Boletim Moçambique

Terça, 16 Janeiro 2018 • 23 notícias • 10831 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Chuva intensa provoca estragos no norte de Moçambique

Nampula - A chuva intensa de uma depressão tropical derrubou postes de energia e destruiu casas precárias na província de Nampula, norte de Moçambique, desde segunda-feira, anunciaram terça-feira as autoridades.

Um total de 42 postes de energia foram derrubados, deixando a Ilha de Moçambique e o distrito de Mossuril sem energia elétrica, anunciou a Empresa de Eletricidade de Moçambique (EDM).

   Moçambique

Presidente interino do Zimbabué visita hoje Moçambique

Maputo - O Presidente interino do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, realiza hoje uma visita de trabalho a Moçambique que inclui uma reunião com o chefe de Estado, Filipe Nyusi.

A visita acontece a convite do dirigente moçambicano e o encontro entre ambos está marcado para as 10:50 no palácio presidencial, em Maputo, anunciou o gabinete de Nyusi em comunicado.

   Moçambique

Polícias de Moçambique e da Tanzânia assinam memorando de cooperação no combate ao crime

Maputo - As polícias de Moçambique e da Tanzânia assinaram na segunda-feira em Dar-es-Salaam um memorando de entendimento para a assistência mútua no combate à criminalidade transfronteiriça e terrorismo, informou terça-feira o jornal Notícias.

Segundo o principal diário de Moçambique, o memorando foi assinado pelo comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, e pelo inspetor-geral da Polícia da Tanzânia, Simon Sirro.

   Moçambique

Elefante em risco de extinção na Reserva do Niassa, norte de Moçambique

Maputo - O elefante corre risco de extinção na Reserva Nacional do Niassa, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, de acordo com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) de Moçambique.

"Os caçadores furtivos estão a matar elefantes de todas as idades, exterminando famílias e não dando oportunidades para as crias e jovens reproduzirem, o que tem contribuído para o rápido declínio da espécie", declarou o administrador da ANAC, Baldeu Chande, citado terça-feira pelo diário Notícias.

   MOçambique

Gás doméstico mais barato e gasolina mais cara em Moçambique

Maputo - O preço do gás doméstico vai descer, mas o custo da gasolina vai aumentar hoje, em Moçambique, anunciou terça-feira o Governo em comunicado.

A gasolina sobe de 61,12 para 62,06 meticais por litro e o gasóleo mantém-se nos 56,43 meticais por litro.

   MOçambique

Dois mortos durante assalto a centro de saúde no norte de Moçambique

Maputo - Duas pessoas morreram na segunda-feira durante um assalto a um centro de saúde em Nangade, norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado, anunciou terça-feira a polícia.

As vítimas são um médico do posto de saúde e a mulher de um comerciante daquele distrito, referiu Inácio Dina, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em conferência de imprensa.

   Angola

Angola entre países a observar em 2018 por estar em viragem política - relatório

Washington – Angola é um dos países que poderão estar a aproximar-se de importantes pontos de viragem nas suas trajetórias democráticas e que merecerão especial atenção durante este ano, segundo a organização não-governamental (ONG) Freedom House.

No seu relatório anual sobre direitos políticos e liberdades civis no mundo, divulgado terça-feira, a ONG refere que “o recém-eleito Presidente [angolano], João Lourenço, atuou em 2017 no sentido de enfraquecer o controlo [do país] pela família do seu antecessor [José Eduardo dos Santos]”, acrescentando, contudo, que “falta ainda ver se ele fará um verdadeiro esforço para travar a corrupção endémica ou atenuar as restrições que pesam sobre a oposição política, a imprensa e a sociedade civil”.

   Angola

Angola voltou a ter mais dinheiro a circular ultrapassando os 2.220 M€ em novembro

Luanda - Angola voltou a ter mais dinheiro em circulação física em novembro, face a outubro, pelo segundo mês consecutivo, ultrapassando os 444.169 milhões de kwanzas (2.220 milhões de euros) em notas e moedas, indicam dados do banco central.

De acordo com dados do último relatório sobre a Base Monetária Ampla do Banco Nacional de Angola (BNA), compilados terça-feira pela Lusa, em novembro foram colocados em circulação (física) no país mais 1.975 milhões de kwanzas (9,8 milhões de euros), um aumento de 0,5 por cento face ao mês anterior.

