Boletim Moçambique

Segunda, 27 Novembro 2017 • 17 notícias • 9296 caracteres

Subscreva aqui a newsletter Boletim Moçambique

   Moçambique

Estado vai dispersar 7,5% do capital da Hidroelétrica de Cahora Bassa em bolsa - PR

Maputo - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou na segunda-feira que o Estado vai dispersar 7,5% do capital da Hidroelétrica de Cahora Bassa em bolsa.

O chefe de Estado anunciou a "decisão de abrir a estrutura acionista da HCB para os moçambicanos", em Tete, durante as celebrações do 10.º aniversário da reversão da hidroelétrica de Portugal para Moçambique.

Através da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), explicou o chefe de Estado moçambicano, serão colocadas à disposição de cidadãos e empresas 7,5% do total das ações das HCB.

   Moçambique

Universidade das Nações Unidas alerta para risco das desigualdades em Moçambique

Maputo - O diretor da Universidade das Nações Unidas (UNU-Wider), Finn Tarp, disse na segunda-feira em Maputo que Moçambique deve superar o risco das desigualdades sociais, assinalando que o fosso entre ricos e pobres está a agravar-se.

"A desigualdade aumentou e pode tornar-se um risco, porque, quando há desigualdade crescente, isto significa que os pobres beneficiam menos [do crescimento económico]", afirmou Finn Tarp, em declarações aos jornalistas.

Falando à margem da "Conferência sobre Pobreza e Desigualdade em Moçambique: O que está em causa?", Finn Tarp afirmou que o crescimento económico deve promover a inclusão, porque as assimetrias são um fator de instabilidade.

   Moçambique

Moçambique aprova lei do registo predial eletrónico

Maputo - A Assembleia da República de Moçambique aprovou uma lei para o registo predial passar a ser feito em formato eletrónico, substituindo os livros de inscrição, anunciou fonte parlamentar.

O Sistema Integrado de Registo Predial substitui o Código de Registo predial e foi aprovado pelas três bancadas parlamentares (Frelimo, Renamo e MDM) na última semana e vai obrigar à criação e instalação de ferramentas eletrónicas nas conservatórias e cartórios notariais.

A nova lei vai permitir um regime simplificado de pedido de registo para um leque mais alargado de situações, anunciou o diário estatal Notícias no sábado.

   Angola

PM italiano ‘apadrinha’ em Luanda negócio entre ENI e Sonangol

Luanda - A petrolífera italiana ENI ficou com os direitos da Sonangol num campo petrolífero no enclave de Cabinda, passando ainda a ser operadora, conforme acordo assinado na segunda-feira em Luanda, na presença do primeiro-ministro italiano e do Presidente de Angola.

Segundo informação disponibilizada à Lusa pela petrolífera italiana, o acordo foi assinado pelos administradores da ENI, Claudio Descalzi, e da Sonangol, Carlos Saturnino, no âmbito da visita de 24 horas a Angola, do primeiro-ministro Paolo Gentiloni, que foi o primeiro chefe de Governo ocidental a ser recebido pelo novo Presidente angolano, João Lourenço.

Em causa, neste acordo, está a operação no denominado bloco Cabinda Norte, no ?onshore' daquele enclave, no qual a ENI detinha até agora uma participação de 15%, operado antes pela Sonangol, com 30% e integrando ainda a Teikoku (17%), Soco (17%) e China Sonangol (11%).

   Angola

Angola lança concurso para quarto operador de telecomunicações

Luanda - O Governo angolano vai lançar um concurso público internacional para um quarto operador de telecomunicações, incluindo a rede fixa, móvel e de televisão por subscrição, integrando o Estado a estrutura acionista com 45% do capital.

O anúncio foi feito na segunda-feira, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, garantindo que até final deste ano o regulador do setor terá disponíveis os cadernos de encargos para os investidores interessados.

   Angola

Banco central angolano corta venda de divisas para metade numa semana

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial diminuiu para metade na última semana face à anterior, para 134,3 milhões de euros, mas garantindo, nomeadamente, salários de trabalhadores expatriados.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, entre 20 e 24 de novembro, e surge após os 261,1 milhões de euros e 203,7 milhões de euros disponibilizados à banca nas duas semanas anteriores.

   Brasil

Brasil abre a porta à construção de centrais nucleares russas

Moscovo - A empresa estatal atómica russa Rosatom e a elétrica brasileira Eletrobras assinaram segunda-feira um memorando de entendimento que abre a porta à construção de centrais nucleares russas no Brasil.
"O objetivo do memorando é desenvolver a cooperação no âmbito do uso pacífico da energia nuclear, incluindo a eventual participação em projetos de construção de novas centrais atómicas no Brasil", bem como da sua manutenção ao longo de todo o seu ciclo de vida, informou a Rosatom num comunicado conjunto com a Eletrobras.

   Brasil

Presidente do Brasil teve alta depois de operação ao coração

São Paulo, Brasil - O Presidente do Brasil, Michel Temer, teve segunda-feira alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi submetido a uma angioplastia, no último sábado, para desobstruir as artérias coronárias.
Temer, 77 anos, foi internado na sexta-feira para fazer um cateterismo, tendo sido detetada uma obstrução de 90% numa das artérias.

   Brasil

Apresentador diz que não será candidato nas presidenciais do Brasil

São Paulo, Brasil - O popular apresentador da televisão brasileira Luciano Huck afirmou na segunda-feira que não será candidato nas eleições presidenciais de 2018 depois de o seu nome ter sido incluído em sondagens em que contou com apoio significativo da população.

