Boletim Moçambique

Quinta, 18 Janeiro 2018 • 22 notícias • 10421 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Matola terá estação ferroviária na nova rede de transportes da capital de Moçambique

Maputo - A cidade da Matola, na província de Maputo, vai passar a contar com uma estação ferroviária de passageiros, no âmbito da execução de um novo sistema de transportes públicos, anunciou quinta-feira  a empresa promotora.

"A estação ferroviária privada de passageiros da Matola será uma das maiores a serem erguidas no âmbito do sistema integrado de transporte Metrobus", refere a concessionária em comunicado.

   Moçambique

Concluída operação de financiamento da central elétrica de Ressano Garcia em Moçambique

Maputo - A petrolífera pública sul-africana Sasol anunciou quinta-feira a conclusão das operações de financiamento que permitiram a construção da central elétrica a gás natural de Ressano Garcia, em Moçambique, inaugurada em 2014.

"A Sasol disponibilizou o empréstimo intercalar ao projeto até à conclusão bem-sucedida do financiamento", o que aconteceu no início deste ano, refere em comunicado.

   Moçambique

Petrolífera com prospeção no norte de Moçambique vai ter novo diretor executivo

Maputo - A empresa petrolífera Wentworth Resources, envolvida em ações de prospeção no norte de Moçambique, vai nomear Eskil Jersing como novo diretor executivo (CEO, na sigla inglesa) no segundo trimestre deste ano, anunciou em comunicado.

"A carreira de Eskil tem mais de 30 anos e abrange a exploração, avaliação, produção e desenvolvimento de projetos em muitas das principais bacias petrolíferas do mundo", refere-se num comunicado a investidores consultado quinta-feira pela Lusa.

   Moçambique

Organização denuncia alegado apoio de jornalistas a candidatura autárquica em Moçambique

Maputo - Uma organização de defesa da liberdade de imprensa denunciou quinta-feira um alegado apoio de jornalistas a um candidato às eleições autárquicas intercalares em Nampula, norte de Moçambique.

"O Instituto de Comunicação Social da África Austral em Moçambique (Misa-Moçambique) entende que os jornalistas não podem apoiar nenhuma candidatura ou partido político", refere-se num comunicado da instituição.

   Moçambique

Presidente moçambicano nomeia Leonardo Pene para embaixador no Vietname

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou quinta-feira Leonardo Pene para o cargo de embaixador de Moçambique no Vietname, anunciou a Presidência da República em comunicado.

Pene vai substituir Gamiliel Munguambe, que ocupava o cargo desde 2012 e que foi exonerado quinta-feira através de um outro despacho presidencial.

   Angola

Reservas angolanas podem descer 50% mantendo-se nível de despesas em moeda estrangeira

Luanda - As reservas de divisas em Angola poderão registar este ano uma quebra de cerca de 50% a manter-se o mesmo nível de despesas em moeda estrangeira, afirmou quinta-feira em Luanda o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

José de Lima Massano respondia a preocupações levantadas por deputados no debate que terminou com a aprovação, na generalidade, da proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018.

   Angola

Parlamento angolano aprova na generalidade OGE 2018 com abstenção da oposição

Luanda - A Assembleia Nacional de Angola aprovou quinta-feira, na generalidade, a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018, com despesas e receitas de 9,658 biliões de kwanzas (48.300 milhões de euros, com abstenção da oposição.

A proposta de Lei do OGE 2018 foi aprovada com 144 votos a favor, do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), nenhum contra e 56 abstenções, da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), do Partido de Renovação Social (PRS) e da Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA).

   Angola

Ministra da Saúde angolana diz que está mais controlado surto de cólera

Luanda - A ministra da Saúde de Angola disse quinta-feira que "está mais controlado" o surto de cólera, na província angolana do Uíge, que até terça-feira contabilizava nove mortes, havendo uma redução significativa de casos.

Sílvia Lutukuta falava à imprensa à margem da discussão e aprovação na generalidade do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2018.