   Angola

Kwanza angolano com nova depreciação e perde mais 11% para o euro e 9% para o dólar

Luanda - O kwanza depreciou-se terça-feira em mais 11% face ao euro e quase 9% para o dólar norte-americano, no âmbito do novo regime flutuante cambial, segundo cálculos feitos pela Lusa com base nos dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

No espaço de uma semana, e desde que a moeda europeia a ser a referência para o mercado de câmbios de Angola, a moeda angolana já acumula uma depreciação de quase 25,5% para o euro, que agora vale, na compra, 248,7 kwanzas, e 18% para o dólar, que passa a valer 203,6 kwanzas.

   Brasil

Senadora brasileira diz que para prender Lula da Silva será preciso matar

São Paulo - A senadora brasileira e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, disse terça-feira que para prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira instância por corrupção, será preciso matar pessoas.

"Para prender Lula [da Silva], eles terão que prender um monte de gente, e mais do que isso, eles terão que matar pessoas, eles terão que matar", disse Gleisi Hoffmann em uma extensa entrevista publicada pelo portal de notícias brasileiro "Poder360".

   Brasil

Avanço da febre amarela no Brasil deve-se a falta de ações preventivas - relatório

São Paulo - O surto de febre amarela no Brasil, que entre dezembro de 2016 e agosto de 2017 causou 261 mortes entre 777 casos, tem vindo a agravar-se devido a falhas em ações preventivas, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo o relatório da FGV, "Febre Amarela no Brasil - um estudo de caso", falhas na distribuição de vacinas dentro dos diferentes sistemas de saúde das cidades atingidas pela doença desde 2016 facilitaram a expansão na região sudeste do país, destacando principalmente desigualdade na cobertura de vacinação da população mais exposta a transmissão do vírus.

   Brasil

Odebrecht encaixa 115 M€ com venda de participação em mina de diamantes angolana

Luanda - A Odebrecht vai encaixar quase 115 milhões de euros com a venda da participação de 16,4% na Sociedade Mineira de Catoca, que explora no leste de Angola a quarta maior mina de diamantes a céu aberto do mundo.

O negócio, acordado pelos sócios da mina em agosto de 2017, foi promulgado este mês pelo Presidente angolano, João Lourenço, conforme noticiado anteriormente pela Lusa e os contornos foram revelados entretanto pelos russos da Alrosa, que participam na sociedade.

   Portugal

A transição em Angola "é para levar a sério" - Paulo Portas

Lisboa – O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), Paulo Portas, afirmou terça-feira que a transição em Angola “é para levar a sério” e não "cosmética" como alguns analistas disseram.

Falando num encontro com empresários na sede da CCIP, em Lisboa, sobre as perspetivas económicas e riscos políticos para 2018 em diferentes geografias do mundo, o ex-ministro e ex-líder do CDS-PP disse que no caso de Angola “é uma transição para levar a sério”, tendo também sinalizado como positivas as mudanças na política cambial e na de concorrência daquele país africano.

   Timor-Leste

Timor-Leste passou de país “parcialmente livre” para “livre” - relatório

Washington – Timor-Leste passou de país “parcialmente livre” para “livre”, após “eleições justas que levaram a uma suave transferência de poder e possibilitaram a novos partidos e candidatos a entrada no sistema político”, segundo a organização não-governamental (ONG) Freedom House.

No seu relatório anual sobre direitos políticos e liberdades civis no mundo, divulgado terça-feira, a ONG refere que, ao realizar eleições livres e transparentes, “Timor-Leste, uma das nações mais pobres do Sudeste Asiático, contrariou a tendência de declínio da liberdade na região”.

   Timor-Leste

Português detido em Díli vê alterada medida de coação e sai de prisão preventiva

Díli - Um tribunal timorense determinou terça-feira a libertação de um português e um timorense em prisão preventiva desde dezembro, acusados de envolvimento na fuga do casal de portugueses Tiago e Fong Fong Guerra, reduzindo a medida de coação aplicada.

O português David Justino e o timorense Natalino Varia que estavam detidos na cadeia de Becora, em Díli, desde 12 de dezembro, ficam a aguardar julgamento com Termo de Identidade e Residência (TIR), impossibilitados de sair do país e com comparências regulares, segundo disse à Lusa fonte da defesa. 

