Boletim Moçambique

Quinta, 25 Janeiro 2018 • 22 notícias • 10438 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Contagem de votos indicia segunda volta em Nampula, norte de Moçambique

Maputo - Os candidatos da Frelimo e Renamo à eleição autárquica intercalar de Nampula, segundo maior centro urbano de Moçambique, deverão ter que disputar uma segunda volta, de acordo com o apuramento parcial dos votos.

Amisse Cololo, candidato da Frelimo, partido no poder, tem 44,5% dos votos, enquanto Paulo Vahanle, cabeça de lista da Renamo, principal partido no poder, reúne 40%, de acordo com dados divulgados pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), quando falta apurar 40 das 401 mesas de voto.

   Moçambique

Moçambique aumenta receita de multas a estrangeiros, portugueses entre os mais infratores 

Maputo - O Serviço Nacional de Migração (Senami) de Moçambique quase que multiplicou por seis a receita com multas a estrangeiros em situação ilegal e os portugueses estão entre os mais infratores, anunciou quinta-feira o organismo.

O Senami arrecadou 11 milhões de meticais (148 mil euros) em 2017, contra dois milhões de meticais (26 mil euros) em 2016, referiu a porta-voz da instituição, Cira Fernandes, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

   Angola

Operação Fizz: Processo atinge diretamente ex-diretora do DCIAP, diz Orlando Figueira

Lisboa - O ex-procurador Orlando Figueira alegou quinta-feira que o processo Operação Fizz, em que está acusado, "toca diretamente no coração" da antiga diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) Cândida Almeida.
Acusado de se ter deixado subornar pelo ex-vice-presidente de Angola e antigo presidente da Sonangol, Manuel Vicente, Orlando Figueira admitiu que a intenção da Operação Fizz visou "tocar" Cândida Almeida, que "criou o DCIAP" e esteva na calha para ser Procuradora-Geral da República (PGR) antes de ser "ultrapassada pela direita" por Joana Marques Vidal.

   Angola

Angola só tem um médico para cerca de 4.400 habitantes 

Luanda - Angola conta atualmente com 6.400 médicos para uma população de cerca de 28 milhões de habitantes, número que a ministra da Saúde angolana considera insuficiente, defendendo por isso uma maior aposta na formação de quadros.

Sílvia Lutukuta, que falava à imprensa no final da sessão de abertura do XII Congresso Internacional de Médicos em Angola, que arrancou quinta-feira em Luanda, recordou a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que para cada mil habitantes exista um médico.

   Angola

Luanda comemora 442 anos por entre apelos à limpeza e conservação dos bens públicos

Luanda - O governador da província de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, desafiou quinta-feira cada munícipe a ser um 'governador' na área onde vive e assumir responsabilidades, desde logo, com a limpeza e conservação dos bens públicos.
A posição foi transmitida na mensagem do governador provincial aos munícipes, a propósito do aniversário da fundação da atual cidade de Luanda, a 25 de janeiro de 1576, pelo navegador português Paulo dias de Novais.

   Angola

Instituto de meteorologia angolano modernizado com investimento público de 9,3 M€

Luanda - O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola prevê investir mais de nove milhões de euros na modernização do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (Inamet), processo apoiado por França.

De acordo com a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018, em discussão na Assembleia Nacional até fevereiro, aquele ministério prevê avançar este ano com a primeira fase do projeto de modernização, que deverá prolongar-se até 2022.

   Brasil

Lula da Silva aceita ser pré-candidato pelo Partido do Trabalhadores

São Paulo, Brasil - O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aceitou oficialmente quinta-feira ser o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) nas próximas presidenciais do Brasil.
"Aceito a indicação de ser o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT)", disse Lula da Silva durante uma reunião em São Paulo do comité executivo nacional do partido, que aprovou por unanimidade a sua indicação para as eleições presidenciais do Brasil, previstas para outubro.

   Brasil

Quatro feridos, incluindo um polícia, em confrontos na maior favela do Rio de Janeiro

São Paulo - Quatro pessoas, incluindo um polícia, ficaram feridas em confrontos na Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, durante uma operação policial, anunciou fonte policial.