   Angola

Transportadora aérea angolana anuncia “ajustes” ao “excessivo” número de trabalhadores

Luanda – O presidente do Conselho de Administração da Transportadora Aérea Angolana (TAAG), José Kuvingua, anunciou quinta-feira que a sua direção vai “ajustar o excessivo número de trabalhadores” com as “reais necessidades” para o funcionamento da operadora estatal.

“Primeira coisa será o reenquadramento do pessoal de acordo com as reais necessidades, portanto poderá correr transferências internas e também o cancelamento dos enquadramentos ou recrutamentos sem propósitos justificados”, disse José Kuvingua.

   Angola

Governo angolano deve 540 milhões de dólares às companhias aéreas que operam no país

Luanda – A dívida de Angola para as companhias aéreas estrangeiras está avaliada em 540 milhões de dólares, disse quinta-feira o presidente do Conselho de Administração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Alexandre Juniac, considerando a situação preocupante.

Falando aos jornalistas em Luanda, à margem da conferência internacional sobre aviação civil, o responsável considerou ainda crítica a situação dos bloqueios impostos para as transportadoras repatriarem os seus rendimentos, alertando que a situação pode impedir companhias de voar para Angola.

   Brasil

Doze detidos em operação policial e militar em favelas do Rio de Janeiro

São Paulo, Brasil - Pelo menos doze pessoas foram presas quinta-feira numa operação, que mobilizou mais de 3.000 militares e polícias em favelas da zona norte do Rio de Janeiro, para capturar os assassinos de um delegado da polícia.

A operação foi realizada nas favelas de Jacarezinho, Manguinhos, Mandela e Arara, com o objetivo de localizar e capturar os envolvidos no assassínio do delegado da Polícia Civil Fábio Monteiro, cujo corpo foi encontrado no porta-bagagens de um carro na passada sexta-feira nas favelas de Arará e Jacarezinho.

   Brasil

Brasil apreende mais de 400 contentores com madeira ilegal retirada da floresta amazónica

São Paulo, Brasil - A polícia brasileira anunciou quinta-feira que apreendeu nos portos da cidade de Manaus 444 contentores de madeira ilegal extraída da floresta amazónica.

A ação faz parte da operação Arquimedes, realizada para tentar interromper o fluxo do transporte clandestino de madeira extraída ilegalmente da floresta amazónica e destinada a grandes comerciantes madeireiros no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. 

   Portugal

Remessas de imigrantes angolanos em Portugal caem 50% em novembro

Lisboa - As remessas que os angolanos a trabalhar em Portugal enviaram para o seu país caiu quase 50%, descendo de 1,73 milhões de euros em novembro de 2016 para 870 mil euros em novembro do ano passado.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, colocados quinta-feira no Boletim Estatístico, as remessas dos trabalhadores angolanos tiveram uma queda de 49,7%, traduzindo uma descida de 1,73 milhões de euros, enviados em novembro de 2016 para Angola, para 870 mil euros, enviados em novembro do ano passado.

   Timor-Leste

PM timorense diz que vai desmontar moção de censura “sem mérito” da oposição

Díli - O primeiro-ministro timorense afirmou quinta-feira que vai ao Parlamento, no final do mês, para "desmontar" a moção de censura, que considerou "sem mérito", apresentada pela oposição maioritária e cuja previsível aprovação implicará a queda do Governo.

"Vou desmontar aquele papelzinho que chamam de moção de censura e que não tem mérito nenhum. Não há razão nenhuma, substancial, de matéria, para haver moção de censura", disse Mari Alkatiri à Lusa no Palácio Presidencial, em Díli.

   Macau

Plano de salvaguarda do centro histórico de Macau exigido pela UNESCO em consulta pública

Macau, China - Um esboço do Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico de Macau, exigido há muito pela UNESCO, vai ser submetido a auscultação pública a partir do próximo sábado, anunciou quinta-feira o Instituto Cultural.

Após uma primeira consulta pública sobre o enquadramento do Plano - que terminou em dezembro de 2014 e cujo relatório final foi publicado no ano seguinte - esta versa sobre o Plano propriamente dito, exigido à luz da Lei de Salvaguarda do Património Cultural em vigor há quatro anos.

