na politica governativa

Praia - O Presidente da Republica de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, pediu mais rigor, determinação e informação sobre "os processos essenciais da política governativa", considerando que a informação "trás transparência nos negócios públicos" e é "garantia de responsabilidade política".

"O direito de participar na vida pública e na direção dos assuntos do país impõe aos titulares dos órgãos de poder político o dever de manter informados os cidadãos e as suas organizações acerca dos assuntos públicos. A informação traz transparência nos negócios públicos e constitui uma garantia de responsabilidade pública dos órgãos do poder político e dos seus titulares", disse Jorge Carlos Fonseca.

   Cabo Verde

Primeiro-ministro de Cabo Verde diz que mandato é para cumprir até 2021

Praia - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, disse que tem um mandato para cumprir até 2021, depois de as mexidas no Executivo terem gerado especulação sobre a saída antecipada para preparar uma candidatura presidencial.

"Não. Temos um mandato para cumprir até 2021", disse Ulisses Correia e Silva, quando questionado pelos jornalistas sobre se estaria a preparar uma saída a médio prazo do Governo, depois de ter criado no novo desenho do Executivo o cargo de vice-primeiro-ministro.

   Cabo Verde

Cabo Verde aprova aumento do salário mínimo para 117,8 euros

Praia - O Governo de Cabo Verde aprovou o aumento do salário mínimo no setor privado de 11 mil (99,7 euros) para 13 mil escudos (117,8 euros), anunciou sexta-feira o ministro da Presidência do Conselho de Ministros.

"Estamos a cumprir o que foi acordado a nível da Concertação Social que é, durante o ano de 2018, aumentar o salário mínimo de 11 mil para 13 mil escudos. É compromisso do Governo, até final da legislatura, colocar o salário mínimo no valor de 15 mil escudos (cerca de 136 euros)", disse Fernando Elísio Freire.

   Cabo Verde

Cabo Verde investe 72 mil euros para reabilitar sede do Instituto de Língua Portuguesa

Praia - Cabo Verde vai investir 72 mil euros na reabilitação da sede do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e ratificar o acordo sobre o seu estabelecimento na cidade da Praia, anunciou sexta-feira o Governo.

"O acordo existe há oito anos e não tinha sido ratificado e, não sendo ratificado, a formalidade para a sua materialização fica comprometida. O Governo está a ratificar e a permitir que um conjunto de benefícios, privilégios e imunidades dos cidadãos que trabalham no IILP passe a ser efetivo", disse o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.

   Cabo Verde

Ex-presidente do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura de Cabo Verde proibido de sair do país

Praia - O ex-presidente do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura (FAAC) cabo-verdiano, Carlos Horta, foi proibido de sair do país, após ser detido por suspeita dos crimes de infidelidade, peculato e falsificação de documentos.

Detido na quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), Carlos Horta foi ouvido no mesmo dia por um juiz da Comarca da Praia, que lhe aplicou ainda a medida de coação Termo de Identidade e Residência (TIR) e o pagamento de uma caução de 500 mil escudos (4.534 euros).

   Cabo Verde

Governo cabo-verdiano compra novos carros, oposição critica medida em ano de seca

Praia - O Governo cabo-verdiano aprovou a compra, por ajuste direto, de oito carros destinados aos novos elementos que sexta-feira tomaram posse, medida criticada pela oposição que lembra o ano crítico que se vive no país devido à seca.

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, deu sexta-feira, ao final da tarde, posse a oito novos membros do executivo liderado pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, aumentando de 12 para 20 o elenco governamental.

   Cabo Verde

Companhia aérea cabo-verdiana TACV retoma voos para Boston quase três anos depois

Praia - A companhia aérea cabo-verdiana TACV anunciou sexta-feira que vai retomar, a partir de 15 de janeiro, os voos para a cidade norte-americana de Boston, a partir da capital cabo-verdiana, quase três anos após terem sido suspensos.

Em nota de imprensa, a companhia informou que os voos Praia/Boston/Praia serão realizados às segundas e sextas, a partir de 15 de janeiro. 

   Cabo Verde

Detido ex-presidente do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura de Cabo Verde

Praia - O ex-presidente do Fundo Autónomo de Apoio à Cultura (FAAC) de Cabo Verde, António Carlos Horta Tavares, foi detido na quinta-feira por suspeitas da prática dos crimes de infidelidade, falsificação de documentos e peculato.

A informação foi avançada pela Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde, indicando que a detenção, fora de flagrante delito, aconteceu no decurso das investigações da Secção Central de Investigação de Crimes Económicos e Financeiros da instituição.

   Mundo

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa sobe 29,47% até novembro

Macau, China - As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa subiram 29,47% nos primeiros 11 meses de 2017, em termos anuais homólogos, atingindo 107,75 mil milhões de dólares (89,24 mil milhões de euros).

Dados dos Serviços de Alfândega da China, publicadas na quinta-feira no portal do Fórum Macau, indicam que a China comprou aos países de língua portuguesa bens avaliados em 74,75 mil milhões de dólares (61,91 mil milhões de euros) - mais 32,21% - e vendeu produtos no valor de 32,99 mil milhões de dólares (27,32 mil milhões de euros), mais 23,66% em termos anuais homólogos.