A Polícia Militar do Rio (PM) anunciou na rede social Twitter que realizou uma operação com uma unidade de elite, o CMI, na Rocinha, na qual três suspeitos foram feridos e cinco espingardas foram apreendidas.

   Brasil

Mais 68 municípios brasileiros em situação de emergência devido à febre amarela

Belo Horizonte, Brasil – O governador do estado brasileiro de Minas Gerais, Fernando Pimentel, incluiu mais 68 municípios no decreto de situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela, divulgou a imprensa brasileira.

De acordo com o portal de notícias G1, 162 dos 853 municípios do estado de Minas Gerais estão agora nas áreas onde há maior incidência da doença.

   Portugal

BE apresenta voto de condenação pelas violações dos direitos humanos na Guiné Equatorial

Lisboa - O BE entregou quinta-feira no parlamento um voto de condenação pelas "limitações à liberdade política e violações dos direitos humanos na Guiné Equatorial", depois da justiça daquele país ter formalizado quarta-feira acusações a 135 opositores ao regime.
De acordo com o texto a que a agência Lusa teve acesso - e que será votado sexta-feira, em plenário, na Assembleia da República - os bloquistas referem que "foi noticiado esta semana que a justiça da Guiné Equatorial formalizou as acusações contra 135 militantes da oposição ao regime de Teodoro Obiang", não tendo sido divulgada a acusação ou conhecida a data conhecida para o julgamento.

   Timor-Leste

Governo timorense altera decretos polémicos sobre línguas maternas mas reforça português

Díli - O Governo timorense aprovou quinta-feira alterações a dois polémicos decretos de 2015 que introduziam o uso de línguas maternas no pré-escolar e arranque do ensino básico, colocando o português como língua principal apenas no 3.º ciclo.

Lurdes Bessa, vice-ministra da Educação, explicou à Lusa que os dois decretos-lei aprovados quinta-feira alteram, respetivamente, o decreto 3/2015 sobre o currículo nacional de base da educação pré-escolar e o 4/2015 sobre o currículo do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico, abrangendo todos os estabelecimentos de educação da rede pública.

   Macau

Criança de quatro anos é primeira vítima mortal da gripe em Macau

Macau, China - Uma criança de quatro anos tornou-se quinta-feira a primeira vítima mortal da gripe em Macau este ano, anunciou o diretor do Centro Hospitalar Conde S. Januário, Kuok Cheong U.

A menina, de quatro anos e três meses, foi observada pela primeira vez, no hospital Kiang Wu, na sexta-feira passada e apresentava apenas sintomas gripais, mas desenvolveu uma pneumonia, que acabou por causar a falência de vários órgãos", disse o vice-diretor do departamento de administração médica do hospital Kiang Wu, Li Peng Bin.

   Macau

MGM China adia inauguração de novo empreendimento em Macau

Macau, China - A MGM China, operadora de jogo em Macau, anunciou quinta-feira o adiamento para fevereiro da abertura do novo empreendimento no Cotai, cuja inauguração estava prevista para segunda-feira.

Em comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a operadora indicou "estar a decorrer o processo de obtenção das licenças necessárias à operação do MGM Cotai", segundo ‘resort’ integrado da empresa em Macau e primeiro na zona de casinos entre as ilhas da Taipa e de Coloane.

   Guiné-Bissau

Parceiros da Guiné-Bissau reabilitam 13 centros de saúde no arquipélago Bijagós

Bissau - Os parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, entre os quais a União Europeia, os Países Baixos e os Estados Unidos de América, entregaram quinta-feira ao governo guineense 13 centros de saúde que reabilitaram no arquipélago dos Bijagós.

A informação foi avançada à Lusa através de uma nota de imprensa do Ministério da Saúde Pública guineense, segundo a qual as obras enquadram-se no projeto que vai reabilitar 64 centros de saúde em toda a Guiné-Bissau.

   Cabo Verde

Bolsa de Valores de Cabo Verde quer adotar formas inovadoras de financiar empresas e Estado

Praia - A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) pretende adotar formas inovadoras de financiar as empresas e o Estado, disse o presidente, apontando a titularização como "forma inteligente" de responder à necessidade de financiamento interno.

