Boletim Moçambique

Terça, 02 Janeiro 2018 • 22 notícias • 9604 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Suécia disponibiliza 16 ME para organizações da sociedade civil moçambicana

Maputo - O Governo da Suécia vai desembolsar 16 milhões de euros para apoiar 70 organizações da sociedade civil moçambicana, informa um comunicado da embaixada distribuído terça-feira à imprensa.

O apoio vai ser destinado a organizações moçambicanas que trabalham nas áreas da agricultura, recursos naturais, mudanças climáticas e meio ambiente, segundo o documento.

   Moçambique

Sentença do caso do homicídio de procurador moçambicano marcada para 12 de janeiro

Maputo - O Tribunal Judicial da Província de Maputo vai proferir, no dia 12 de janeiro, a sentença relativa ao homicídio do procurador Marcelino Vilanculo, morto em abril de 2016, informaram fontes oficiais citadas terça-feira pelo Notícias.

O julgamento de um processo autónomo relativo ao homicídio do procurador Marcelino Vilanculo começou no dia 10 de outubro de 2017.

   Moçambique

Ministério da Educação de Moçambique espera sete milhões de alunos para ano letivo de 2018

Maputo - O Ministério da Educação de Moçambique espera sete milhões de alunos nos ensinos primário e secundário no ano letivo de 2018, informou a instituição no calendário de atividades.

As aulas arrancam oficialmente a 02 de fevereiro em todo país, segundo o documento publicado no 'site' do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

   Moçambique

Vinte quatro pessoas morreram na quadra festiva em estradas moçambicanas

Maputo - Vinte quatro pessoas morreram devido a 28 acidentes de viação na quadra festiva em estradas moçambicanas, anunciou terça-feira o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Inácio Dina.

"Fazendo uma analise preliminar, houve o registo de 28 acidentes que provocaram 24 óbitos contra 34 do ano passado neste mesmo período", afirmou Inácio Dina, dando conta da existência de 18 pessoas feridas.

   Moçambique

Sentença de acusado de matar filha de ex-PR moçambicano Guebuza marcada para dia 23

Maputo – O Tribunal Judicial de Maputo marcou para 23 de janeiro a sentença no julgamento de Zófimo Muiane, acusado de matar a mulher, Valentina Guebuza, filha do ex-presidente moçambicano Armando Guebuza.

O julgamento de Zófimo Muiane começou a 18 de dezembro, com a leitura da acusação do Ministério Público, que acusa Zófimo Muiane, 44 anos, de ter deliberadamente matado Valentina Guebuza, na altura com 36 anos.

   Angola

Primeiros cem dias do presidente angolano ao ritmo de três nomeações diárias

Luanda - O novo chefe de Estado angolano, João Lourenço, completa quinta-feira os 100 dias de liderança, marcados por um discurso de acérrimo combate à corrupção e más práticas, e uma rutura com a máquina de Governo que recebeu de José Eduardo dos Santos.

Desde que tomou posse, a 26 de setembro, João Lourenço nomeou por dia, em média, mais de três de administradores, para cerca de 30 empresas públicas, órgãos da administração do Estado, Justiça, comunicação social estatal, Banco Nacional de Angola e outros organismos estatais.

   Angola

Angolanos valorizam combate à corrupção, mas priorizam melhorias na saúde e educação

Luanda – Angolanos contactados pela Lusa consideram importante a luta contra a corrupção, a palavra de ordem do novo Presidente de Angola, mas colocam à frente o desejo de ver melhoradas as condições de saúde e educação.

João Lourenço completa a 04 de janeiro cem dias de governação, substituindo no cargo José Eduardo Santos, que governou o país de 1979 até 2017, ano em que foram realizadas as últimas eleições gerais de Angola.

