Boletim Moçambique

Terça, 06 Fevereiro 2018 • 23 notícias • 10881 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Moçambique aprova plano para zona industrial de produção de gás natural liquefeito

Maputo - O Governo moçambicano aprovou terça-feira o plano de desenvolvimento do consórcio liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko para transformar a península de Afungi, norte de Moçambique, numa zona industrial de exportação de gás natural.

"O objetivo é permitir o desenvolvimento da atividade de liquefação de gás natural, de forma a viabilizar economicamente a exploração da Área 1 da Bacia de Rovuma", no oceano Índico, declarou Ana Comoana, porta-voz do Conselho de Ministros.

   Moçambique

Mães mentoras vão combater transmissão vertical de HIV em Moçambique

Maputo - O Ministério da Saúde vai trabalhar em conjunto com a organização internacional mothers2mothers (em português, de mães para mães) a partir deste mês para combater a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV, anunciaram as duas entidades.

"A transmissão vertical do HIV permanece teimosamente alta" em Moçambique, de acordo com uma avaliação da organização não-governamental consultada terça-feira pela Lusa.

   MOçambique

Mais de três mil microempresas moçambicanas formadas em gestão empresarial

Maputo – Cerca de três mil microempresas moçambicanas receberam formação em matérias ligadas à gestão empresarial em 2017, disse terça-feira fonte do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (Ipeme).

As empresas receberam formação em matérias de financiamento, empreendedorismo, gestão de negócios e contabilidade, segundo fonte do Ipeme, citada terça-feira pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

   MOçambique

Barragem que abastece Maputo tem pouca água devido à falta de chuva

Maputo - O governo de Moçambique apela à poupança de água na região da capital, Maputo, devido ao baixo nível de armazenamento da barragem dos Pequenos Libombos, que no último mês passou de 20,14% para 19,8%, segundo dados consultados pela Lusa.

O estado da albufeira reflete a precipitação abaixo da média registada na atual época das chuvas, que vai de outubro a abril, em quase toda a África Austral.

   Angola

Angola deve a Portugal cinco milhões de euros em atendimento médico

Luanda - A dívida de Angola com tratamento médico de cidadãos angolanos em Portugal ronda os cinco milhões de dólares, anunciou terça-feira o embaixador angolano em Lisboa.

Marcos Barrica disse que, por essa razão, os doentes em tratamento em Portugal passam por dificuldades. "Há dificuldades reconhecidas, que não são novas, periodicamente temos vindo a reportar e estamos a acompanhar. Há dificuldades temos que reconhecer isso", afirmou Marcos Barrica, em declarações à Rádio Nacional de Angola.

   Angola

Operação Fizz: Trabalho de ex-procurador em Angola dependia de arquivamento de processo, diz Paulo Blanco

Lisboa – O advogado Paulo Blanco, arguido no processo 'Operação Fizz', reiterou terça-feira que o ex-procurador Orlando Figueira só iria trabalhar para o Banco Privado Atlântico em Angola quando um processo contra Carlos Silva, presidente do banco, fosse arquivado pelo Ministério Público.

Paulo Blanco contou que a informação lhe foi passada por André Navarro, administrador executivo do BPA, e respondeu que não fazia ideia quando o juiz comentou que isso podia ser visto como uma forma de pressão.

   Brasil

Lula da Silva nega que tenha pensado em fugir do Brasil

São Paulo - O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou terça-feira que "a palavra" fugir "não existe" na sua vida, negando rumores de que poderia pedir asilo político noutro país se a sua prisão for decretada.

"A palavra fugir não existe na minha vida, sou cidadão brasileiro e estou orgulhoso de ser brasileiro", disse Lula da Silva, numa entrevista à "Radio jornal" de Pernambuco.

   Brasil

Viaduto desaba sobre carros na zona central da capital do Brasil

São Paulo - Parte de um viaduto em Brasília, capital do Brasil, desabou no início da tarde de terça-feira destruindo carros que estavam na zona.

Segundo dados preliminares divulgados pela Defesa Civil e da polícia local ainda não há informações sobre feridos.

   Brasil

Credores da Oi têm 20 dias para escolherem entre opções de pagamento

Lisboa – Credores da Oi têm até ao próximo dia 26 para escolherem as opções de pagamento, no âmbito do plano de recuperação judicial, cuja homologação por um tribunal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) foi publicada segunda-feira.