"O financiamento clássico praticamente está esgotado e há necessidade de inovações para o mercado, que sirvam os interesses do financiamento da economia, particularmente do Estado, mas também das empresas", afirmou.

   Cabo Verde

Cabo Verde estuda isenção de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Suíça

Praia - O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, disse quinta-feira que o país está a trabalhar para conceder isenção de vistos aos cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e países europeus como a Suíça.
"Estamos a trabalhar para garantirmos a isenção de vistos aos cidadãos norte-americanos, do Canadá e de outros países europeus que não são membros do espaço Schengen", disse Luís Filipe Tavares, apontando a Suíça como exemplo.

   Mundo

África do Sul apreende 200 quilos de heroína oriunda de Moçambique

Maputo - A polícia sul-africana deteve um cidadão moçambicano quando este tentava introduzir um carregamento de 200 quilos de heroína na África do Sul, na noite de quarta-feira, anunciaram quinta-feira as autoridades.
O suspeito, 50 anos, foi detido no posto fronteiriço de Golela entre a Suazilândia e África do Sul.

   Mundo

Bruxelas e Fundação Bill Gates vão investir 100 ME na saúde em África

Bruxelas - A Comissão Europeia e a Fundação Bill e Melinda Gates comprometeram-se quinta-feira a investir cerca de 100 milhões de euros no setor da saúde em África, no âmbito do Plano de Investimento Externo da União Europeia.

A contribuição da Fundação Gates consistirá numa dotação de 50 milhões de dólares (cerca de 40,9 milhões de euros) e numa verba adicional de 12,5 milhões de dólares (10,2 milhões de euros) para assistência técnica, destinados a financiar projetos de investimento no setor da saúde em África, no âmbito do quadro europeu de promoção de investimentos sustentáveis no continente.

   Economia

Uso de cheques atinge mínimos em 2017 em Angola

Luanda - O uso de cheques no sistema bancário angolano está a cair em desuso, tendo atingido em 2017 um mínimo histórico de menos de 320.000 utilizados para pagamento, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA) compilados quinta-feira pela Lusa.

De acordo com o relatório do banco central angolano, trata-se de uma quebra de 28,5% no número de cheques transacionados, face a 2016, caindo para 319.185, praticamente metade dos cheques que em 2014 foram utilizados pelos angolanos para realizar pagamentos (mais de 625.000).

   Economia

FMI revê em alta o crescimento do Brasil para 1,9% este ano e 2,1% em 2019

Washington - O Fundo Monetário Internacional reviu quinta-feira em alta a previsão de crescimento da economia do Brasil, antecipando agora uma expansão económica de 1,9%, face aos 1,5% previstos nas Perspetivas Económicas Globais de outubro.
"No Brasil, após uma grave recessão em 2015 e 2016, a recuperação económica está ganhando força, impulsionada pelo consumo e o investimento privados", escreve o economista-chefe para a América Latina e Caribe no blogue do FMI.

   Desporto

Manchester United renova contrato com José Mourinho até 2020

Manchester – O Manchester United renovou contrato com o treinador português José Mourinho até 2020, com opção de mais um ano, anunciou o segundo classificado da liga inglesa de futebol.

O técnico, que cumpre a segunda temporada pelos ‘red devils’, conquistou na primeira época a Liga Europa, a Taça da Liga inglesa e a Supertaça de Inglaterra, sendo que esta temporada está nos oitavos de final da Liga dos Campeões e no segundo lugar da ‘Premier League’.

   Desporto

Rui Costa lembra Eusébio como “marca eterna” para Portugal

Lisboa - O administrador da SAD do Benfica, Rui Costa, recordou Eusébio como uma "marca eterna" para Portugal, no dia que faria 76 anos, e rejeitou comparações com Cristiano Ronaldo como o melhor português de sempre.

"Eusébio é uma marca eterna para o país, não é só para o Benfica. O Eusébio é um símbolo do país, por tudo o que deu à seleção nacional e ao país em si", começou por dizer sobre a antiga glória das 'águias', que morreu em 05 de janeiro de 2014.