   Angola

Primeiros 100 dias de João Lourenço causam otimismo pelas exonerações, mas dúvidas sobre o resto

Lisboa - Os primeiros cem dias de João Lourenço como Presidente de Angola trouxeram surpresa e otimismo pela velocidade das exonerações de figuras do clã do ex-presidente José Eduardo dos Santos, mas igualmente dúvidas quanto ao verdadeiro alcance destas medidas.

"Vou manter o benefício da dúvida que lhe concedi, por ter plena noção de que Roma não se fez num dia e por considerar serem dignos de respeito os atos mais corajosos que já protagonizou", disse à agência Lusa o ativista angolano Luaty Beirão, numa apreciação dos 100 primeiros dias de João Lourenço na Presidência de Angola.

   Angola

Delegação de saúde avalia surto de cólera na província angolana do Uíge

Luanda - Uma delegação técnica de saúde deslocou-se terça-feira à província angolana do Uíge, afetada por um surto de cólera que causou seis mortes nos últimos dias, informou o secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar.

Valentim Matias disse antes da partida que a delegação é composta por epidemiologistas, médicos internistas, pediatras, anestesistas, clínicos gerais, técnicos ligados ao ambiente, energia e águas, entre outras áreas.

   Angola

Angola emitiu 11,5 mil M€ em dívida pública em 2017

Luanda - Angola colocou 2,3 biliões de kwanzas (11,5 mil milhões de euros) em dívida pública em mais de 40 emissões semanais realizadas em 2017, pagando juros de quase 24%, nos títulos a um ano.

Segundo dados do relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), compilados terça-feira pela Lusa, o banco central colocou no mercado primário, só em dezembro último, 216,2 mil milhões de kwanzas (1.080 milhões de euros) em títulos do tesouro.

   Angola

Bancos angolanos com menos 12% de divisas em dezembro

Luanda - A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) aos bancos comerciais desceu 12% entre novembro e dezembro, para 617,3 milhões de euros, com apenas 44,3 milhões de euros para operações privadas, como repatriamento de salários de expatriados.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, referente ao mês de dezembro, e contrasta com as vendas de novembro, que foram de 785 milhões de dólares (650 milhões de euros).

   Angola

Governo angolano está a preparar legislação para repatriamento de capitais

Luanda - O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola disse terça-feira que já está em preparação a legislação para o repatriamento de capitais de angolanos no estrangeiro, por orientação do Presidente João Lourenço.

Em causa está um anúncio que o chefe de Estado fez, em dezembro do ano passado, sobre um período de graça que o Governo vai conceder a todos os angolanos com vista a repatriarem capitais do estrangeiro para Angola, findo o qual poderá partir para a forma coerciva.

   Angola

Polícia regista 10 mortos na passagem de ano em Angola

Luanda - Dez mortos, por causas diversas, é o balanço provisório da passagem de ano em Angola, segundo a Polícia angolana, que registou ainda 107 crimes, a detenção de 173 cidadãos e a apreensão de seis armas de fogo.

A polícia considerou "estável" a passagem do ano em Angola, tendo em conta os dados da situação de segurança pública entre os dias 31 de dezembro de 2017 e as 12:00 do dia 01 de janeiro do novo ano.

   Brasil

Brasil regista em 2017 maior excedente comercial da sua história

São Paulo - A balança comercial do Brasil registou um excedente de 67 mil milhões de dólares (55,5 mil milhões de euros) em 2017, resultado 40,5% superior ao de 2016 e o maior desde que há registos, foi anunciado oficialmente na terça-feira.

Segundo um comunicado do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), trata-se do melhor resultado anual alcançado desde o início da série histórica com estatísticas sobre a balança comercial do país, iniciada em 1989.

   Guiné-Bissau

Antigo MNE anuncia candidatura às presidenciais da Guiné-Bissau em 2019

Bissau - O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, João José "Huco" Monteiro anunciou que será candidato à Presidência do país nas eleições de 2019 para "pagar o seu quinhão".