Segundo um comunicado da Oi, divulgado terça-feira pelo seu principal acionista, a Pharol, ao mercado português, com esta publicação “terá início o prazo de 20 dias, isto é, de 00:00 de 06 de fevereiro de 2018 até às 23:59 de 26 de fevereiro de 2018, para que os credores das recuperadas possam escolher entre as opções de pagamento de seus respetivos créditos, na forma previstas no Plano”.

   Brasil

Parlamento Europeu renova Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a UE e o Brasil

Estrasburgo - O Parlamento Europeu deu terça-feira luz verde à renovação do Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a União Europeia (UE) e o Brasil, salientando o papel deste país como parceiro de investigação e inovação.

A renovação do acordo, que entrou em vigor em 07 de agosto de 2007 e está a ser prolongado pela segunda vez por um período de cinco anos, foi aprovada com 504 votos a favor, 35 contra e 95 abstenções pelo hemiciclo, reunido em Estrasburgo, França.

   Brasil

Arguido do caso Lava Jato Raul Schmidt pede ao tribunal para ser libertado

Lisboa – O empresário luso-brasileiro Raul Schmidt, arguido do processo Lava Jato, apresentou ao tribunal um pedido de libertação, depois de ter sido detido no sábado para extradição, que terá de ser decidido pelo Supremo Tribunal no prazo de oito dias.

De acordo com informação enviada pelo Tribunal de Relação à agência lusa, Raul Schmidt interpôs na segunda-feira um pedido de ‘habeas corpus’, cuja decisão terá de ser tomada pelo Supremo Tribunal da Justiça no prazo de oito dias.

   Portugal

Operação Lex : Conselho Superior da Magistratura ratifica suspensão de Rui Rangel e Fátima Galante

Lisboa – O plenário do Conselho Superior da Magistratura ratificou terça-feira, por unanimidade, a suspensão preventiva de funções dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, dois dos arguidos na ‘Operação Lex’.

A decisão foi determinada na sexta-feira pelo vice-presidente deste órgão e ratificada terça-feirapelo plenário do Conselho Superior da Magistratura (CSM).

   Portugal

Portugal transmitiu à Guiné Equatorial que alternâncias no poder devem respeitar Constituição, diz Governo

Lisboa – Portugal transmitiu ao Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE, no poder) que as “alternâncias governativas” devem respeitar “a Constituição, leis fundamentais e processos democráticos”, disse terça-feira à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Na semana passada, o encarregado de negócios de Portugal em Malabo, Manuel Grainha do Vale, “foi chamado para um encontro com o secretário-geral do Partido Democrático da Guiné-Equatorial, Jerónimo Osa Osa Ecoro – procedimento que foi seguido pelas autoridades equato-guineenses para com a generalidade do corpo diplomático acreditado naquela capital”, afirmou à Lusa fonte oficial do MNE, em resposta a questões colocadas pela Lusa.

   Timor-Leste

Fretilin e PD, no Governo em Timor-Leste, podem fazer acordo pré-eleitoral, dizem líderes partidários

Díli - A Fretilin e o PD, partidos na coligação do Governo em Timor-Leste, podem alcançar um acordo pré-eleitoral para apoio mútuo após as eleições antecipadas previstas para maio, sendo menos provável uma coligação formal, segundo responsáveis ouvidos pela Lusa.

Mari Alkatiri, primeiro-ministro e secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) disse à agência Lusa que nada está excluído e que o primeiro passo para o debate é a conferência nacional do partido que decorre este fim de semana em Maliana.

   Timor-Leste

Timor-Leste deve escolher sistemas de governação eletrónica compatíveis, diz PM

Díli - Timor-Leste deve procurar escolher corretamente sistemas de governação eletrónica que sejam compatíveis entre si para garantir que o país, nesta matéria "não dá um passo em frente e dois atrás", disse terça-feira o primeiro-ministro timorense.

"Timor-Leste está vocacionado a ser um país com uma administração eletrónica digital eficiente e eficaz. E neste momento já temos diferentes sistemas de governação eletrónica, em alguns serviços, como a gestão das finanças públicas e pagamentos ou a base de dados da função publica, dois sistemas em que precisamos de maior interface entre si", afirmou Mari Alkatiri.