   Guiné-Bissau

Ex-PM guineense Carlos Gomes Júnior pede diálogo para ultrapassar crise política

Bissau - O ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, regressado quinta-feira a Bissau depois de cinco anos a residir entre Portugal e Cabo Verde, apelou hoje ao diálogo para ultrapassar a crise que afeta o país nos últimos anos.
Gomes Júnior, cujo governo foi deposto pelos militares a 12 de abril de 2012, disse, em curtas declarações aos jornalistas no aeroporto de Bissau, que se sentia feliz "pelo calor humano" de milhares de guineenses que o acolheram e seguiram um cortejo que o acompanhou até um hotel onde vai ficar hospedado.

   Cabo Verde

União Europeia apoia reforço da competitividade em Cabo Verde com cinco milhões de euros

Praia - A União Europeia (UE) e o Governo de Cabo Verde formalizaram quinta-feira, na Praia, um apoio de cinco milhões de euros para reforço da competitividade e do ambiente de negócios, no âmbito do programa para a África Ocidental.

A convenção de financiamento foi assinada pela representante da União Europeia em Cabo Verde, Sofia Moreira de Sousa, e pelo ministro das Finanças, Olavo Correia.

   Mundo

Embaixador Russo Dias “marcou mundo da Língua Portuguesa” – CPLP

Lisboa – A secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, manifestou “enorme consternação” pela morte, quinta-feira, do embaixador português António Russo Dias, considerando que o “notável diplomata” marcou o mundo da Língua Portuguesa.

Numa “nota de pesar” enviada à agência Lusa, Maria do Carmo Silveira lembra o papel do antigo representante permanente de Portugal junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre 2009 a 2012, como “um diplomata de reconhecido mérito”.

   Mundo

Populistas podem ser combatidos com políticas com direitos humanos, diz Relatório HRW

Paris – Os líderes políticos com vontade para lutar pelos princípios dos direitos humanos mostraram em 2017 que podem limitar as agendas populistas autoritárias, indica quinta-feira o relatório anual da organização Human Rights Watch (HRW).

No documento, que já vai na 28.ª edição e intitulado “Relatório Mundial 2018: Luta pelos Direitos Tem Sucesso”, de 643 páginas, a HRW realça que quando essa vontade é combinada com a mobilização dos agentes públicos e dos atores multilaterais, as lideranças demonstram que o aumento de políticas contra os direitos é “evitável”.

   Mundo

Vinte e sete mortos em um mês na estrada que liga Moçambique e África do Sul

Maputo - Vinte e sete pessoas morreram em 191 acidentes registados num mês na estrada nacional número 4 (EN4), que liga Moçambique e África do Sul, informou a empresa concessionária da rodovia, Trans África Concessions (TRAC).

Os acidentes ocorrem no período entre 08 de dezembro do ano passado e 08 de janeiro, segundo um comunicado distribuído à imprensa.

   Economia

Crise angolana já deixa por executar quase metade do Orçamento do Estado

Luanda - A crise económica e financeira em Angola tem vindo a colocar a execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) em mínimos, chegando em 2016 a pouco mais de metade do inicialmente previsto pelo Governo.

Os dados, compilados quinta-feira pela agência Lusa, são do próprio Governo angolano e constam do Plano de Estabilização Macroeconómica (PEM), aprovado no final do mês de dezembro e que prevê a aplicação, até final de 2018, de 109 medidas de políticas fiscal, cambial e monetária, bem como garantir maior solidez ao setor financeiro.

   Economia

Cobrança de impostos não petrolíferos em Angola atinge máximo histórico em 2018

Luanda - A cobrança de impostos não petrolíferos em Angola deverá atingir em todo o ano de 2018 um máximo histórico de 1,740 biliões de kwanzas (7.820 milhões de euros), de acordo com a previsão do Governo.

Os números, compilados quinta-feira pela Lusa, resultado da proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018, em discussão na Assembleia Nacional até fevereiro, representam um aumento de quase 2% face ao orçamentado para 2017, que foi de 1,708 biliões de kwanzas (7.700 milhões de euros) em impostos não petrolíferos.