   Timor-Leste

Governo adia pagar direitos para desalfandegar contentores com doações

Díli - O Governo timorense decidiu terça-feira adiar o pagamento de direitos aduaneiros em 19 contentores de material comprado pelo Estado ou doado a Timor-Leste, incluindo medicamentos, por o país estar a viver em regime de duodécimos.

A decisão de deferir o pagamento dos "direitos aduaneiros e demais imposições de mercadorias" foi tomada numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros, informou o Governo, em comunicado.

   Guiné-Bissau

Sissoco Embaló exonerado do cargo de primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Bissau – O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou terça-feira Umaro Sissoco Embaló do cargo de primeiro-ministro, anunciou a presidência guineense, citando um decreto presidencial.

O documento anuncia que José Mário Vaz aceitou o pedido de demissão apresentado por Sissoco Embaló, numa carta que este lhe endereçou no passado dia 12.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com “dramático declínio de liberdade” nos últimos 10 anos - ONG

Washington – A Guiné-Bissau é o único dos países lusófonos que integra a lista dos 29 Estados de todo o mundo que registaram um “dramático declínio de liberdade” nos últimos dez anos, segundo a organização não-governamental (ONG) Freedom House.

No seu relatório anual sobre direitos políticos e liberdades civis no mundo, divulgado terça-feira, a ONG não desenvolve mais esta referência à Guiné-Bissau, limitando-se a colocar o país, que classifica como “parcialmente livre”, a par de outros cujo índice de liberdade sofreu igual recuo, como Eritreia, Quénia, Koweit, Síria e Liechtenstein.

   Guiné-Bissau

PJ da Guiné-Bissau apreende droga no voo da TAP proveniente do Brasil

Bissau – A Policia Judiciária (PJ) guineense deteve um jovem que viajava num avião da TAP, do Brasil para Bissau, com escala em Lisboa, com 102 cápsulas de cocaína no estômago, disse terça-feira à Lusa fonte da corporação.

Segundo a fonte, o jovem, apresentado pela PJ como “correio da droga”, chegou a Bissau no voo de sábado, tendo expelido, ainda no avião, 100 cápsulas da droga que tinha no estômago e mais duas já em terra.

   Cabo Verde

Cabo Verde reitera nas Canárias ambição de maior aproximação ao Espaço Económico Europeu

Las Palmas - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, reiterou, durante a sua visita às Canárias, a vontade de Cabo Verde de reforçar a aproximação ao Espaço Económico Europeu através do grupo de regiões ultraperiféricas da União Europeia.

Em entrevista à agência EFE, Ulisses Correia e Silva, que terminou terça-feira uma visita oficial ao arquipélago espanhol, disse que espera contar com o apoio das Canárias e de Espanha para concretizar esta ambição.

   Cabo Verde

Portugal disponível para apoiar criação de segundo centro de hemodiálise em Cabo Verde

Praia - O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, manifestou terça-feira a disponibilidade de Portugal para apoiar Cabo Verde na instalação do segundo centro de hemodialise do país, na ilha de São Vicente.

"Portugal manifesta abertura - quer seja ao nível da ajuda ao financiamento, mas também ao nível técnico, estrutural e de recursos humanos - para ajudar o governo nesse objetivo", disse Adalberto Campos Fernandes.

   Mundo

“Não ingerência nos assuntos internos” só permite à CPLP acompanhar crises – Sec Executiva

Lisboa – A “não ingerência nos assuntos internos” dos Estados membros da CPLP limita a ação da organização lusófona, que só pode “acompanhar as situações” de crise nos países que a integram, afirmou terça-feira a secretária-executiva da comunidade.

Em declarações à agência Lusa após proferir uma conferência, à porta fechada, no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa, Maria do Carmo Silveira respondeu com este argumento às questões relacionadas com crises políticas na Guiné-Bissau, na Guiné Equatorial e em São Tomé e Príncipe.

   Desporto

Guarda-redes brasileira Dani Neuhaus é a primeira futebolista do Benfica

Lisboa – A brasileira Dani Neuhaus é a primeira jogadora a reforçar o plantel do Benfica, que em 2018/19 terá uma equipa de futebol feminino, anunciou terça-feira o clube, na sua página oficial.

“Já a preparar o plantel que se irá apresentar na próxima época, o Benfica garantiu o primeiro reforço: chama-se Dani Neuhaus, nasceu em Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil, há 24 anos, e é guarda-redes”, assinala o Benfica.