Boletim Moçambique

Quinta, 21 Dezembro 2017 • 14 notícias • 6687 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Banco Mundial vai desembolsar mais de 88 ME para a saúde em Moçambique

Maputo - O Banco Mundial vai desembolsar 105 milhões de dólares (88,4 milhões de euros) para o setor da saúde em Moçambique, destinados, essencialmente, às áreas de nutrição, saúde reprodutiva e materno-infantil, anunciou na quinta-feira em Maputo aquele organismo.

Em comunicado, o Banco Mundial dá conta de que o financiamento foi aprovado na quarta-feira pelo conselho de administração do grupo.  

"Este financiamento, baseado em resultados, destina-se a áreas geográficas mal servidas e visa melhorar a utilização e a qualidade dos serviços de saúde incluindo, em particular, os que se referem à nutrição e à saúde reprodutiva, materna e infantil", refere a nota.

   Moçambique

Presidente moçambicano diz que combate à corrupção é "urgente e crucial"

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu na quinta-feira que a luta contra a corrupção “é urgente e crucial” em Moçambique, assinalando "progressos no âmbito legislativo".

"O nosso país decretou uma guerra sem trégua contra a corrupção. O combate à corrupção é urgente e crucial", disse o chefe de Estado moçambicano. Para Nyusi, com aprovação de um regime específico no recente Código Penal, de 2015, sobre o combate a corrupção, tornou-se evidente compromisso de Moçambique para "mitigar esse fenómeno".

   MOçambique

Nampula, norte de Moçambique, espera receber 22 mil turistas na quadra festiva

Maputo - As autoridades de Nampula, norte de Moçambique, esperam receber 22 mil turistas durante o Natal e na Passagem de Ano, segundo o diretor provincial do Turismo, Agostinho Zacarias.

Os distritos de Mossuril, Nacala-Porto, Memba e Ilha de Moçambique são os que terão maior número de turistas, entre estrangeiros e moçambicanos, de acordo com Agostinho Zacarias, citado hoje pelo diário Notícias.

   MOçambique

PR moçambicano nomeia Maria Manuela dos Santos Lucas vice-MNE

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou Maria Manuela dos Santos Lucas para o cargo de vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que se encontrava vago desde novembro, anunciou na quinta-feira o gabinete da Presidência da República.

Maria Manuela dos Santos Lucas era embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Moçambique na Itália, Grécia, Malta e Turquia, com residência em Roma.

   MOçambique

Parlamento moçambicano encerrou o ano com apelos à paz

Maputo - A Assembleia da República de Moçambique (AR) encerrou na quinta-feira as sessões plenárias deste ano, com as três bancadas parlamentares a convergirem nos apelos à paz e no compromisso com a descentralização do país.

Nos discursos de encerramento, a Frelimo, partido no poder, Renamo, principal partido da oposição, e MDM, terceira maior força do país, coincidiram no imperativo de uma paz definitiva visando o desenvolvimento social e económico do país.

   Angola

Sociedade clama cada vez mais por maior intervenção da justiça - PR 

Luanda - O Presidente de Angola disse hoje em Luanda que os angolanos clamam cada vez mais por uma maior intervenção dos diferentes órgãos de justiça no combate a todo o tipo de crime, incluindo os de "colarinho branco".

João Lourenço falava no ato de tomada de posse do novo Procurador-Geral da República de Angola, general Hélder Fernando Pitta Grós, que substitui no cargo o general João Maria de Sousa, que atingiu o limite do mandato no princípio deste mês.

   Angola

Chuvas em Angola causaram 38 mortos e 17 feridos nos últimos quatro meses

Luanda - As chuvas causaram em Angola, de agosto a dezembro deste ano, 38 mortos, 17 feridos e mais de 4.500 desalojados, além da destruição de cerca de 500 residências, divulgou na quinta-feira o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros.