   Macau

Chefe do Governo de Macau pede investigação judicial a projeto imobiliário em Coloane

Macau - O chefe do Executivo de Macau enviou terça-feira para o Ministério Público o relatório de investigação sobre um projeto de construção no alto de Coloane para "garantir a proteção dos terrenos públicos" e dos interesses dos proprietários privados.

Em causa está a construção num lote, cujo projeto indica uma área registada na matriz muito superior à dimensão real e com descrições incorretas da localização.

   Guiné-Bissau

Estudo conclui que mutilação genital feminina diminui na Guiné-Bissau

Bissau - Um estudo divulgado terça-feira em Bissau pela Liga Guineense dos Direitos Humanos conclui que a prática de mutilação genital feminina (MGF) tem diminuído no país, pelo menos de forma aberta, ao passo que aumenta a violência contra a mulher.

Encomendado pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), o estudo resultou de uma recolha de dados sobre as práticas nefastas e a violência doméstica a partir de amostras recolhidas nas regiões de Bafatá, Oio, Cacheu e Bissau.

   Cabo Verde

Cabo Verde apoia Angola numa candidatura a membro permanente do CS da ONU

Luanda - O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde garantiu terça-feira total apoio do seu país a Angola no caso de apresentação de uma candidatura a membro permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A posição foi expressa por Luís Filipe Tavares, que chegou sábado a Luanda numa visita de três dias a Angola, para o reforço da cooperação bilateral.

   Mundo

Sismo em Taiwan faz pelo menos dois mortos, um desaparecido e 202 feridos

Taipé - Pelo menos duas pessoas morreram, uma desapareceu e 202 ficaram feridas num sismo de magnitude 6.4 que danificou seriamente seis edifícios e numerosas infraestruturas em Taiwan, indicaram na terça-feira as autoridades.

Seis edifícios de Hualien ficaram bastante danificados e três deles ruíram parcialmente, incluindo um hotel, com vários pisos inferiores soterrados.

   Economia

Economia do Brasil cresce 2% e inflação fica nos 3,5% este ano, antevê Consultora BMI

Londres - A consultora BMI Research antevê um crescimento de 2% para a economia brasileira este ano, acelerando a recuperação de 2017, quando o Produto Interno Bruto se expandiu 0,8%, depois de dois anos de recessão.

"A economia brasileira vai ganhar fôlego em 2018; prevemos que o PIB do país cresça 2% em 2018, acelerando face aos 0,8% estimados para o ano passado, que se seguem a uma contração de 3,6% em 2016", escrevem os analistas desta consultora do grupo da agência de notação financeira Fitch.

   Economia

Angola não cresce além de 2% nos próximos tempos, prevê Standard Bank

Londres - O gabinete de estudos económicos do Standard Bank considera que Angola vai crescer 1,2% este ano e que a expansão económica não ultrapassará os 2% "nos próximos tempos", acrescentando que as previsões governamentais “são otimistas”.

"O Orçamento do Governo para 2018 mostra que o PIB permaneceu em território positivo em 2016, com um crescimento de 0,1%, evitando a recessão que todos consideravam que tinha ocorrido, tal como indicado pelos dados do Instituto Nacional de Estatística, que mostrava uma contração de 4,3% até setembro", escrevem os analistas deste banco com forte presença em África.

   Economia

Moçambique depende de investimentos externos para crescer mais de 4% ao ano, considera Standard Bank

Londres - O gabinete de estudos económicos do Standard Bank considera que a economia de Moçambique deverá crescer 3,5% este ano e 3,9% em 2019, estando dependente dos investimentos estrangeiros nos recursos naturais para acelerar o crescimento.

"O crescimento do PIB vai continuar baixo até ao próximo 'boom' em investimento direto estrangeiro, que deverá estar associado com o desenvolvimento dos projetos do gás", escrevem os analistas deste banco com forte presença no continente africano.

   Desporto

Futsal/Euro: Portugal nas meias-finais, ao golear Azerbaijão por 8-1

Ljubljana – A seleção portuguesa de futsal qualificou-se terça-feira para as meias-finais do campeonato da Europa, pela quarta vez na sua história, ao golear o Azerbaijão por 8-1, marcando encontro com a Rússia, em Ljubljana, na Eslovénia.

A formação das ‘quinas’ resolveu o encontro na primeira parte, que atingiu a vencer por 5-1, com golos dois golos de Pedro Cary e outros tantos de Ricardinho, com um de Pany Varela pelo meio, depois de Everton Cardoso inaugural o marcador, aos 54 segundos.