"Não vou pleitear espaço nesta eleição para a Presidência da República, quero registar que vou continuar, modesta e firmemente, tentando contribuir de maneira ativa para melhorar o país", escreveu Luciano Huck num artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo.

   Macau

Nova proteção civil em Macau vai ter capacidade para deter pessoas 

Macau, China - O secretário para a Segurança de Macau disse na segunda-feira que a direção de Proteção Civil, anunciada após o tufão Hato, será “um organismo de alto nível”, englobando entidades civis e forças de segurança, e que vai poder "deter pessoas".

A nova Direção de Proteção Civil e de Coordenação de Contingência (DPCCC), que vai responder diretamente ao secretário para a Segurança e ao chefe do Executivo, foi anunciada em 06 de setembro, duas semanas após a passagem do tufão Hato, que em 23 de agosto causou dez mortos e mais de 240 feridos em Macau.

   Guiné-Bissau

Guiné-Bissau prepara reforma tecnológica do setor público

Bissau - Dezenas de funcionários públicos guineenses participaram na segunda-feira num seminário sobre a transformação digital do setor público no âmbito do projeto de apoio à melhoria da qualidade e proximidade dos serviços públicos.

"O mundo está nesta senda e a Guiné-Bissau não deve ficar fora deste contexto, por isso este seminário é muito importante para nós que estamos a trabalhar na reforma do setor", afirmou o ministro da Função Pública, Tumane Baldé, na abertura do seminário.

Segundo o ministro, a administração pública guineense é extremamente desorganizada e há capital humano que precisa de ser apoiado para a inovação tecnológica.

   Cabo Verde

Oposição cabo-verdiana diz que Orçamento “é de frustração e desesperança”

Praia - A líder da Oposição cabo-verdiana, Janira Hopffer Almada, disse na segunda-feira que a proposta de Orçamento para 2018 é de "frustração e desesperança", considerando-a "insensível" à difícil situação da população afetada pelo mau ano agrícola.

"É um orçamento de frustração preparado com muita cosmética e acompanhado de uma grande operação de marketing. Na sua preparação, encenou-se uma grande operação de auscultação de todas as forças vivas, mas as suas propostas não foram absorvidas. Prometeu-se que ia à concertação social, mas os parceiros ficaram apenas nas linhas gerais", disse Janira Hopffer Almada.

   Cabo Verde

Programa de emergência agrícola em Cabo Verde com financiamento garantido da UE, BAD e FAO 

O programa de emergência devido ao mau ano agrícola em Cabo Verde tem já garantidos financiamentos da União Europeia, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), anunciou na segunda-feira o primeiro-ministro.

A informação foi avançada por Ulisses Correia e Silva no parlamento, onde está a ser discutida a proposta de Orçamento de Estado de 2018, que contempla uma dotação orçamental de cerca de 100 mil milhões de escudos (cerca de um milhão de euros) para responder aos efeitos da seca.

   Mundo

Papa Francisco reúne-se com general responsável pela campanha contra rohingyas

Rangum, Birmânia - O papa Francisco reuniu-se na segunda-feira em Rangum com o chefe das Forças Armadas birmanesas, o general Min Aung Hlaing, com quem abordou "a responsabilidade das autoridades nesta época de transição no país", indicou um porta-voz do Vaticano.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, a reunião durou 15 minutos e realizou-se na sede do arcebispado de Rangum, onde Francisco ficará alojado. O papa chegou hoje à Birmânia (atual Myanmar) para a sua primeira viagem ao país, que fica marcada pela questão dos direitos humanos do povo rohingya.

   Mundo

Príncipe Harry de Inglaterra casa-se na primavera com Meghan Markle

Londres - O príncipe Harry, de Inglaterra, vai casar-se com Meghan Markle na primavera de 2018, anunciou segunda-feira a Clarence House, residência oficial do príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica.

Harry, de 33 anos, e Markle, de 36, conheceram-se em maio de 2016 no Canadá, quando o filho mais novo do príncipe de Gales e de Diana promovia em Toronto os Jogos Invictus, em que participam veteranos de guerra.

Harry e Meghan ficaram noivos no início do mês, acrescenta o comunicado da Clarence House, segundo o qual Markle já conheceu a rainha Isabel II e Harry já recebeu a bênção dos pais da noiva.

   Mundo

Sismo de magnitude 6 atinge nordeste da Papua Nova Guiné

Sydney – Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter atingiu segunda-feira as águas a nordeste da Papua Nova Guiné, sem que as autoridades tenham informado de danos ou emitido alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista a atividade sísmica em todo o mundo, informou que o hipocentro do sismo se situou a 57 quilómetros de profundidade e a 109 quilómetros de Kokopo, na ilha de Nova Bretanha.

   Mundo

Alerta máximo devido a erupção de vulcão em Bali, aeroportos encerrados

Jacarta – As autoridades indonésias elevaram na segunda-feira para o nível máximo o alerta relacionado com a erupção vulcânica na ilha turística de Bali e ordenaram a retirada de toda a população num raio de 10 quilómetros.

A Agência nacional para a gestão de desastres (BNPB) disse que o aeroporto de Bali foi encerrado por pelo menos 24 horas, com as autoridades a admitirem a sua reabertura para hoje após avaliação da situação.

O monte Agung está a expelir uma coluna de cinzas em direção à atmosfera que ultrapassa os quatro quilómetros de altura, e que obrigou ao encerramento já no domingo do pequeno aeroporto internacional da ilha vizinha de Lombok, quando as cinzas se começaram a deslocar para leste.