Atualmente comissário dos Recursos Humanos da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), "Huco" Monteiro anunciou a sua candidatura à Presidência guineense nas redes sociais e terça-feira, em declarações à Lusa, confirmou a intenção.

   Guiné-Bissau

Governo suspende presidente Câmara Municipal de Bissau por suspeita de corrupção

Bissau - O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Sola Nquilin, suspendeu terça-feira de funções, o presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Baltazar Cardoso, por alegadas suspeitas de corrupção, indicou um despacho do governante.

No documento, a que a Lusa teve acesso, Nquilin sustenta a decisão com alegada existência de corrupção, gestão danosa, peculato e nepotismo na CMB.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau exporta batata-doce para o Senegal – Governo

Bissau - A Guiné-Bissau exportou para o Senegal, em duas semanas, cerca de 200 toneladas da batata-doce produzida na zona leste do país, disse terça-feira o ministro do Comércio guineense, Victor Mandinga.

A iniciativa de exportação de um dos principais produtos produzidos pelos camponeses da região de Bafatá, leste da Guiné-Bissau, é do Presidente do país, José Mário Vaz em concertação com o seu homologo senegalês, frisou Mandinga.

   Cabo Verde

Duas mortes e assalto à mão armada marcam início do ano em Cabo Verde

Praia - O final do ano passado e o início deste ficaram marcados, em Cabo Verde, por duas mortes, nas cidades da Praia e Mindelo, e por um assalto à mão armada a uma dependência bancária na ilha da Boavista.

Na madrugada de 01 de janeiro, um jovem de 20 anos, residente da localidade de Ribeira Bote, em São Vicente, foi esfaqueado por um outro jovem durante os festejos da passagem de ano na cidade do Mindelo, acabando por morrer.

   Mundo

Guiné Equatorial entre os seis países que entram no Conselho de Segurança da ONU

Nações Unidas – A Guiné Equatorial é um dos seis países que se tornaram formalmente membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU com o objetivo de “fazer a diferença”, segundo o presidente em exercício daquele órgão.

A Costa do Marfim, o Koweit, a Holanda, o Peru e a Polónia completam o novo grupo de seis Estados membros sem direito de veto.

   Desporto

Suspeições sobre viciação de resultados são um “ataque ao coração do Benfica”, diz Rui Vitória

Lisboa - O treinador do Benfica, Rui Vitória, afirmou que os constantes ataques aos 'encarnados' têm como objetivo dividir os adeptos e atingir o clube no coração e já não o presidente, o treinador ou os futebolistas.

Rui Vitória, que falava em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Sporting, relativo à 16.ª jornada da Liga, considerou que o clima de suspeição em torno do Benfica - o mais recente a alegada viciação de resultados no jogo da época passada com o Rio Ave - é leviano e deixa marcas que não se apagam, nos jogadores e não só.

   Desporto

Treinador do Sporting fala em dérbi de desempate na Luz que espera ganhar

Lisboa - Jorge Jesus disse que o Sporting está preparado para vencer o Benfica no dérbi da 16.ª jornada da I Liga de futebol, frisando que quer desempatar as duas visitas à Luz como técnico ‘leonino'.

O treinador do Sporting cumpre a terceira época no comando do Sporting e nas últimas duas temporadas alcançou uma vitória (3-0) e uma derrota (2-1) na casa dos ‘encarnados'. Para Jorge Jesus só interessa o desafio de quarta-feira, que aponta para os três pontos.

   Desporto

Sérgio Conceição desvaloriza diferença de pontos e acredita em dificuldades frente ao Feirense

Porto – O treinador Sérgio Conceição desvalorizou a diferença de pontos entre o FC Porto e o Feirense, adversário da 16.ª jornada da I Liga de futebol, garantindo que os ‘dragões' esperam um jogo difícil.

O técnico portista salientou a organização defensiva do Feirense, mas destacou também outras condicionantes que podem dificultar a tarefa do FC Porto no jogo desta quarta-feira.