Os dados foram avançados pelo porta-voz do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Faustino Sebastião, à margem da reunião de preparação do mecanismo de resposta setorial para a época chuvosa 2017/2018, presidida pelo secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, Hermenegildo Félix. 

   Brasil

Petrobras anuncia investimento 62,8 de mil milhões de euros entre 2018 e 2022

São Paulo, Brasil - A petrolífera estatal brasileira informou na quinta-feira que investirá 74,5 mil milhões de dólares (62,8 mil milhões de euros) entre os anos de 2018 e 2022.

A nova versão do plano de negócios da empresa indicou uma ligeira subida de 0,5% na previsão de investimento em relação às projeções do ano passado relativas ao período 2017-2021. No comunicado em que apresentou os principais pontos do seu novo plano de negócios, a Petrobras afirmou que continua a dar prioridade aos projetos de exploração e produção de petróleo no Brasil.

   Portugal

Escritor Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Évora - O escritor Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, atribuído anualmente pela Universidade de Évora (UÉ), revelou à agência Lusa na quinta-feira fonte da academia alentejana.

Instituído em 1996, o galardão distingue, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

   Portugal

Salário mínimo e novas regras dos recibos verdes aprovadas em Conselho de Ministros

Lisboa - O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o aumento do salário mínimo para 580 euros a partir de janeiro e o novo regime contributivo dos trabalhadores independentes, que entrará em vigor em janeiro de 2019, anunciou hoje o ministro do Trabalho, Vieira da Silva.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Vieira da Silva explicou que as novas regras dos recibos verdes deverão entrar em vigor em janeiro de 2019, mês em que decorrerá a primeira declaração trimestral, tendo por base o rendimento do quarto trimestre de 2018. 

   Guiné-Bissau

Persistem divergências sobre via para acabar com crise política na Guiné-Bissau

Bissau - Os líderes políticos guineenses não se entenderam quanto à proposta de saída da crise política que assola o país, com uns a criticarem as soluções avançadas pelo chefe do Estado e outros a defenderem-nas.

Na quinta-feira, à saída de uma audiência conjunta com os cinco partidos representados no Parlamento, o grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na presença de elementos da sociedade civil e comunidade internacional, foram visíveis as divergências.

   Cabo Verde

Aprovados 2,3 milhões de euros para conclusão de Escola Portuguesa de Cabo Verde

Praia - O Governo português aprovou uma verba de 2,3 milhões de euros para a construção, em três anos, das infraestruturas necessárias para alargar até ao 12.º ano o ensino na Escola Portuguesa de Cabo Verde, disse à Lusa a diretora.

Localizada na cidade da Praia, a Escola Portuguesa de Cabo Verde abriu no ano letivo 2016/2017 com duas turmas do pré-escolar e uma turma do 1.º e 2.º anos do primeiro ciclo, num total de 22 alunos.

   Mundo

Jerusalém: 128 países da Assembleia-geral da ONU condenam decisão norte-americana

Nações Unidas – O reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel foi declarado “nulo e sem efeito” por 128 países-membros da Assembleia-geral da ONU numa votação que decorreu na quinta-feira na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Os 128 países votaram a favor de uma resolução, sem caráter vinculativo, que foi proposta pelo Iémen e pela Turquia, em nome de um grupo de países árabes e da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), e que é contra o reconhecimento dos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel.

   Mundo

Quatro mortos, 88 desaparecidos e 166 pessoas resgatadas em naufrágio nas Filipinas

Manila – O naufrágio de um ‘ferry’ nas Filipinas fez pelo menos quatro mortos, mas 88 pessoas estão desaparecidas, enquanto 166 passageiros foram resgatados pela Guarda Costeira e pescadores, disseram as autoridades de Manila.

Armand Balillo, porta-voz da Guarda Costeira, disse que foi lançada de imediato uma operação de resgate na zona do naufrágio do ‘ferry’ Mercraft 3, que transportava 251 passageiros e sete tripulantes.